fbpx

Servidores lotam entrada do Anexo II em mais um dia de mobilização intensa  contra a PEC 32

Atividades marcaram a tarde desta terça-feira em Brasília e governa recua mais uma vez; amanhã ato se repete com caminhada ao Congresso

Centenas de servidoras e servidores realizaram mais um ato contra a reforma administrativa em frente ao Anexo II da Câmara. As manifestações têm ocorrido toda semana desde que Arthur Lira (PP/AL), presidente da Casa, declarou que irá colocar o projeto em votação.

As coordenadoras Lucena Pacheco, Juscileide Rondon e os coordenadores Evilásio Dantas, Fabiano dos Santos, Thiago Duarte, Luiz Cláudio Correa, Roberto Policarpo, Fernando Freitas participaram das atividades.

Com delegação ou representação os Sindicatos de base; Sintrajufe/RS, Sintrajud/SP, Sitraam/AM, Sindjufe/MS, Sindjufe/MT, Sindjufe/BA, Sintrajufe/PE, Sisejufe/RJ, Sindiquinze/SP, Sindjuf/PB, além de servidores da base do Distrito Federal estiveram presentes.

As ações já provocaram o enfraquecimento no governo e a PEC 32 está cada dia mais distante de aprovação. Temendo derrota, Arthur Lira adiou por mais uma semana sua apresentação.

Enquanto acontecia o ato do lado de fora do Anexo, coordenadores e dirigentes sindicais fizeram corpo a corpo nas dependências internas do Congresso. A coordenadora Lucena Pacheco juntamente com os diretores do Sisejufe,Soraia Marca e Pietro Valério buscaram apoio com a senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA) e o senador Carlos Portinho (PL/RJ).Juntos, os senadores afirmaram discordar do texto da proposta e garantiram intervir para que não haja"atropelo" pela aprovação do tema na casa.

Em entrevista para  o programa ”Amarelas On Air" da revista “Veja” na segunda- feira (18), Arthur Lira afirmou que a reforma administrativa tem muitas dificuldades para avançar.

Ao elencar “ausência de mobilização de quem defende a proposta”,“letargia do governo em agir com mais rigor a favor do texto” e “ausência de setores organizados”, percebe-se que o presidente da Casa está isolado e sem forças.

O projeto de reforma administrativa que o governo quer aprovar todos sabem que é o fim do funcionalismo. E não é só isso. A reforma vai trazer de volta a ingerência política, privatização dos serviços essenciais e precarização social.

Os parlamentares presentes ao ato reafirmaram que a mobilização tem feito o governo recuar. Nesse sentido, a orientação é unidade na luta para derrubar a PEC 32.

 

Aeroporto

Nesta semana a pressão nos aeroportos começou ainda na segunda-feira (18) Várias entidades mais uma vez expressaram contrariedade a proposta nos estados e em Brasília.  Na manhã desta terça-feira no aeroporto de Brasília o deputado Vinicius Poit (Novo-SP) chegou a agredir os manifestantes no momento do desembarque.

As atividades de combate continuam no resto da semana. Confira programação:

20/10: 09 horas - concentração no Espaço do Servidor com caminhada até o Congresso Nacional

20/10: 14 horas - vigília no Anexo II da Câmara;

21/10: manhã: atividade a definir;

21/10: vigília no Anexo II da Câmara.

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc