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Redação Fenajufe

Atenção Servidores: Hora de votar e apoiar o PLS 228/18 que busca dar efetividade à data-base

Fenajufe chama categoria a votar na enquete em curso no site do Senado e apoiar o projeto que transforma em crime de improbidade, o não envio do reajuste anual dos servidores

Esta em curso no Portal E-Cidadania do Senado, a consulta pública por apoio ao PLS 228/18, proposta de alto interesse do conjunto dos servidores públicos, especialmente dos servidores do PJU e MPU.  Para votar, basta acessar o portal E-Cidadania clicando AQUI ou na imagem a seguir:

E não se esqueça: após votar, é preciso validar seu voto. Para isso, você precisa fazer login no E-Cidadania. O site é autoexplicativo.

PLS 228/18 é de autoria do senador Hélio José, originado de uma Sugestão Popular, tendo sido aprovado na CDH do Senado em 9 de maio com forte atuação da Fenajufe,  através dos coordenadores Adilson Rodrigues, Gerardo Lima e Vicente Sousa.

Após aprovação, Helio Jose gravou mensagem aos servidores do PJU (assista 

) conclamando apoio à proposta até sua aprovação final, pela importância que representa na luta pela conquista da data-base.

Ainda nesta semana, a Fenajufe, através do coordenador Adilson Rodrigues, continuou o trabalho de articulação de apoio ao projeto na CCJ do Senado, buscando apoiamentos para garantir uma rápida tramitação e aprovação do projeto. A proposta tipifica como crime de responsabilidade, o não cumprimento do inciso X do artigo 37 da Constituição Federal, que trata do reajuste anual de vencimentos dos servidores públicos. Aprovada, representa passo importante rumo à data-base, reivindicação de longa data da categoria.

Tramitação

O PLS 228/18 aguada designação de relator na CCJ do Senado, onde a Fenajufe busca perfil que dialogue com as demandas dos servidores. Após deliberação do parecer, se for pela aprovação, seguirá ao plenário, quando será aberto o prazo de emendas. Emendas também poderão ser apresentadas durante a tramitação nas Comissões, pelos membros do colegiado.

A Federação chama toda a categoria e seus familiares a votar e apoiar a consulta em curso no site do Senado, participando diretamente das próximas etapas da tramitação, até final  aprovação do projeto.

 

 

 

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Fenajufe cobra cumprimento de compromisso assumido por Cármen Lúcia

 

 

 

Servidores exigem posição da presidente do Supremo sobre pauta apresentada em dezembro de 2017 

O ano já vai entrar em seu sexto mês e até o momento não houve qualquer sinalização por parte da presidente do STF em honrar o compromisso assumido em 19 de dezembro de 2017, quando se reuniu com a Fenajufe. Cármen Lúcia prometeu convocar nova reunião com a Federação tão logo terminasse o recesso. O ano judiciário de 2018 começou e o gabinete da presidência do STF passou a ignorar a promessa. 

Nesta quarta-feira, 23, os coordenadores da Fenajufe Costa Neto e Júlio Brito protocolaram ofício (acesse AQUI) solicitando audiência com a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. É a sexta tentativa em retomar as discussões iniciadas em 19 de dezembro do ano passado. 

Naquele encontro em 2017, a Fenajufe enfatizou ainda a necessidade de estabelecimento de uma política salarial como parte de um sistema de proteção dos salários, constantemente defasados pela inflação. Foi a primeira e única vez que a Fenajufe esteve com a presidente do Supremo Tribunal Federal, desde que Cármen Lúcia assumiu o comando do Poder Judiciário brasileiro. 

Restabelecer os canais de discussão entre servidores e a cúpula do Judiciário é medida urgente e necessária à manutenção do equilíbrio funcional e da correlação de forças que movem o Poder instituído. Sem a manifesta disposição pela retomada das discussões com os legítimos representantes da categoria, restara a mobilização como ferramenta legítima de pressão das administrações. 

O exemplo é recente. Em 2016, após grande mobilização da categoria que pressionou o STF, o Legislativo e o Poder Executivo, os servidores conseguiram a reposição de parte das perdas salariais provocadas pela inflação por vários anos, mesmo assim de forma parcelada até janeiro de 2019.   

Histórico

O esforço da Federação na busca de audiência com Cármen Lúcia começou antes mesmo de sua posse na presidência da Suprema Corte, em 12 de setembro de 2016. Já no dia 2 do mesmo mês, a Federação havia protocolado expediente buscando abrir espaço de discussão com a ministra pelo apoio à alteração do nível de escolaridade para o ingresso na carreira de Técnico. 

Veio 2017 e os pedidos continuaram sendo reiterados. Foram 14 solicitações com diferentes objetos até que, em 19 de dezembro - um ano e três meses após sua posse como presidente do STF - Cármen Lúcia recebeu os dirigentes da Fenajufe. A ela foram apresentadas reivindicações da categoria, como a alteração imediata do requisito de escolaridade para ingresso no cargo de técnico judiciário para nível superior e a retomada dos trabalhos da Comissão Interdisciplinar que discutiu carreira, entre outros temas. 

Em 2018 a primeira solicitação trazia como objeto o reajuste dos benefícios (Of3STF). Sem resposta, a Federação tentou novamente no final de fevereiro (Of9STF) e depois na primeira semana de março (Of14STF). Em março ainda buscou audiência mais uma vez no fim do mês (Of16STF). A penúltima atentiva aconteceu em 24 de abril (Of21STF). Até aqui, o STF não dera resposta alguma.

A indiferença do STF no tratamento das questões relevantes dos Servidores é inaceitável e a Fenajufe continuará cobrando o restabelecimento das discussões.  Há um acordo a ser respeitado, e essa é a expectativa inarredável da categoria dos servidores do PJU e MPU.

 

 

 

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CNJ não analisa pedido de criação da Policia Institucional do PJU

 

 

 

Os coordenadores da Fenajufe Costa Neto, Marcelo Melo e Julio Brito, acompanharam na terça-feira, 22, sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que poderia analisar a Consulta esclarecendo pontos sobre o porte de armas para Agentes de Segurança, Inspetores de Segurança e Oficiais de Justiça Avaliadores Federais. Mas com a pauta tomada por processos remanescentes de outras sessões e por novos temas que já estavam previstos para análise, a Consulta n.º 0001370-24.2012.2.00.0000-CNJ não foi apreciada.

A Consulta tem por objeto sanar dúvidas acerca do porte de armas, com os seguintes questionamentos:

I - Os Tribunais podem organizar a sua própria Polícia Administrativa Interna?

II - Os Tribunais podem delegar o exercício do Poder de Polícia Administrativa aos Agentes de Segurança Judiciária?

III - O Conselho Nacional de Justiça, no exercício de sua atribuição normativa primária, tem competência para regulamentar a Polícia Administrativa no Poder Judiciário?

