fbpx

Dia de luto para o povo brasileiro! Véspera da luta para trazer de volta tudo que nos tiraram

Por Denise Carneiro, servidora da Justiça Federal na Bahia. Artigo escrito em Brasília após a aprovação do fim da Previdência Social

Após 31 anos da promulgação de uma Carta Magna, fruto da luta dos nossos pais, que garantiram ali o nosso direito à aposentadoria implantando um dos melhores programas de seguridade no mundo, a nossa geração deixa isso tudo escapar das mãos!

O Brasil verá novamente milhões de idosos voltarem à miséria, de onde, para alguns, eles nunca deveriam ter saído...

Até a véspera da aprovação em primeiro turno na Câmara dos Deputados, os sanguessugas entoavam a ladainha de que "só a reforma salvaria o Brasil" do caos. Esse caos recente vem batendo à nossa porta desde 2008, há 4 anos meteu o pé e entrou, e nesse ano entrou nos cômodos de toda a casa sufocando os moradores. E só a Reforma, diziam, seria a salvação para expulsar esse caos.

Após a aprovação na Câmara, a ladainha muda: “é preciso MAIS que essa reforma" para expulsar o caos, brada o FMI e seus asseclas fazem eco.

Em 2016 a panaceia foi a PEC do teto, em 2017 foi a Reforma Trabalhista, e a situação só piora. Em 2018 alguns Estados aprovaram a Securitização com o mesmo discurso e quebraram. Em 2019 vimos aprovada essa maldita Reforma da Previdência. Em 2020 virá a PEC paralela (uma reforma da previdência ainda mais dura e criminosa), virá a Reforma Administrativa para acabar com o serviço público, virá a Securitização federal, e, como o caos não irá mesmo embora (todos sabemos disso), o Estado reforçará ainda mais os instrumentos de repressão para coibir a revolta que hoje visita o Equador, o Chile, etc., no rastro do mesmo neoliberalismo selvagem que não tivemos coragem de enfrentar à altura!

Aqui, em poucos anos, não terá vaga suficiente nas cadeias para colocar todos os “bandidos” vítimas do sistema, nem covas para os assassinados por esse sistema. Muitos "cidadãos de bem" morrerão pelas mãos de outros "cidadãos de bem".

É o fim dos dias, e não, Jesus não vai voltar para nos salvar.

O caos – que diziam ter sido causado pelo excesso de direitos do povo - continuará perto de nós, mesmo quando não houver mais direito algum. E a violência real, implacável seguirá amedrontando e intimidando a nunca mais ousarmos lutar por direitos, ora onde já se viu latino-afro-índio-americano ter direitos sociais e trabalhistas!??

Talvez a fome acorde o nosso povo como acordou o de vários Países, após uma fagulha qualquer, que pode vir em forma de um reajuste de passagem, por exemplo... Aí os sanguessugas poderão enfim ser sugados por um povo faminto em luta por comida, por justiça, por um país melhor. Talvez minha geração não veja, mas esse dia chegar

Pin It

afju fja fndc