Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12, a Assembleia Setorial do TRT, no saguão do prédio do Comércio, em Salvador, com transmissão pelo Zoom. Mais de 36 pessoas de forma presencial e 31 no formato remoto, decidiram sobre os próximos passos para a garantia de um Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) que contemplasse todos os cargos, além de um reajuste digno e respeito. Sem os(as) trabalhadores(as) o judiciário não funciona!
Durante os informes, o dirigente Sandro Sales lembrou que o PCCS foi construído de forma coletiva durante a Plenária da Federação, quando os representantes sindicais eleitos em Assembleia Geral (AG) se debruçaram para criar um documento democrático, que garantisse os direitos e representasse um ganho real para todas as carreiras que compõem a categoria do PJU: analistas, técnicos, auxiliares, oficiais de justiça e agentes da polícia judicial.
A dirigente Denise Carneiro aproveitou os informes para lembrar que o Sindicato está ao lado da Federação na luta pelo pagamento do retroativo dos Quintos absorvidos com a implementação da primeira parcela do reajuste concedido aos servidores do Judiciário Federal pela Lei 14.523/2023, que já foi aprovado pelo Conselho de Justiça Federal (CJF), mas o mesmo pediu consulta do Tribunal de Contas da União (TCU). Leia a matéria completa em nosso site: http://www.sindjufeba.org.br/
A dirigente ainda lembra que a mobilização é fundamental para não só garantir os direitos, como um Plano de Carreira de uma categoria que há 20 anos não tem atualização. “É o momento da gente enfrentar, porque infelizmente neste momento temos adversários circunstanciais. A proposta que está concorrendo com a nossa é um reajuste linear, pequeno e na Gratificação de Atividade Jurídica (GAJ). GAJ não é garantia, GAJ é armadilha”, explicou Denise Carneiro, que informa sobre a proposta da Federação, que o Sindjufe-BA ajudou a construir, com a garantia de benefícios e reajustes também para os aposentados.
O dirigente Cristiano Matsumoto também foi preciso ao afirmar que só com a mobilização a categoria vai conquistar avanços. “Estão abocanhando o orçamento e pode não sobrar nada para os trabalhadores. Não podemos mais aceitar mera “reposição inflacionária”, que, na verdade, não repõe inflação nenhuma. A gente tem que bater o pé e focar na nossa carreira, nosso sonho, que foi o que a gente lutou e aprovou com todos os sindicatos. Quem é das antigas sabe que todos os PCSs a gente só conseguiu com muita luta e agora com a nossa sonhada Carreira não será diferente!”, disse Matsumoto.
A categoria foi consultada e aprovou a proposta de data para a Assembleia Geral, no dia 25 de julho, às 19h. A data ainda será confirmada com os demais órgãos. Também houve consulta informal sobre as datas para a mobilização dos atos e Caravana, nos dias 7 e 8 de agosto. A votação acontece na Assembleia Setorial, por isso, já contamos com a presença de todos e todas.
Como lembrou o dirigente Matsumoto, com o avanço da tecnologia, Inteligência Artificial e diante de uma disputa desproporcional no orçamento, essa é a hora dos(as) trabalhadores(as) lembrarem que constrõem o judiciário. Sem essa força de trabalho, não há Justiça. Venha somar à luta!
Sindjufe-BA – Gestão Unidade na Resistência