fbpx

Servidores encerram mobilização no aeroporto de Brasília em 2021 após 14 semanas consecutivas de luta contra a PEC 32

Servidores encerram mobilização no aeroporto de Brasília em 2021 após 14 semanas consecutivas de luta contra a PEC 32

Pressão impediu o avanço da reforma administrativa no Congresso este ano; luta vai se intensificar em 2022

Após 14 semanas consecutivas, servidoras e servidores de todo o País encerraram a mobilização de pressão sobre os parlamentares no Aeroporto Internacional de Brasília em 2021. Fenajufe, Sindicatos de base, entidades do Fonasefe e de diversos segmentos do funcionalismo seguem desde outubro do ano passado (ou 14 meses) mobilizados contra a reforma administrativa (PEC 32/20) e seguirão, também, em 2022.

Pela Federação, participação dos coordenadores Evilásio Dantas e Fabiano dos Santos. Da base, representantes do Sintrajud/SP e Sintrajufe/RS.

A mobilização permanente ao longo desses meses foi importante para que a reforma administrativa não avançasse no Congresso Nacional. A PEC ainda foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e só passou na comissão especial após manobra do presidente Casa, Arthur Lira (PP-AL), que trocou oito deputados para garantir os votos favoráveis.

A partir desse momento a pressão se intensificou e, mesmo com a possibilidade da compra de votos através de emendas com o orçamento secreto, o governo não teve força para seguir com a PEC 32 este ano. O que também não é garantia de que não fará no ano que vem. Paulo Guedes, inclusive, afirmou que o governo vai insistir no avanço da reforma administrativa mesmo em ano eleitoral.

“As reformas são a plataforma do centro. O centro liberal em economia espera que as reformas continuem. Tem muita gente em volta do presidente aconselhando o presidente a não fazer a reforma administrativa. Eu acho um erro brutal”, disse Guedes.

Por isso, após o recesso de fim de ano para revigorar as energias, é importante voltar em 2022 com força máxima para derrotar de vez a PEC 32.

O coordenador da Fenajufe Fabiano dos Santos falou sobre as 14 semanas consecutivas de mobilização contra a reforma administrativa em Brasília. Assista:


Os gritos de ordem "Se votar não volta"; "À PEC da Rachadinha eu digo não, em defesa da saúde e educação!"; "Fora Bolsonaro e seus generais, ninguém aguenta mais"; "Fora Bolsonaro (genocida), Fora Paulo Guedes (parasita)" voltam ao aeroporto de Brasília em 2022.

A mobilização, no entanto, continua hoje à tarde e nesta quarta-feira (15) no Anexo II da Câmara.

Observatório

Ferramenta importante disponibilizada pela Frente Parlamentar do Serviço Público e atualizada diariamente é o Observatório da PEC 32 com os nomes dos favoráveis, contrários e indecisos para que as entidades utilizem na pressão aos parlamentares.


Acesse aqui o Observatório da PEC 32


Mobiliza Fenajufe

A Fenajufe lançou a plataforma Mobiliza Fenajufe para que as servidoras e servidores do PJU pressionem os deputados a votarem contra a reforma administrativa. Selecione o estado e envie mensagens pelo Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp. Você pode ainda personalizar um e-mail para o(a) deputado(a). Na “pastinha”, você acessa dados como as bases eleitorais do(a) parlamentar.


Acesse aqui o Mobiliza Fenajufe e pressione!


 

Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc