Nova ferramenta reduz em horas o tempo de cálculo de aposentadoria para servidores públicos federais
Servidor da JFAL revela como foi a criação da Calculadora de Aposentadoria
Servidor da JFAL revela como foi a criação da Calculadora de Aposentadoria
A data também marcou a participação dos colegas agentes de polícia judiciária, em Brasília, em homenagem aos agentes públicos que atuaram intensamente socorrendo pessoas durante a enchente do Rio Grande do Sul.
TRF2 informou à imprensa, segundo O Dia e o colunista Lauro Jardim, que Carlos Eduardo havia sido afastado de suas funções, e não que o próprio investigado solicitou férias
A coordenação do Sintrajusc reuniu-se hoje (10), de modo virtual, com o secretário-geral do CSJT, juiz auxiliar Bráulio Gabriel Gusmão, para requerer a retomada dos valores de assistência à saúde no TRT-SC e a destinação de mais recursos orçamentários neste e nos próximos exercícios. O Sindicato vem se movimentando desde junho em defesa desta pauta. O repasse teve redução linear de 17,4%. Segundo Gusmão, atualmente há até cinco situações diferentes nos Regionais, modelo que, disse ele, não está dando certo, levando a um estudo do tema em andamento no Conselho.
O Sisejufe apresentou pedido de providências ao Conselho da Justiça Federal (CJF), buscando impedir que os tribunais reduzam o valor do auxílio-alimentação dos servidores que laboram em jornada especial por serem pessoa com deficiência ou possuírem dependentes nessa condição.
Neli Rosa, secretária de Aposentados e Pensionistas do Sisejufe, está em Belo Horizonte, onde participa do Encontro Mensal do Mosap, realizado, dessa vez na sede do Serjusmig. O tema do encontro é a defesa da PEC 06/2024 e o fim da taxação previdenciária de aposentados e pensionistas.
“Nós trabalhamos uma vida inteira, nos dedicamos e sonhamos, claro, com uma aposentadoria justa e boa, mas aí nos vemos sendo descontados dessa maneira. É uma luta árdua, incessante, mas não desistiremos. Lutar sempre. Desistir, nunca!”, disse Neli durante a reunião.
Da mesma forma que aconteceu na reunião do Mosap, no Rio de Janeiro, na sede do Sisejufe, dia 30/08, a reunião desta sexta-feira, 06/09, em BH, também discutiu os caminhos e estratégias para garantir que a PEC 6 seja apensada à PEC 555, que trata da extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas. Foi ressaltado no encontro que isso precisa acontecer até o fim deste ano.
A PEC 06/2024 foi apresentada pelo deputado Cleber Verde (MDB/MA), em 05/03/2024. Ela foi protocolada após intenso trabalho de diversas entidades sindicais, que atuam pelo fim da contribuição de aposentados e pensionistas.
Caso a PEC 555/2006, que tramita há 18 anos, não seja apreciada até o final desta legislatura (2022-2026), ela será arquivada definitivamente. Este é, portanto, o último momento para garantir a continuidade da discussão. Por isso, se faz urgente e necessário que consigamos o apensamento da PEC 06/24 à PEC 555/2006.
Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!
No dia 21 de setembro de 2024, das 09:30 às 17:00, o Sisejufe vai receber, no auditório, o Seminário de Saúde Mental e Reprodutiva para Homens Trans, Não Binários e Intersex.
Este seminário é uma oportunidade para se conectar, aprender e se empoderar. O evento vai focar em temas cruciais para a saúde mental e reprodutiva, promovendo um espaço seguro e acolhedor para todos os participantes.
O que estará em pauta:
🔹 Conteúdo Relevante: Discussões e grupos de trabalho especializados para abordar questões específicas e oferecer suporte.
🔹 Ambiente Inclusivo: Um espaço pensado para acolher e valorizar todas as identidades, com prioridade para pessoas trans, não binárias e intersex.
🔹 Oportunidade de Conexão: Conheça outras pessoas da comunidade, compartilhe experiências e construa uma rede de apoio.
🔹 Experiência Enriquecedora: Palestras de especialistas e atividades interativas que vão além da teoria, focando na prática e no bem-estar.
Sua voz é importante e sua presença fará toda a diferença. Venha ser parte desta conversa fundamental e contribua para um futuro mais inclusivo e saudável.
Garanta já o seu lugar! As vagas são limitadas, então não perca tempo e inscreva-se agora!
São 70 vagas para um diálogo enriquecedor e transformador.
Para apoiar a participação de todos que mais necessitam, haverá ajuda de custo disponível para 30 pessoas trans, com seleção priorizada para residentes da região metropolitana do Rio de Janeiro.
📍 Para se inscrever, acesse este link.
Com informações da Liga Trans Masculina
No dia 27 de agosto, o diretor do Sisejufe e coordenador do Departamento de Acessibilidade e Inclusão (DAI), Ricardo Azevedo, marcou presença em evento organizado pelo Sitraemg. O evento, que foi em formato híbrido, ou seja, com participações presenciais e virtuais, demarcou a inauguração do Núcleo de Opressões do sindicato mineiro. Houve representações dos segmentos de mulheres, negros e falando pelas pessoas com deficiência, foi o dirigente Ricardo Azevedo.
"Por que só o Paraná?” é o mote do ato público que será realizado em frente ao TRF4 quando o Sintrajufe/RS se reunir com a Presidência para tratar do pagamento dos retroativos dos quintos. O sindicato solicitou a audiência e aguarda retorno da administração sobre a data. O ato público foi aprovado em reunião nessa terça-feira, 3, por colegas da Justiça Federal (1º instância e TRF4) que tiveram o direito aos quintos reconhecidos na via administrativa, mas não receberam os retroativos, como efetivado, no final de 2023, para servidores e servidoras do Paraná.
O Sindjufe-BA vem a público expressar total apoio ao deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ), que enfrenta grande perseguição política na Câmara. A 4ª tentativa de cassação do seu mandato, dessa vez promovida pelo PL, é uma clara demonstração de que aqueles que defendem os interesses do povo brasileiro não são bem-vindos naquela Casa.
Nessa quinta-feira, 5, as coordenadoras do Sintrajusc Denise Zawarize e Elça de Andrade Faria reuniram-se com o diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Ribeiro, e com o juiz auxiliar da presidência, Jefferson Zanini, para solicitar o apoio formal do tribunal ao Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos servidores e servidoras do Poder Judiciário da União (PJU), atualmente em discussão no Fórum de Carreira do CNJ. O diretor-geral e o juiz auxiliar ficaram de levar a demanda à presidente, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, com quem o Sintrajusc deve se reunir na próxima semana.
A coordenação do Sintrajusc entregou hoje (4) ao presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, documento solicitando apoio do Tribunal junto ao TST, CSJT, CNJ e STF para o reconhecimento do direito dos servidores e servidoras a serem valorizados e valorizadas no orçamento para o próximo ano. Concretamente, isso vai se dar em um Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), atualmente em discussão no Fórum de Carreira do CNJ, condizente com a atual realidade do Poder Judiciário da União (PJU). Também foram levados outros assuntos levantados por colegas durante as visitas do Sindicato às unidades de trabalho.
O normativo foi aprovado durante a 6ª sessão ordinária do conselho, realizada na última sexta-feira (30).
Hoje, 4 de setembro, celebramos com o 97º aniversário da Dra. Adélia Mercês Oliveira, uma figura emblemática para o Sindjuf-PA/AP e para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Servidora aposentada do TRT8ª e filiada ao Sindicato desde a época do Sintra 8ª, Dra. Adélia é uma das fundadoras da entidade e tem sido uma fonte constante de inspiração e sabedoria ao longo de sua trajetória.
O Sintrajuf-PE se reúne com o advogado Bruno de Albuquerque Baptista, membro da Ordem dos Advogados do Brasil Pernambuco, Conselheiro Federal. Na pauta, a Proposição n.º 49.0000.2022.014000-6/COP, que versa sobre possibilidade de ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade em face da Lei 14.456/22, que passou a exigir nível superior de escolaridade para o cargo de técnico judiciário.
O Sindjufe-BA solicitou às presidências do TRT5 e TRE-BA, e às Seções da Justiça Federal e Militar o pagamento administrativo da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) indevidamente absorvida entre 2016 e 2019. O sindicato requereu o pagamento do acumulado nesse período.