fbpx

Em setorial do TRT, categoria indica paralisar no dia 8 seguindo orientação nacional pelo PCCS

Em setorial do TRT, categoria indica paralisar no dia 8 seguindo orientação nacional pelo PCCS

Sindjufe-BA planeja votar essas indicações na Assembleia Geral a ser realizada no dia 25/07 e já abriu inscrições para a Caravana a Brasília no dia 8/08. A setorial do TRE será na próxima semana.

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12, a Assembleia Setorial do TRT, no saguão do prédio do Comércio, em Salvador, com transmissão pelo Zoom. Mais de 36 pessoas de forma presencial e 31 no formato remoto, decidiram sobre os próximos passos para a garantia de um Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) que contemplasse todos os cargos, além de um reajuste digno e respeito. Sem os(as) trabalhadores(as) o judiciário não funciona!

Durante os informes, o dirigente Sandro Sales lembrou que o PCCS foi construído de forma coletiva durante a Plenária da Federação, quando os representantes sindicais eleitos em Assembleia Geral (AG) se debruçaram para criar um documento democrático, que garantisse os direitos e representasse um ganho real para todas as carreiras que compõem a categoria do PJU: analistas, técnicos, auxiliares, oficiais de justiça e agentes da polícia judicial.

A dirigente Denise Carneiro aproveitou os informes para lembrar que o Sindicato está ao lado da Federação na luta pelo pagamento do retroativo dos Quintos absorvidos com a implementação da primeira parcela do reajuste concedido aos servidores do Judiciário Federal pela Lei 14.523/2023, que já foi aprovado pelo Conselho de Justiça Federal (CJF), mas o mesmo pediu consulta do Tribunal de Contas da União (TCU). Leia a matéria completa em nosso site: http://www.sindjufeba.org.br/noticias-descricao.php?seq_noticia=9567. E que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indeferiu liminar da Advocacia Geral da União (AGU) que pedia suspensão do pagamento do “passivão” dos quintos, direito de servidores que possuíam essa rubrica incorporada entre abril de 1998 e setembro de 2001.

A dirigente ainda lembra que a mobilização é fundamental para não só garantir os direitos, como um Plano de Carreira de uma categoria que há 20 anos não tem atualização. “É o momento da gente enfrentar, porque infelizmente neste momento temos adversários circunstanciais. A proposta que está concorrendo com a nossa é um reajuste linear, pequeno e na Gratificação de Atividade Jurídica (GAJ). GAJ não é garantia, GAJ é armadilha", explicou Denise Carneiro, que informa sobre a proposta da Federação, que o Sindjufe-BA ajudou a construir, com a garantia de benefícios e reajustes também para os aposentados.

O dirigente Cristiano Matsumoto também foi preciso ao afirmar que só com a mobilização a categoria vai conquistar avanços. “Estão abocanhando o orçamento e pode não sobrar nada para os trabalhadores. Não podemos mais aceitar mera "reposição inflacionária", que, na verdade, não repõe inflação nenhuma. A gente tem que bater o pé e focar na nossa carreira, nosso sonho, que foi o que a gente lutou e aprovou com todos os sindicatos. Quem é das antigas sabe que todos os PCSs a gente só conseguiu com muita luta e agora com a nossa sonhada Carreira não será diferente!”, disse Matsumoto. 

A categoria foi consultada e aprovou a proposta de data para a Assembleia Geral, no dia 25 de julho, às 19h. A data ainda será confirmada com os demais órgãos. Também houve consulta informal sobre as datas para a mobilização dos atos e Caravana, nos dias 7 e 8 de agosto. A votação acontece na Assembleia Setorial, por isso, já contamos com a presença de todos e todas. 

Como lembrou o dirigente Matsumoto, com o avanço da tecnologia, Inteligência Artificial e diante de uma disputa desproporcional no orçamento, essa é a hora dos(as) trabalhadores(as) lembrarem que constrõem o judiciário. Sem essa força de trabalho, não há Justiça. Venha somar à luta! 

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência

Pin It

afju fja fndc