Além dos coordenadores da Fenajufe, acompanharam a sessão Roniel Andrade, presidente da Associação dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal (Agepoljus); o presidente da Associação dos Servidores do STJ (ASSTJ), Wite Vilela e representantes do segmento dos Agentes nos estados.

 

Fotos:
Joana Darc Melo (Fenajufe)
Sindjus/DF

 

 

 

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Fenajufe continua monitorando Quintos no STF

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O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta quarta-feira, 23, a 14ª sessão ordinária de 2018. Com a pauta carregada (veja AQUI), as chances de apreciação das listas dos ministros, especificamente  a Lista 5 de Gilmar Mendes, são pequenas. A Lista 5 guarda o RE 638115 que trata dos Quintos/Décimos incorporados.

Coordenadores da Fenajufe e a  Assessoria Jurídica Nacional (AJN)continuam o monitoramento da sessão, neste momento. Acompanhe o trabalho do plenário no player a seguir:

 

 

 

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Fenajufe e sindicatos preparam mobilização para o Dia Nacional de Luta

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Servidores Públicos de todo o país realizam na quarta-feira, 23, mobilização nacional pela revogação da EC/95. Estão previstos atos, mobilizações, panfletagem e paralisações em todos os estados.

A Fenajufe orienta aos sindicatos da base participarem das mobilizações pressionando parlamentares em seus domicílios eleitorais pela revogação da EC 95.

A Federação orienta ainda aos sindicatos que trabalhem pela valorização dos servidores públicos na construção do Dia Nacional de Luta, em 7 de junho, com caravanas a Brasília/DF.

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Fenajufe busca audiência com DG da Polícia Federal sobre porte de arma para Agentes, Inspetores e OJAFs

 

Os coordenadores da Fenajufe, Julio Brito e Marcelo Melo, estiveram na tarde desta terça-feira, 22, na sede do Departamento de Polícia Federal, em Brasília. O objetivo foi protocolar ofício solicitando audiência com o Diretor Geral, Rogério Augusto Viana Galloro, para tratar do porte de arma na categoria defesa pessoal, pleito específico dos Agentes de Segurança, Inspetores de Segurança e dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais, tanto do PJU quanto do MPU.

Na pauta da audiência estão ajustes referentes ao porte de arma regulado pela Instrução Normativa 23/2005. O porte de arma na categoria defesa pessoal é extensão necessária para as mínimas condições de defesa que se impõe a esses sofridos segmentos da categoria.

A discussão é ainda mais urgente frente ao momento de recrudescimento da violência, o que aumenta a sensação de insegurança e impõe terror a estes segmentos. O ofício, assinado pelos coordenadores, pode ser acessado pelo link https://bit.ly/2KKMtbj .

CNJ

O porte de arma é objeto também da Consulta n.º 0001370-24.2012.2.00.0000-Conselho Nacional de Justiça foi formulada ao Conselho com a pretensão de sanar os seguintes questionamentos:

I - Os Tribunais podem organizar a sua própria Polícia Administrativa Interna?

II - Os Tribunais podem delegar o exercício do Poder de Polícia Administrativa aos Agentes de Segurança Judiciária?

III - O Conselho Nacional de Justiça, no exercício de sua atribuição normativa primária, tem competência para regulamentar a Polícia Administrativa no Poder Judiciário?

Os coordenadores da Fenajufe acompanham ainda a sessão do CNJ na tarde desta terça-feira, que pode ser assistida em tempo real no player abaixo:

 

 

 

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Veja aqui o Informe Jurídico nº 26 da Fenajufe

Nesta semana, a edição do Informe Jurídico da Fenajufe apresenta assuntos relacionados ao acompanhamento de cumprimento de decisão referente à resolução nº 219 do Conselho Nacional de Justiça, o mandato de segurança que determina o imediato corte dos quintos pelos Tribunais entre outros assuntos de interesse da categoria.

O Informe Jurídico é produzido pela Coordenação Jurídico e Parlamentar da Federação, através da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) e pode ser acessada abaixo:

 

Ed. 026 - 21/05/2018

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Perspectiva da Agenda Legislativa para o período de 21 a 25 de maio de 2018

Plenário da Câmara dos Deputados 

Dia 22/05, a partir das 13h, Plenário da Câmara dos Deputados, Eleição de 4º Secretário da Mesa Diretora Para o Biênio 2017-2018

 

Sessão Extraordinária 

Movimentação da conta do PIS/PASEP

 

MPV813/2017 (item 2), de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei Complementar nº 26, para dispor sobre a possibilidade de movimentação da conta do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), aos 60 anos de idade.

-  Comissão Mista: Aprovado o parecer do relator, senador Lasier Martins (PSD/RS), na forma do PLV8/2018.

-  Perde eficácia em: 02/06/2018.

 

Reajuste salarial dos servidores dos ex-territórios 

MPV817/2017 (item 6), de autoria do Poder Executivo, que  disciplina o disposto nas Emendas Constitucionais nº 60, nº 79, e nº 98, dispõe sobre as tabelas de salários, vencimentos, soldos e demais vantagens aplicáveis aos servidores civis, aos militares e aos empregados dos ex-Territórios Federais, integrantes do quadro em extinção de que trata o art. 89 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e o art. 31 da Emenda Constitucional nº 19, e dá outras providências.

  • Comissão Mista: Aprovado o parecer do relator, senador Romero Jucá (MDB/RR), na forma do PLV 7/2018.
  • Perde eficácia em: 02/06/2018.

 

Dia 23/05, a partir das 14h, Plenário da Câmara dos Deputados

 

Sessão Extraordinária 

Regulamentação da atividade de “lobby” 

PL1202/2007 (item 3) de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT/SP) que disciplina a atividade de "lobby" e a atuação dos grupos de pressão ou de interesse e assemelhados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, e dá outras providências.

-  CTASP: Aprovado o parecer do relator, deputado Milton Monti (PR/SP).

-  CCJC: Aprovado o parecer da relatora, deputada Cristiane Brasil (PTB/SP).

Plenário: a relatora, deputada Cristiane Brasil (PTB/RJ), apresentou parecer favorável nos termos de uma subemenda substitutiva global.

Observação: o projeto apenas poderá ser deliberado após a votação das medidas provisórias que trancam a pauta de votações.

 

Conselho Nacional de Justiça/Substituição do Corregedor-Geral 

PL9557/2018 (item 9) de autoria do Superior Tribunal de Justiça, que dispõe sobre a composição do Conselho da Justiça Federal, para prever a substituição do Corregedor-Geral da Justiça Federal.

 

Consolidação da legislação previdenciária 

PL7078/2002 (item 10) de autoria do Poder Executivo, que consolida a legislação que dispõe sobre os Planos de Benefícios e Custeio da Previdência Social e sobre a organização da Seguridade Social.

-  CCJC: Aprovado o parecer do relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PP/SP).

Plenário: Emenda Aglutinativa Substitutiva Global do relator, deputado José Mentor (PT/SP).

 

Dia 22/05 – Terça-Feira: 

Congresso Nacional 

Às 14h30, Comissão Mista de Orçamento (CMO), Reunião de Instalação, Anexo II, Plenário 02

 

Reunião de Instalação e Eleição 

Instalação e Eleição da Mesa da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização para o ano de 2018.

 

Câmara dos Deputados 

Às 14h30, Comissão de Constituição e Justiça de Cidadania (CCJC), Reunião Deliberativa Ordinária, Anexo II, Plenário 01

 

Racionalização dos atos e procedimentos da União, estados, Distrito Federal e dos Municípios 

Redação final do deputado Betinho Gomes (PSDB/PE), recomendando a aprovação ao PL7064/2017 (item 9), de autoria do senador Armando Monteiro (PTB/PE), que racionaliza e simplifica atos e procedimentos administrativos dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

-  Em 12/12/2017, foi concedida vista ao deputado Marcos Rogério (DEM/RO).

 

Alterações na tramitação de projeto de lei de iniciativa popular 

Parecer do relator, deputado Aliel Machado (PSB/PR), recomendando aprovação ao PRC2/1999 (item 13), de autoria da de Luiza Erundina (PSOL/SP) que altera o art. 252 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, dispondo sobre a tramitação de projeto de lei de iniciativa popular, que  poderá ser apresentado pelas confederações sindicais ou pelas entidades de classe de âmbito nacional, exigindo que se comprove o número mínimo de assinaturas mediante a apresentação da relação de filiados ou associados.

ü  Em 15/05/2018, foi concedida vista aos deputados Fábio Trad (PSD/MS), Marcos Rogério (DEM/RO) e Ronaldo Fonseca (PODE/DF).

 

Inelegibilidade de servidor público demitido por improbidade administrativa 

Parecer do relator, deputado Capitão Augusto (PR/SP), recomendando a aprovação ao PLP81/2015 (item 14), de autoria do deputado Cabo Sabino (PR/CE), que "acrescenta o § 6º ao art. 1º da Lei Complementar nº 64, que estabelece, de acordo com o art. 14, § 9º da Constituição Federal, para dispor sobre a inelegibilidade de servidor público demitido, exclusivamente, por improbidade administrativa.

 

Quórum para Ação Direta de Inconstitucionalidade de medida cautelar   

Parecer do relator, deputado Pedro Cunha Lima (PSDB/PB), recomendando a aprovação na forma do substitutivo, ao PL7104/2017 (item 36), de autoria do deputado Rubens Pereira Júnior (PcdoB/MA) que "altera os artigos 10 da Lei 9.868/99, o artigo 5º caput e suprime o § 1º do artigo 5º da Lei 9.882/99 , que trata de quórum para concessão pelo STF de medida cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade e de medida liminar na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental.

-  Em 11/04/2018, foi concedida vista ao deputado Marcos Rogério (DEM/RO).

 

Exceção à revelia nos casos de não comparecimento de audiências em outro estado ou município 

Parecer do relator, deputado Júlio Delgado (PSB/MG), recomendando a aprovação com o substitutivo ao  PL1060/2015 (item 47), de autoria do deputado Tenente Lúcio (PR/MG), que acrescenta o § 1º ao art. 20 da Lei 9.099, que dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e, dispondo sobre exceção à revelia.

 

Cabimento do agravo de instrumento contra decisões interlocutórias nos Juizados Especiais 

Parecer do relator, deputado Marcos Rogério (DEM/RO), recomendando a aprovação com o substitutivo ao PL1918/2015 (item 51), de autoria do deputado Rogério Rosso (PSD/DF), que "altera a Lei nº 9.099, que dispõe sobre Juizados Especiais Cíveis e Criminais, para prever o cabimento de agravo de instrumento contra decisão interlocutória e dá outras providências.

 

Home-office/Implantação do sistema de escritório remoto no serviço público 

Parecer do relator, deputado Lucas Vergilio (SD/GO), recomendando a aprovação ao PL2723/2015 (item 56), de autoria do deputado Daniel Vilela (MDB/GO) que acrescenta o § 3º ao art. 19 da Lei nº 8.112, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, para autorizar a implantação do sistema de escritório remoto ("home-office") no serviço público.

 

Aumento da competência do Juizado Especial Cível Federal 

Parecer do relator, deputado Paes Landim (PTB/PE), recomendando a rejeição ao PL4275/2016 (item 60), de autoria do deputado Rubens Bueno (PPS/PR), que "dá nova redação ao art. 3º da lei n.º 10.259/2001, para aumentar de sessenta para cem salários mínimos a competência do Juizado Especial Cível Federal".

 

Código Civil/Caracterização dos direitos da personalidade

Parecer do relator, deputado Francisco Floriano (DEM/RJ), recomendando a aprovação ao PL4385/2016 (item 61) de autoria do deputado Célio Silveira (PSDB/GO), que dá nova redação ao art. 11 da Lei nº 10.406, que trata das características dos Direitos da Personalidade

-  Em 06/12/2017, foi concedida vista ao deputado Luiz Couto (PT/PB).

 

Destinação dos bens e produtos provenientes de crimes contra a Administração Pública 

Parecer do relator, deputado Celso Maldaner (MDB/SC), recomendando a aprovação com o substitutivo ao PL5237/2016 (item 65), de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB/RS), que altera a destinação do resultado, produto ou valor proveniente da decretação da perda, em favor da União, de bens, direitos e valores relacionados, direta ou indiretamente, à prática de crimes contra a Administração Pública e daqueles previstos na Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998.

 

Criação do dos Juizados Especiais Criminais Digitais 

Parecer do relator, deputado Daniel Vilela (MDB/GO), recomendando a aprovação com emenda ao PL6832/2017 (item 70), de autoria da deputada Laura Carneiro (DEM/RJ), que dispõe sobre a criação dos Juizados Especiais Criminais Digitais.

 

Código de Processo Civil/Contraditório na produção antecipada de prova 

Parecer do relator, deputado Júlio Delgado (PSB/MG), recomendando a aprovação com emenda ao PL7771/2017 (item 73), de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB/MT), que altera dispositivo da Lei nº 13.105, Código de Processo Civil, para garantia do contraditório no procedimento de produção antecipada de prova. 

Às 14h30, Comissão Especial do PL6726/2016, Teto Remuneratório, Reunião Interna, Sala de Reuniões da Mesa Diretora, Edifício Principal - Pavimento Superior, Ala D

 

Teto Remuneratório 

Reunião Interna de Trabalho entre os membros da Comissão para debater o PL6726/2016 e seu apensado, PL3123/2015

Às 15h, Comissão Especial do PL8045/2010, Código de Processo Penal, Reunião Deliberativa, Anexo II, Plenário 03

 

Código de Processo Penal 

I - Debate informal do Substitutivo apresentado pelo Relator, ao PL 8045/10 e apensados;

II - Deliberação de Requerimentos;

 

Audiência Pública/Debate do tema procedimento e prova 

REQ98/2017 => PL8045/2010 (item 2) de autoria do deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB/MA), que requer a realização de Audiência Pública para o debate do tema procedimento e prova, com os Srs. Gustavo Henrique Badaró e Aury Lopes Júnior.

 

Audiência Pública/Implementação das Audiências de Custódia sobre inclusão no novo Código de Processo Penal 

REQ99/2017 => PL8045/2010 (item 3) de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT/SP), que requer a realização de audiência pública para o balanço da implementação das Audiências de Custódia e discussão sobre a sua inclusão no projeto de novo Código de Processo Penal.

 

Seminário/Justiça Restaurativa no âmbito do Código de Processo Penal 

REQ102/2017=> PL8045/2010 (item 6) de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT/SP), que requer a realização de Seminário para apresentação dos trabalhos das Reuniões Técnicas, no que se refere ao tema "Justiça Restaurativa" no âmbito do Código de Processo Penal.

Convidados:

  • Egberto de Almeida Penido (TJ/SP) e Coordenador do Centro de Estudos de Justiça Restaurativa da Escola Paulista de Magistratura;
  • Raquel Tiveron, Promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e
  • Territórios  (MPDFT);
  • Luis Fernando Bravo, Instituto de Defesa do Direito de Defesa
  • Catarina Corrêa, Juíza Coordenadora do Centro de Justiça Restaurativa (TJDFT);
  • Júlio Cesar Rodrigues de Melo (TJDFT);
  • André Giamberardino, Defensoria Pública do Paraná.

Programação completa.

 

Audiência Pública/Minuta do Substitutivo do Relator-Geral do CPP 

REQ106/2018 => PL804510 (item 10) de autoria do deputado Subtenente Gonzaga (PDT/MG), que requer a realização de audiência pública com representante das entidades que especifica para discutir a minuta do Substitutivo do Relator-Geral do CPP, disponibilizada na página da Câmara em 11 de abril do corrente ano.

Convidados:

  • ABC: Associação Brasileira de Criminalística;
  • APCF: Associação de Peritos Criminais Federais;
  • FENAPF: Federação Nacional dos Policiais Federais.

Lista completa de convidados.

 

Dia 23/05 – Quarta-Feira: 

 Câmara dos Deputados 

Às 9h30, Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), Audiência Pública, Reunião Deliberativa, Anexo II, Plenário 07

 

Permissão da administração dos planos de benefícios estaduais, distritais e municipais pelo Funpresp do Poder Executivo 

Parecer do relator, deputado Darcísio Perondi (MDB/RS), recomendando a aprovação na forma do substitutivo ao PL6088/2016  (item 11), de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 12.618, de 30 de abril de 2012, para permitir que planos de benefícios estaduais, distritais e municipais possam ser administrados pela Funpresp-Exe, e a Lei nº 9.717, de 27 de novembro de 1998, para tratar sobre a emissão de Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP). 

Às 10h, Comissão de Finanças e Tributação (CFT), Reunião Deliberativa, Anexo II, Plenário 04

 

Concessão de espaço no rádio e TV às centrais sindicais 

Parecer do relator, deputado Covatti Filho (PP/RS), recomendando a rejeição ao PL6104/2009 (item 10), de autoria da deputada Manuela D'ávila (PCdoB/RS), que altera a Lei nº 4.117, para conceder espaço em rádio e televisão destinado às centrais sindicais para apresentação de programas de interesse dos trabalhadores.

-  PL6257/2009, apensado.

 

Reconhecimento das figuras do escritório de advogados sócios e do advogado sócio 

Parecer do relator, deputado Hildo Rocha (MDB/MA), recomendando a aprovação, com substitutivo, ao PL3736/2015 (item 18), de autoria do deputado João Gualberto (PSDB/BA), que acrescenta dispositivos à Lei nº 8.906, para dispor sobre o escritório de advogados sócios e o advogado associado.

-  PL6669/2016, apensado.

-  Em 17/04/2018, o deputado Eduardo Cury (PSDB/SP) apresentou voto em separado.

 

Possibilidade de contestação prévia por parte do sujeito passivo no processo administrativo fiscal 

Parecer do relator, deputado Lucas Vergilio (SD/GO), recomendando a aprovação, com substitutivo, ao PL6217/2016 (item 23), de autoria do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT/BA), que altera o Decreto n. 70.235, que dispõe sobre o processo administrativo fiscal, para incluir a possibilidade de contestação prévia por parte do sujeito passivo.

 

Pagamento de multa em caso de descumprimento de ordem judicial por instituições financeiras obrigadas a prestar informações bancárias e fiscais 

Parecer do relator, deputado Izalci Lucas (PSDB/DF), recomendando a aprovação, com substitutivo, ao PL3913/2015 (item 41), de autoria do deputado Indio da Costa (PSD/RJ), que altera o art. 17-C da Lei nº 9.613, que dispõe sobre os crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores; a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos nesta Lei; cria o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), e dá outras providências", para estabelecer o pagamento de multa em caso de descumprimento de ordem judicial por instituições financeiras obrigadas a prestar informações bancárias e fiscais.

-  PLs 3991/2015 e 4266/2016, apensados. 

Às 10h, Comissão de Constituição e Justiça de Cidadania (CCJC), Reunião Deliberativa Extraordinária, Anexo II, Plenário 01

 

Recurso a respeito da tramitação de PECs durante a vigência da intervenção federal no Rio de Janeiro 

Parecer do relator, deputado Leonardo Picciani (MDB/RJ),recomendando o improvimento do REC 290/2018 (item 1), de autoria do deputado Miro Teixeira (REDE/RJ), que recorre, com base no art. 95, § 8°, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, da decisão do Presidente na Questão de Ordem n° 395/2018.

-  Parecer pelo provimento do REC 291/2018, apensado.

-  Em 16/05/2018, foi concedida vista conjunta aos deputados Fábio Sousa (PDDB/GO),  Fábio Trad (PSD/MF), Fausto Pinato (PP/SP), José Carlos Aleluia (DEM/SP), Subtenente Gonzaga (PDT/MG) e Valmir Prascidelli (PT/SP).

-  Em 16/05/2018, o deputado Subtenente Gonzaga (PDT/MG) apresentou voto em separado

Às 10h, Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), Reunião Deliberativa, Anexo II, Plenário 12

 

Atualização financeira de contratos de serviço na data-base da categoria 

Parecer do relator, deputado Jorge Corte Real (PTB/PE), recomendando a aprovação ao PL5100/2013 (item 3), de autoria do deputado Laercio Oliveira (PR/SE), que altera a Lei nº 7.238 para estabelecer que a atualização financeira dos contratos de serviço passa a ser obrigatória na data-base da categoria, devendo haver disposição expressa nos termos assinados.

-  Em 06/12/2017, foi concedida vista ao deputado Bebeto (PSB/BA).

 

Juros de mora e atualização monetária dos débitos judiciais 

Parecer do relator, deputado Lucas Vergilio (SD/GO), recomendando a aprovação, com substantivo, ao PL1981/2015 (item 7), de autoria do deputado Silvio Costa (PSC/PE), que dispõe sobre juros de mora e atualização monetária dos débitos judiciais.

-  PL7634/2017, apensado.

 

Acesso à declaração de patrimônio e rendimentos de agente público sob investigação 

Parecer do relator, deputado Lucas Vergilio (SD/GO), recomendando a aprovação, com emenda, ao PL2653/2015 (item 8), de autoria do deputado Rubens Bueno (PPS/PR), que altera a Lei nº 8.429, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências, para tratar do acesso à declaração de patrimônio e rendimentos de agente público sob investigação.

 

Regras e instrumentos para a eficiência pública 

Parecer do relator, deputado André Figueiredo (PDT/CE), recomendando a  aprovação, com emendas, ao PL7843/2017 (item 15), de autoria do deputado Alessandro Molon (PSB/RJ), que institui regras e instrumentos para a eficiência pública. 

Às 14h, Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Reunião Deliberativa, Anexo II, Plenário 09

 

Audiência Pública/Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil 

REQ50/2018 CDHM (item 7), de autoria do deputado Padre João (PT/MG) que "requer a realização de audiência pública conjunta nas Comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Fiscalização Financeira e Controle, para debater e fiscalizar a execução do MROSC - Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil".

 

Audiência Pública/Violações às prerrogativas da advocacia 

REQ63/2018 CDHM (item 20), de autoria do deputado Luiz Couto (PT/PB) que "requer realização de audiência pública para debater as violações às prerrogativas da advocacia e do direito de defesa". Lista de convidados. 

Às 14h, Comissão Especial da PEC333/2017, Foro Especial, Reunião Deliberativa, Local a definir

 

Extinção do Foro Especial 

III - Deliberação de requerimentos. 

Audiência Pública/Extinção do Foro Especial 

REQ4/2018=>PEC 333/2017 (item 2), de autoria do deputado Efraim Filho (DEM/PB),  que requer a realização de audiência pública para debater a PEC 333/2017, que extingue o foro especial por prerrogativa de função, com a presença das seguintes convidados:

  • Min. Luis Roberto Barroso, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF);
  • Min. José Antônio Dias Toffoli, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF);
  • Min. Alexandre de Moraes, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF);
  • Dra. Raquel Elias Ferreira Dodge, Procuradora-Geral da República (PGR);
  • Dr. Claudio Pacheco Prates Lamachia, Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);
  • Dr. Jayme Martins de Oliveira Neto, Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB);
  • Dr. Roberto Carvalho Veloso, Presidente da Associação dos Juízes Federais - Ajufe;
  • Prof. Fabrício Medeiros, Mestre em Direito e Professor de Direito Constitucional e Eleitoral do IDP e do UniCEUB;
  • Prof. Ivar Alberto Martins Hartmann, Professor e Pesquisador da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas  (FGV);
  • Prof. Gustavo Henrique Badaró, Advogado, Doutor em Direito Processual Penal pela Universidade de São Paulo e Professor Associado de Direito Processual Penal da Universidade de São Paulo (USP);

 

Audiência Pública/Extinção do Foro Especial 

REQ6/2018 =>PEC 333/2017, de autoria do deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA),  que requer a realização de audiência pública para a discussão da PEC 333/2017, com os seguintes convidados:

  • José Robalinho Cavalcanti, Presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR);
  • Carlos Ayres Britto, jurista e Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal". 

Às 14h30, Comissão Especial do PL1572/2011, Código Comercial, Reunião Deliberativa Ordinária, Local a definir

 

Novo Código Comercial 

Parecer do relator, deputado Paes Landim (PTB/PI), recomendando a aprovação, com emendas, ao  PL1572/2011 (item único), de autoria do deputado Vicente Candido (PT/SP), que institui o Código Comercial, e disciplina, no âmbito do direito privado, a organização e a exploração da empresa.

-  Em 01/03/2016, foi concedida vista conjunta aos deputados Alfredo Kaefer (PP/PR), Augusto Coutinho (SD/PE), Hugo Leal (PSD/RJ) e Vicente Candido (PT/SP).

- Os deputados Alexandre Baldy (PODE/GO) e Alex Manente (PPS/SP) apresentaram votos em separado. 

Às 15h, Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), Reunião Deliberativa Ordinária, Anexo II, Plenário 06

 

Execução indireta de atividades desenvolvidas nos estabelecimentos penais 

Parecer do relator, deputado Lincoln Portela (PR/MG), recomendando a rejeição do  PL2694/2015 (item 3) de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito, que altera a Lei n° 7.210, para dispor sobre a execução indireta de atividades desenvolvidas nos estabelecimentos penais, e dá outras providências.

 

Programa nacional de combate local a crimes federais 

Parecer do relator, deputado Edson Moreira (PR/MG), recomendando a aprovação do  PL6978/2017 (item 11) de autoria do deputado Leo de Brito (PT/AC), que cria o Programa Nacional de Combate Local a Crimes Federais, altera a Lei nº 10.201, e dá providências correlatas.

-  Em 09/05/2018, foi concedida vista ao deputado Glauber Braga (PSOL/RJ).

 

Senado Federal 

Às 10h, Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Reunião Deliberativa, Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário 03 

I Parte - Indicação de autoridade 

Indicação/Conselho Nacional de Justiça 

Parecer do relator, senador Eduardo Braga (MDB/AM), recomendando a deliberação ao OFS20/2018 (item 1), de autoria do senador Eunício Oliveira (MDB/CE), que submete à apreciação a indicação do nome do Senhor Henrique de Almeida Ávila, para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em recondução à vaga reservada ao Senado Federal. 

II Parte -  Reunião Deliberativa

 

Administração Pública/Remuneração variável por desempenho 

Parecer do relator, senador Antonio Anastasia (PSDB/MG), recomendando a aprovação ao PLS319/2017 (item 3), de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB/SE), que altera a Lei nº 8.666, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências, para possibilitar a remuneração variável do contratado com base em desempenho.

 

Normas gerais sobre o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) 

Parecer do relator, senador Antonio Anastasia (PSDB/MG), recomendando a aprovação ao PLS108/2018 (item 5), de autoria do senador Roberto Muniz (PP/BA), que estabelece normas gerais sobre o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), para subsidiar a estruturação de empreendimentos no âmbito da Administração Pública.

 

Trânsito em julgado de sentença penal condenatória a partir da condenação em 2º grau 

Parecer do relator, senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES), recomendando a aprovação, com emenda, ao PLS147/2018 (item 8), de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), que altera a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro para estabelecer que o trânsito em julgado de sentença penal condenatória ocorre a partir da condenação em 2º grau.

 

Procedimento do juiz na habilitação da vítima nas ações de natureza indenizatória promovidas pelo condenado 

Parecer do relator, senador Magno Malta (PR/ES), recomendando a aprovação, com substitutivo, ao PLS42/2017 (item 9), de autoria do senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES), que acrescenta os §§ 1° e 2° ao art. 39 da Lei n° 7.210, para determinar que o Juiz da execução penal proceda a habilitação da vítima nas ações de natureza indenizatória promovidas pelo condenado.

 

Disciplina das condutas consideradas atos de terrorismo 

Parecer do relator, senador Magno Malta (PR/ES), recomendando a aprovação ao PLS272/2016 (item 10), de autoria do senador Lasier Martins (PDT/RS), que altera a Lei nº 13.260, a fim de disciplinar com mais precisão condutas consideradas como atos de terrorismo.

 

Critérios de contrato de Organizações Sociais (OS) 

Parecer do relator, senador Wilder Morais (DEM/GO), recomendando a aprovação, com substitutivo, ao PLS427/2017 (item 16), de autoria do senador José Serra (PSDB/SP), que altera a Lei 9.637, para atualizar os critérios e requisitos para seu enquadramento e estabelecer novas regras para a celebração, controle e rescisão dos contratos de gestão. As principais alterações propostas são: a) novos critérios de qualificação das organizações sociais para adequar a participação do poder público nos órgãos de direção dessas entidades; b) criação de teto de remuneração dos dirigentes dessas entidades conforme valores de mercado; c) realização de convocação pública para celebração de contratos de gestão; d) possibilidade de utilização dos recursos oriundos do contrato de gestão para pagamento de despesas de investimento e custeio, e) previsão da pena de inidoneidade de dez anos para celebração de contratos de gestão aplicada à organização social que for desqualificada enquanto tal; e f) regras mais rígidas para rescisão do contrato de gestão.

 

Dia 25/05 – Sexta-Feira: 

 Câmara dos Deputados 

Às 9h30, Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS), Painel, Auditório RDC da PUC-Rio

 

Audiência Pública/Protocolo de confiança (Blockchain), seu uso na gestão pública, no desenvolvimento econômico e no combate à corrupção

 

Tema: Debater o protocolo de confiança (Blockchain), seu uso na gestão pública, no desenvolvimento econômico e no combate à corrupção

Convidados

  • Marcelo José Oliveira Yared, Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do Banco Central do Brasil (BACEN).
  • Programação completa.

 

 (Organizado pela Assessoria Parlamentar da Fenjaufe - Queiroz Assessoria Parlamentar e Sindical)

 

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Veja o Resumo do Plantão da semana na Fenajufe

Os coordenadores da Fenajufe, Gláucio Luiz e Mara Weber, apresentam relato das atividades desenvolvidas no plantão desta semana, entre os dias 14 e 18 de abril.

Dentre elas, participações no STF na solicitação de uma reunião com a Ministra Cármen Lúcia sobre o assunto relacionado aos Agentes de Segurança. Aconteceu também reunião do Fonasefe com o tema referente situação complementar de saúde do servidor. Ocorreu também os preparativos para a reunião da Executiva da Fenajufe, onde estarão reunidos todos os coordenadores da Federação.

Por fim, a Fenajufe seguiu no monitoramento das atividades no STF na expectativa dos Quintos.

A apresentação dos coordenadores pode ser vista a seguir:

 

 

 

Relato do coordenador Gláucio Luiz

  

 

Relato da Coordenadora Mara Weber

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Fonasefe prepara Dia Nacional de Luta em 7 de junho

 

 

 

Mas o 23 de maio de 2018 também será dia de mobilização com paralisação e atos públicos

Entidades integrantes do Fonasefe reuniram-se esta semana em Brasília para definir ações na organização do Dia Nacional de Lutas em 23 de maio e da campanha salarial 2018 dos servidores públicos federais. Estiveram presentes Andes-SN, Anfip, Asfoc-SN, Assibge-SN, Condsef/Fenadsef, CSP-Conlutas, Fenajufe, Fenasps, PROIFES, Sinait, Sinal, Sinasefe e UNACON-Sindical/Fonacate. A Fenajufe esteve representada pelo coordenador Gláucio Luiz.

Na pauta aprovada, o destaque ficou por conta do dia de mobilização que acontece na quarta-feira, 23 de maio. As entidades definiram por um dia de mobilização com panfletagem, paralisação e atos públicos nos estados. O objetivo é fomentar a construção do Dia Nacional de Luta, em 7 de junho.

Outra definição foi quanto ao envio de caravanas a Brasília em 7 de junho, quando acontece o Dia Nacional de Luta pela Valorização do Serviço Público, com foco na revogação da EC/95. Os servidores exigem que o governo atenda a pauta de reivindicações já apresentada. Um parecer a ser finalizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) mostrando a necessidade de do atendimento da pauta, também será divulgado.

Valorização dos Servidores Públicos 

Quanto à defesa do serviço publico, também caberá ao Dieese a elaboração de  documento para subsidiar a construção de cartilhas, tendo como eixos a Saúde, Educação, Segurança e Prestação Jurisdicional. 

Calendário de Luta 

O calendário de lutas ficou assim definido: 

- 23 de maio - dia nacional de mobilização com panfletagem e debate para construção do dia Nacional de Luta em 7 de junho; 

- 7 de junho – Dia Nacional de Luta com paralisação, atos públicos nos estados e caravana Brasília - Em defesa dos Serviço Públicos ( com foco na revogação da EC/95) e pelo  Atendimento da nossa Pauta de Reivindicação.

 

 

 

 

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Fenajufe monitora STF nesta quinta-feira

Expirado

Na expectativa de decisão favorável aos servidores na questão dos Quintos/Décimos incorporados, a Fenajufe continua o trabalho de monitoramento da sessão do STF, também nesta quinta-feira, 17. Como o RE 638115 - Quintos/Décimos incorporados - ainda continuam na iminência de apreciação pelo plenário, a Fenajufe, através dos coordenadores e coordenadoras e das assessorias Jurídica Nacional (AJN) e Institucional, continuam o trabalho de acompanhamento.

Além dos dirigentes e das assessorias especializadas da Federação, delegações vindas dos estados também se fazem presentes.  A sessão do Supremo Tribunal Federal desta quarta-feira pode ser acompanhada no player abaixo:

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Fenajufe publica resoluções da XXI Plenária Nacional

A Fenajufe disponibilizou na última terça-feira, 15, resoluções aprovadas na XXI Plenária Nacional que aconteceu entre os dias 9 e 12 de novembro de 2017, em Campo Grande (MS). São temas de grande importância para a categoria, como a saúde do trabalhador e trabalhadora que são submetidos a metas abusivas, fortes pressões psicológicas, somados ainda ao sucateamento das condições de trabalho e situações vivenciadas de assédio moral.

Com aprovação da reforma trabalhista e a ameaça que ela representa de desmonte do PJU e MPU, foi decidido pelo plenário que a Fenajufe atuará na defesa da Justiça do Trabalho e estará ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras, assim como também defenderá os postos e as condições de trabalho de cada servidor e servidora. Será realizada campanha nacional orientando seus sindicatos a promover a defesa da JT de forma unitária, com as demais entidades de magistrados, advogados, peritos e militantes do Judiciário Trabalhista, bem como com as Centrais Sindicais e movimentos sociais.

Da mesma forma também foi definida a não aplicação da reforma trabalhista aos funcionários da Fenajufe, além da orientação para que todos os sindicatos filiados possam seguir o mesmo modelo da Federação.

Entre outras medidas, estão aquelas que visam a melhoria qualidade no desempenho do teletrabalho, como a garantia de condições ambientais e ergonômicas a todos os servidores e servidoras. Ou ainda, que seja praticada a alternância periódica entre o expediente no local de trabalho e o expediente no teletrabalho para que os servidores não percam os vínculos com seus pares.

Outras resoluções igualmente importantes para a categoria também foram aprovadas. O relatório completo da XXI Plenária pode ser acessar no link http://www.fenajufe.org.br/images/XXI.pdf. Caso prefira, acesse AQUI o extrato do relatório, apenas contendo as resoluções.

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Ainda não foi nesta quarta que o STF julgou os Quintos

Mais uma sessão do STF chegou ao fim e a Lista 5 de Gilmar Mendes, que sepulta o RE 638115 continua inerte. Apesar da constante presença da Federação através de seus coordenadores e sindicatos da base, o tema continua aguardando ser chamado pára apreciação do plenário. Nesta quarta-feira, 16, não foi diferente.

A pauta da 13ª sessão ordinária do Supremo foi dominada pelo RE 193924  e pela ADI 2566. O primeiro relatado pelo ministro Edson Fachin e a segunda, por Alexandre Morais. A Fenajufe esteve presente com os coordenadores Costa Neto, Gláucio Luiz e Mara Weber, além de delegações dos sindicatos da base do PJU e MPU. Presença também da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) da Fenajufe e do Assessor Institucional da Federação, Alexandre Marques.

Na quinta-feira, 17, o Tribunal realiza a 15ª sessão extraordinária. Com a pauta carregada, há poucas chances de apreciação do recurso dos Quintos/Décimos incorporados.

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Fenajufe cobra discussão sobre teletrabalho previsto em projeto de lei na Câmara dos Deputados

 

 

 

Além da realização de audiência, coordenadora Mara Weber quer apresentar ao relator, demandas dos servidores do PJU e MPU já debatidas em instâncias da categoria

Tema que desperta apreensão quanto às incertezas que imprime aos servidores do PJU e MPU, o teletrabalho é objeto do PL 2723/2015 que pretende instituí-lo no serviço público.  O projeto, de autoria do deputado Daniel Vilela (MDB/GO) tramita desde 2015 e atualmente está com a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ)  da Câmara dos Deputados.

E foi justamente com o objetivo de acompanhar a tramitação da proposta que a coordenadora da Fenajufe, Mara Weber, esteve no gabinete do relator, deputado Lucas Vergílio (SD/GO). O objetivo é estabelecer garantias aos servidores, como aquelas que foram debatidas na Plenária Nacional da Fenajufe em Mato Grosso do Sul ano passado (leia mais abaixo).

Da forma como está, o PL 2723/2015 (acesse AQUI)  não prevê nenhum tipo de regulação de horas extras, mobiliário e ST, por exemplo. Garantir melhorias no texto é uma urgência que se apresenta. São preocupações já expressas em Plenárias e Congressos, pelos servidores do PJU e MPU.

Para buscar estabelecer essa discussão com o Legislativo, a coordenadora Mara Weber, em contato com Isabela Molinar Franco, Assessora Legislativa do relator, propôs realização de audiência pública para ampliar e aprofundar o debate sobre o tema. Em ofício ao gabinete, além de reforçar o pedido da Audiência, Mara Weber também solicitou reunião com Lucas Vergílio, momento em que serão apresentadas outras demandas mais específicas sobre o teletrabalho.  Na avaliação da dirigente, é preciso que a categoria fique atenta ao projeto; “ Temos que ficar alertas, pois se passar do jeito que está, será um cheque em branco para as administrações”, alertou Weber.

 

Deliberações

O tema é motivo de constantes debates na categoria e já foi objeto de deliberações em instâncias da Fenajufe, como algumas das resoluções aprovadas na XXI Plenária Nacional, em Campo Grande (MS).  Confira:

Resolução

- Que a Fenajufe busque debater e questionar a regulamentação do teletrabalho existente no âmbito do PJU e MPU, que impõe aos servidores, entre outros prejuízos, responsabilidade pelas condições de trabalho e infraestrutura, percentual a mais de produção com aplicação de metas produtivistas superiores, equipamentos e mobiliário, envolvendo custos que deveriam ser da administração e riscos à saúde;

 - Que a Fenajufe fortaleça a campanha em defesa da jornada de 6 horas, sem redução de salário, pauta que permanece absolutamente e mais que nunca atual, em razão do PJE e da intensificação do ritmo de trabalho, entre outros fatores.

 

Resolução

Sobre Teletrabalho à XXI Plenária Nacional da Fenajufe resolve:  

1. Um dos desafios colocado para as entidades sindicais da base do PJU/MPU é garantir dentro da política de atenção integral a saúde dos servidores e das servidoras o monitoramento da saúde do (a) servidor (a) em Teletrabalho. Como caracterizar as condições que levam ao adoecimento? O que fazer para garantir politicas institucionais de prevenção da saúde? Quais as bases para comprovação de nexo causal para doença do trabalho quando o (a) servidor (a) está em Teletrabalho?

 2. Estas questões ainda estão pouco consolidadas e precisam de um olhar mais apurado da gestão de pessoas quanto aos requisitos de produtividade e jornada, bem como infraestrutura e ergonomia exigidos para atuação em Teletrabalho, que quando negligenciados pela instituição, possam impactar a saúde do (a) servidor (a). Os representantes das entidades sindicais devem envidar esforços para garantir políticas de proteção a esta modalidade de processo de trabalho que em pouco já se consolidou como uma alternativa das Administrações para responder ao corte orçamentário imposto pelo governo, já que os tribunais estão premidos também pela necessidade de cortar gastos de infraestrutura. Porém, é necessário garantir que seja uma alternativa positiva também para os servidores e servidoras.

 3. O Teletrabalho passou a ser uma alternativa importante para as Administrações dos Órgãos do Poder Judiciário e do MPU, pois o (a) servidor (a) passa a arcar com os custos do trabalho, como equipamento, luz e banda larga de internet, e em boa parte dos casos com aumento da produtividade em até 30% para ter direito ao Teletrabalho.

 4. Além dos encargos financeiros, sem contrapartida institucional, decorrente da opção do teletrabalho, outro efeito colateral da ampliação do Teletrabalho é a desconstrução da organização dos (as) trabalhadores(as) enquanto classe, já que o convívio salutar torna-se escasso, resultando em isolamento, e impedindo os efeitos benéficos da construção coletiva gerado a partir da convivência com seus pares no local de trabalho. O Teletrabalho, como toda ferramenta de gestão, deve ser avaliada e monitorada para corrigir distorções do seu uso e impedir que ela gere danos aos trabalhadores. A manutenção prolongada em Teletrabalho pode resultar em sintomas de ansiedade e de depressão em função do seu isolamento e quando resulta em sobrecarga de trabalho se torna mais danosa.

