fbpx

18A: em programa, Fenajufe alerta que PEC 32 vai fragilizar o Estado brasileiro

18A: em programa, Fenajufe alerta que PEC 32 vai fragilizar o Estado brasileiro

Entrevista na TV Resistência Contemporânea abordou os prejuízos da PEC 32/20 para a população e como a proposta afeta os direitos humanos

A Fenajufe participou nesta quarta-feira (18), como uma das atividades do 18A, do programa Conversando sobre os Direitos dos Manos na TV Resistência Contemporânea que abordou os prejuízos da reforma administrativa (PEC 32/20) do governo BolsoGuedes. O coordenador Fernando Freitas representou a Federação na entrevista; diversos atos virtuais e presenciais acontecem neste dia nacional de greve geral, paralisações e protestos contra a PEC 32.

Com o tema Em que a PEC 32 prejudica a população e afeta os direitos humanos, Fernando Freitas alertou que a reforma administrativa vai precarizar a prestação dos serviços públicos à população que mais necessita.

Freitas pontuou que o Estado precisa de reformas sim, pois não é imutável, assim como a sociedade. No entanto, reformas com base em pilares que nascem do anseio da nação. E explicou como a Constituição Federal de 1988 (CF/88) estabelece garantias aos cidadãos como saúde, educação, segurança, assistência social, aposentadoria. "O SUS hoje no Brasil talvez seja a maior demonstração dos direitos humanos, um direito à própria vida".

O diretor afirmou que a PEC 32 prevê a volta do apadrinhamento político com indicações a cargos públicos, o que existia antes da CF/88. "A reforma administrativa vai fragilizar o Estado", aponta.

Fernando desmonta, ainda, outra falácia do governo e dos parlamentares que são favoráveis ao texto de que a PEC 32 não atingirá os atuais servidores. O coordenador destacou que, quando se muda a regra de estabilidade e o caráter subjetivo da avaliação de desempenho, isso atinge os atuais servidores.

"A PEC 32 não interessa aos servidores públicos. Interessa ao capital e ao mercado financeiro porque vai privatizar, terceirizar com cabides de emprego, indicados e apadrinhados. Interessa aos que não tem compromisso com o projeto de Estado do Brasil".

Assista a íntegra do bate-papo:

18A

Diversas atividades acontecem ao longo do dia neste 18A em defesa do serviço público e contra a reforma administrativa. As tags #SOSServiçoPúblico e #18ADiaDeLuta — utilizadas no tuitaço do início da manhã — figuram entre os assuntos mais comentados no Twitter. A cobertura das demais atividades desta quarta-feira serão publicadas nos canais da Fenajufe.

Mobiliza Fenajufe

A Fenajufe lançou a plataforma Mobiliza Fenajufe para que as servidoras e servidores do PJU pressionem os deputados a votarem contra a reforma administrativa. Envie mensagens pelo Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp. Você pode ainda personalizar um e-mail para o(a) deputado(a). Na “pastinha”, você acessa dados como as bases eleitorais do(a) parlamentar.


 Acesse aqui o Mobiliza Fenajufe e pressione! 


 

Raphael de Araújo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc