fbpx

Em reunião nesta quinta (19), Fórum de Carreira do CNJ destaca bons resultados nos debates dos grupos

Em reunião nesta quinta (19), Fórum de Carreira do CNJ destaca bons resultados nos debates dos grupos

Reenquadramento dos auxiliares e AQ são temas com encaminhamentos bem avançados no colegiado

Depois de muitos debates nas últimas semanas, o Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU se reuniu novamente nesta quinta-feira (19) para avaliação das discussões nos grupos e subgrupos do colegiado: Grupo 1 - Descrição dos Cargos, Polícia Judicial e Adicional de Qualificação; Grupo 2 - Recomposição e questões salariais e Grupo 3 - VPNI dos Oficiais de Justiça e reenquadramento dos auxiliares.

Pela Fenajufe, participaram a coordenadora Lucena Pacheco e os coordenadores Charles Bruxel, Edson Borowski, Fabiano dos Santos, Luiz Cláudio Correia, Roberto Policarpo e Thiago Duarte, além da assessora sindical e especialista em Carreira Pública Vera Miranda.

Grupo 1 - Estruturação de cargos, revisão de normas e portarias conjuntas, desenvolvimento na carreira e qualidade de vida no trabalho

Adicional de Qualificação

Sobre os debates no subgrupo acerca do Adicional de Qualificação, os integrantes explicaram que estão discutindo alterações no Anexo I da Portaria Conjunta STF/CNJ/TST/TSE/STJ/CJF/CSJT/TJDFT nº 1 de 07/03/2007 que regulamenta o AQ.

Os integrantes aguardarão as inclusões do STF e, numa próxima reunião, devem fechar o texto para que seja encaminhado ao coordenador do Fórum de Carreira, conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho.

Polícia Judicial

Já o subgrupo que trata da Polícia Judicial avançou bastante nas discussões e foram apresentadas três propostas para regulamentação da Polícia Judicial: da Fenajufe, Sindjus-DF e Agepoljus. O conselheiro Mário Augusto Figueiredo de Lacerda Guerreiro foi ouvido no último encontro. O secretário de segurança do STF, Marcelo Canizares Schettini, também será ouvido pelo subgrupo.

Nas próximas reuniões serão apresentadas as propostas das entidades.

Descrição dos Cargos

Por sua vez, o subgrupo que antes debatia a alteração do nível de escolaridade para ingresso na carreira de Técnico Judiciário (NS) foi ampliado e agora discute as atribuições e competências dos cargos do PJU. O subgrupo Descrição dos Cargos continua sob supervisão da Fenajufe através do coordenador Roberto Policarpo.

O coordenador explicou que a Fenajufe sugeriu que se fizesse as alterações das atribuições e competências nas portarias e não na lei. Dessa forma, os trabalhos do subgrupo começaram com a análise da Portaria Conjunta Nº 3/2007 — que regulamenta dispositivos da Lei 11.416/2006, que dispõe sobre as carreiras dos servidores do Poder Judiciário da União.

Policarpo informou que, após a consolidação da posição sobre a descrição dos cargos, o subgrupo avaliará a melhor maneira de encaminhar o NS.

Grupo 2 - Recomposição e questões salariais

Tema também amplamente debatido e defendido pela Fenajufe foi a questão de um reajuste emergencial aproveitando a janela orçamentária de 2022: o Executivo encaminhará a Lei Orçamentária Anual (LOA) ao Congresso Nacional até 31 de agosto. Contudo, nas propostas orçamentárias encaminhadas pelos Tribunais não há previsão de reajuste.

Nesse sentido, o conselheiro Luiz Fernando Bandeira ficou de ver junto à presidência definição sobre o assunto.

Grupo 3 - VPNI dos Oficiais de Justiça e reenquadramento dos auxiliares

O coordenador Thiago Duarte explicou que o Grupo 3 levou ao conselheiro Luiz Fernando Bandeira, ainda em julho, a discussão sobre o pagamento da Gratificação de Atividade Externa (GAE) e Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) aos Oficiais de Justiça como encaminhamento do grupo. A Fenajufe acompanha com preocupação a mudança de entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU) — que vem sendo acompanhado pelos TRTs — justificando ilegalidade no acúmulo da VPNI e GAE.

Hoje, o conselheiro Bandeira disse que se reuniu com o ministro Raimundo Carreiro, relator do processo no Tribunal de Contas da União (TCU), mas ponderou que o tema necessita de mais diálogo com o relator.

Com relação ao reenquadramento dos auxiliares, Thiago lembrou que já foi encaminhada a proposta de minuta de Projeto de Lei para alteração da Lei 11.416/2006 (Plano de Cargos e Salários dos Servidores do PJU) com objetivo de estender o enquadramento já previsto no Art. 5º da Lei 8.460/92 aos demais servidores que ocupam a categoria de Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, Artífices e Auxiliares Judiciários. A proposta será encaminhada ao Congresso Nacional.

O Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU volta a se reunir em setembro.

PEC 32

Ao final da reunião, os coordenadores Fabiano dos Santos e Thiago Duarte levaram ao Fórum a preocupação com o avanço da reforma administrativa (PEC 32/20) na Câmara dos Deputados e os impactos na carreira dos servidores do PJU. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), confirmou que pretende votar a PEC 32 até o final de agosto na comissão especial e, em setembro, no Plenário. Apresentou-se a ideia de avançar no entendimento comum sobre o tema, tendo em vista o desdobramento dos impactos no Judiciário. 

 

Raphael de Araújo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc