fbpx

Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (FPMSP) retoma calendário de reuniões em 2023

Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (FPMSP) retoma calendário de reuniões em 2023

Entidades aprovam reinstalação da Frente e se comprometem a manter apoio para viabilizar as lutas das categorias

As entidades que compõem a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, entre elas a Fenajufe, estiveram reunidas nesta nesta segunda-feira (27).O evento virtual ocorreu após uma pausa de três meses dos debates.

As coordenadoras Paula Meniconi, Márcia Pissurno além dos coordenadores, Fabiano dos Santos e Thiago Duarte, participaram pela Federação. A retomada dos debates semanais teve como pauta principal a manutenção e o fortalecimento da organização instalada no ano de 2007 em defesa do funcionalismo.

Da base, registramos a presença dos sindicatos Sindjufe/MS, Sindiquinze/SP, Sitraemg/MG e Sintrajud/SP.

Patrícia Coimbra, assessora política da Frente Parlamentar expôs a necessidade de reinstalação, organização e funcionamento da Frente para o ano de 2023, ao mesmo tempo em que apresentou as dificuldades em continuar com o trabalho de luta na defesa dos serviços e servidores públicos sem o apoio financeiro das entidades.

Outro ponto colocado pela assessora foi a possibilidade de junção à outra Frente (Servir- Brasil), criada em 2019 com o mesmo nome e proposta, ao que os participantes foram decididamente contrários.

O coordenador Thiago Duarte ressaltou a importância da manutenção do fórum como “espaço catalisador de debates das categorias do funcionalismo” e lembrou que a atuação conjunta construída com a Frente e entidades do serviço público foi determinante para barrar a tramitação da reforma Administrativa (PEC-32/20) em 2022.  

Para reinstalar a Frente é preciso coletar novas assinaturas com apoio de parlamentares, sendo 171 da Câmada dos deputados e 27 no Senado Federal totalizando 198 nomes. Nesse sentido, é importante as entidades buscarem apoio dos parlamentares em seus estados de origem.

Além disso, o apoio financeiro é fundamental para a continuidade dos trabalhos de atuação da Frente. Foi reforçada a importância de as entidades firmarem compromisso em contribuir mensalmente com um valor (a ser definido) para a retomada das lutas em 2023, que são muitas. 

Encaminhamentos 

As entidades presentes foram unânimes pela opção de manter o apoio necessário para que a Frente possa continuar atuação e o fortalecimento da unidade entre as categorias visando a defesa dos direitos das servidoras e servidores e públicos.

Uma planilha com orçamentos dos gastos financeiros anuais para manter a Frente  Parlamentar do Serviço Público será apresentada no próximo encontro.

Com a retomada dos debates, nova reunião ficou agendada para a próxima segunda-feira (02 de abril), no mesmo horário.

 

Joana Darc Melo

 

Pin It

afju fja fndc