 5. Outro aspecto importante sobre o Teletrabalho são as condições ambientais e ergonômicas para realização das atividades. Assim como reivindicamos que, dentro dos órgãos do poder judiciário, os servidores e servidoras tenham condições de trabalho que impeçam o seu adoecimento, também reivindicamos que essas mesmas condições sejam dadas aos servidores (as) em Teletrabalho. Neste sentido é preciso que as administrações:

 - Garantam aos servidores condições ambientais e ergonômicas para todos os servidores e servidoras em Teletrabalho.

 - Fiscalizem a manutenção das condições ambientais, ergonômicas, física e mental, de servidores (as) em teletrabalho, através de exames periódicos custeados pelas administrações e monitorem os impactos do Teletrabalho na saúde de servidores (as)

 - Pratiquem a alternância periódica entre o expediente no local de trabalho e o expediente no teletrabalho para que o (a) servidor (a) não perca os vínculos com seus pares.

 - Deixem de exigir maior produtividade para servidores e servidoras em Teletrabalho.

 

 

 

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Na defesa dos Agentes de Segurança, Fenajufe retoma ações junto ao STF

 

 

 

 

Cumprindo deliberações aprovadas nas últimas plenárias nacionais da Fenajufe referentes aos Agentes de Segurança Judiciária e Oficiais de Justiça Avaliadores Federais, os coordenadores Gláucio Luiz e Marcelo Melo protocolaram nesta terça-feira, 15, ofício junto ao STF, solicitando à presidente, ministra Cármen Lúcia, encaminhamento de diversas demandas do segmento discutidas pelas várias instâncias da categoria. O Ofício nº 24/2018 pode ser acessado NESTE LINK.

O expediente encaminhado à ministra engloba as principais reivindicações deste segmento da categoria, entre elas a revisão do estatuto  do desarmamento no capítulo que aborda o porte de armas para os Agentes de Segurança Judiciária, bem como a concessão da GAS na aposentadoria, a aposentadoria especial e a desvinculação da percepção da GAS, com  aprovação em curso de capacitação.

O oficio foi assinado pelos coordenadores Gláucio Luiz e Mara Weber – no plantão da semana – e pelos coordenadores Edmilton Gomes e Marcelo Melo, representando os Agentes de Segurança Judiciária.

Os coordenadores esclarecem ainda que o ofício protocolado hoje trata especificamente das demandas dos Agentes de Segurança. No entanto, outro expediente será finalizado pelos coordenadores Oficiais de Justiça, diretores da Federação, contendo os pleitos específicos do segmento. O objetivo é informar à presidência do STF acerca destas demandas específicas, com vistas a futuro debate sobre carreira.

A atuação dos coordenadores é no sentido de retomar contato com os Tribunais Superiores e cobrar o atendimento das demandas dos servidores, aprovadas pelas instancias da categoria.

 

 

 

 

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Plenário do CNJ não consegue apreciar admissibilidade de criação da Polícia do PJU

Fenajufe e sindicatos acompanham sessão. Pauta foi dominada por processos envolvendo magistrados

A Consulta n.º 0001370-24.2012.2.00.0000, formulada com intuito de sanar dúvidas quanto à criação da Polícia Institucional do Poder Judiciário da União (PJU), não foi apreciada. Questões ligadas à nomeação de magistrados para unidades judiciárias dominaram os debates por toda a manhã. Em outro julgado, o plenário anulou a norma administrativa com que o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) estendeu o mandato de seus dirigentes além do prazo de dois anos, estipulado em lei.

 Item 108 da pauta, a Consulta indaga se os tribunais podem organizar sua própria Polícia Administrativa Interna; se podem delegar o exercício do Poder de Polícia Administrativa aos Agentes de Segurança Judiciária e se o CNJ tem competência para regulamentar a Polícia Administrativa no Poder Judiciário.

Realizada por servidores do PJU e MPU e tendo a Fenajufe e o Sisejufe (RJ) como terceiros interessados, a expectativa era que a Consulta fosse respondida já nesta sessão, o que não aconteceu.

Acompanharam a sessão do Conselho os coordenadores da Fenajufe Costa Neto, Edmilton Gomes, Mara Weber e Marcelo Melo; Roniel Andrade, presidente da Agepoljus; Jeferson Freitas, coordenador do Sindjufe (BA);  Antônio Neto, Sintrajufe (PE); Antônio Carlos Amaral , Sindissétima (CE); Marcelo Santana, Sindjufe (SE); Eduardo Fiore, Sindjus (DF); Marlúcio Bittencourt, Sintrajusc (SC) e Anderson Ferreira da Silva, Sindjus (DF).

Fotos: Joana Darc Melo (Fenajufe)

 

 

 

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Fenajufe trabalha na defesa da Polícia Institucional junto ao CNJ

O coordenador da Fenajufe,  Marcelo Melo, participou durante esta segunda-feira, 14, da entrega de memoriais no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conclamando apoio à consulta formulada por Agentes de Segurança Judiciária sobre a criação da Polícia Institucional do Poder Judiciário da União.

O trabalho de convencimento é realizado ainda ao lado da Agepoljus – Associação dos Agentes de Segurança do PJU – e de servidores defensores do pleito.  A comitiva, composta pelo coordenador Marcelo Melo, pelo presidente da Agepoljus, Roniel Andrade; pelo conselheiro da Agepoljus em Pernambuco, Antônio Ferreira Machado Neto e pelo coordenador do Sindjufe (BA), Jeferson Freitas da Silva, foi recebida especialmente pelo conselheiro Valtércio Ronaldo de Oliveira, que também é desembargador do TRT-5. Na avaliação de Marcelo Melo, o magistrado foi receptivo,  reconhecendo a necessidade real do pleito.

Interessada no feito, a Fenajufe, através da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) ingressou com pedido de terceiro interessado, tendo sido admitida, segundo publicação do DJE em 9 de maio. Da mesma forma, o Sisejufe (RJ) também o foi.

A Consulta n.º 0001370-24.2012.2.00.0000-Conselho Nacional de Justiça foi formulada ao Conselho com a pretensão de sanar os seguintes questionamentos:

I - Os Tribunais podem organizar a sua própria Polícia Administrativa Interna?

II - Os Tribunais podem delegar o exercício do Poder de Polícia Administrativa aos Agentes de Segurança Judiciária?

III - O Conselho Nacional de Justiça, no exercício de sua atribuição normativa primária, tem competência para regulamentar a Polícia Administrativa no Poder Judiciário?

O processo é o item 108 da pauta do Conselho na terça-feira, 15.

 

 

 

 

 

 

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