fbpx

Fórum de Carreira do CNJ aprova minuta de projeto de lei sobre reenquadramento dos auxiliares

Fórum de Carreira do CNJ aprova minuta de projeto de lei sobre reenquadramento dos auxiliares

A proposta aprovada será encaminhada à secretaria-geral e depois remetida à presidência do CNJ

O Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU avançou na questão do reenquadramento dos auxiliares em reunião nesta quarta-feira (17) e aprovou a proposta de minuta de Projeto de Lei para alteração da Lei 11.416/2006 com objetivo de estender o enquadramento já previsto no Art. 5º da Lei 8.460/92 aos demais servidores que ocupam a categoria de Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, Artífices e Auxiliares Judiciários.

Pela Fenajufe, participaram a coordenadora Lucena Pacheco e os coordenadores Charles Bruxel, Fabiano dos Santos, Luiz Cláudio Correa, Roberto Policarpo e Thiago Duarte. Participação também da assessora sindical e especialista em carreira pública, Vera Miranda.

No início do encontro, Bruno Crasnek — assessor-chefe do conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho — explicou que o conselheiro assentiu com a proposta de reenquadramento. No último encontro, os integrantes dos tribunais já haviam concordado com o texto apresentado pela Fenajufe e faltava apenas o aval do coordenador do Fórum de Carreira.

A minuta será encaminhada à secretaria-geral e depois remetida à presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para avaliação do melhor caminho para envio do anteprojeto ao Congresso Nacional.

Pautas externas

Tratando de outros tópicos, o coordenador da Fenajufe Roberto Policarpo pontuou sobre os documentos externos que chegam ao Fórum de Carreira. O coordenador sugeriu que sejam analisados pelos integrantes, mas que se transforme em pauta apenas as demandas oriundas dos membros da comissão. Além disso, Policarpo reforçou — e foi corroborado pelos representantes das administrações — que assuntos relacionados ao Fórum fossem levados ao colegiado e citou a reunião com o diretor-geral, Johaness Eck, a respeito da Portaria 270/21-CNJ que criou GT para discutir cargos em comissão no PJU. Policarpo sugeriu também que na última reunião do ano sejam tratados os encaminhamentos dos subgrupos Descrição dos Cargos/NS e Polícia Judicial e a criação de um grupo ou subgrupo de reestruturação da carreira para debate sobre a tabela salarial, cargos e demais assuntos.

O coordenador Thiago Duarte reiterou que é fundamental fazer a diferenciação dos documentos que são para ciência e os que são pauta no colegiado. O diretor falou sobre o NS, discutido hoje no subgrupo Descrição dos Cargos, e da importância de avançar nesse tema este ano, enviando o anteprojeto para o Congresso. Thiago fez um histórico do debate salarial no Fórum de Carreira com a tentativa de emplacar o reajuste emergencial em 2021 e reforçou que é essencial a instalação de um subgrupo de reestruturação de carreira e debate salarial.

Ainda nesse tema, a coordenadora Lucena Pacheco lembrou que o conselheiro Bandeira na última reunião falou que as sugestões para os debates precisam vir dos membros do Fórum. A coordenadora frisou a necessidade, também, de fechar as sugestões dos projetos de lei do NS e Polícia Judicial e da criação do grupo de reestruturação de carreira.

Descrição dos Cargos e Polícia Judicial

Os integrantes dos subgrupos Descrição dos Cargos e Polícia Judicial fecharão as propostas até o início de dezembro para apresentação no grupo geral. O subgrupo da Polícia Judicial tem reunião marcada para a próxima terça-feira (23) para ouvir o secretário de segurança do STF, Marcelo Canizares Schettini.

Outros temas

Ao final da reunião, o coordenador Fabiano dos Santos mencionou a questão dos dirigentes sindicais liberados em licença para mandatos classistas: eles não progridem na carreira não por uma restrição legal, mas por redação específica de normativo do CNJ e que é utilizado como motivo pelas administrações. Fabiano levantou o assunto para que o colegiado discuta o tema da progressão no Grupo 1. O coordenador destacou que se constitui em uma restrição à atuação sindical.

Última reunião do ano

O último encontro do Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU está marcado para o dia 9 de dezembro para avaliação das atividades desenvolvidas em cada grupo desde o início dos debates; apreciação das propostas dos subgrupos Descrição dos Cargos e Polícia Judicial; e discussão sobre a criação de um grupo acerca da reestruturação da carreira.

 

Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc