Carreira: cópias dos apoios institucionais ao anteprojeto da Fenajufe são enviadas ao CNJ


A Fenajufe recebeu várias manifestações de apoio ao anteprojeto de reestruturação da carreira dos servidores e servidoras do PJU nos últimos meses. Esses apoios institucionais demonstram a força e importância da proposta da Federação para o novo Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) em processo de negociação no Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU. Para fortalecer ainda mais a luta, a Federação enviou ao colegiado, nessa terça-feira (9), um documento com os apoios recebidos.

No documento, endereçado ao conselheiro e coordenador do fórum, Guilherme Guimarães Feliciano, a entidade anexou as cópias dos ofícios que recebeu do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT); do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13-Paraíba); do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT18-Goiás); do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB); da Justiça Federal de Pernambuco (JFPE); do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2); do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT); e da coordenação dos diretores-gerais da Justiça do Trabalho.

As manifestações são resultado do intenso trabalho da Fenajufe e dos Sindicatos de base que realizaram uma verdadeira peregrinação — desde que o anteprojeto foi protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em dezembro de 2023 —, indo aos tribunais e conselhos superiores, nos tribunais regionais; além do STF, CNJ e vários outros órgãos, apresentando as premissas e os paradigmas do anteprojeto, contando como foi o processo de construção e aprovação pela base  e, claro, pedindo o apoio das administrações.

Estes ofícios foram enviados pelos órgãos ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso. Nos documentos, além de expressarem seu apoio ao anteprojeto da Fenajufe, muitos dos órgãos destacaram a necessidade de atualização e valorização da carreira dos(as) servidores(as) do PJU.

A categoria aguarda há quase 20 anos por um novo PCCS, pois o último foi implementado em 2006, com a Lei 11.416/2006.  Atualmente, o anteprojeto da Federação está sendo discutido nos subgrupos de trabalho do Fórum de Carreira do CNJ com base nos artigos da legislação, confira a divisão:

  • O Subgrupo 1 que trata da descrição de cargos discute mudanças nos artigos 1º ao 8º; 19 ao 24; e a Portaria Conjunta CNJ nº 3/2007, que regulamenta dispositivos dessa lei, anexos I, II e IV;
  • O Subgrupo 2 que trata do desenvolvimento, qualificação e qualidade de vida no trabalho debate alterações nos artigos 10, 14, 15 e 17 e a Portaria Conjunta nº1/2007;
  • O Subgrupo 3 que trata da malha salarial deve discutir mudanças nos artigos 12, 15, 17 e 22.

As coordenadoras e coordenadores da Fenajufe, que representam a categoria no colegiado, têm desempenhado papel fundamental nas discussões. Eles têm defendido o anteprojeto aprovado pela categoria na Plenária de Belém. A proposta apresenta uma visão global da carreira, incluindo a valorização de todos os cargos, sendo o norte da luta por reposição inflacionária; o reposicionamento do cargo de analista; a redução das disparidades internas analista – técnico e melhorias dos Adicionais de Qualificação (AQs), entre outros pontos importantes.

Saiba mais AQUI

Além disso, a Federação tem cobrado orçamento imediato para dar passos rumo à solução gradual dos problemas centrais da categoria. Lembrando que o Judiciário deve enviar ao Legislativo até 31 de agosto a proposta orçamentária do setor para que seja incluída no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025.

Leia mais: 

Fenajufe apresenta proposta de reestruturação da carreira dos servidores do PJU no Fórum de Carreira do CNJ

Fenajufe indica temas para debates nos subgrupos do Fórum de Carreira do CNJ

 
 Fernanda Miranda

Jornalista da Fenajufe