fbpx

Fenajufe participa da inauguração de grupo de trabalho para auxiliar na regulamentação da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia

Fenajufe participa da inauguração de grupo de trabalho para auxiliar na regulamentação da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia

GT será dividido em três grupos temáticos e a previsão é que a minuta da regulamentação seja finalizada em 31 de março

A Fenajufe participou, nessa terça-feira (28), da inauguração do grupo de trabalho (GT) para auxiliar na regulamentação da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD); a Federação terá assento no grupo que também discutirá o enfrentamento à desinformação e fake news. A cerimônia ocorreu no auditório da Escola da Advocacia-Geral da União (AGU), em Brasília.

A coordenadora Sandra Dias representou a Fenajufe; participação também do advogado Paulo Freire, da Assessoria Jurídica Nacional da Federação, representando a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).

O GT será dividido em três grupos temáticos:

Grupo 1: Democracia, Integridade da Ação Pública e Legitimação dos Poderes;

Grupo 2: Democracia e Representação de Agentes Públicos;

Grupo 3: Democracia, Desinformação e Políticas Públicas.

A Fenajufe participará do Grupo 2: Democracia e Representação de Agentes Públicos. De acordo com a Advocacia-Geral da União, cada eixo temático vai trabalhar a partir de algumas questões, que deverão ser discutidas e respondidas ao longo dos trabalhos, entre elas: “Difusão de desinformação contra órgãos dos Poderes constituídos ou seus membros constituem riscos ou lesões à legitimação dos Poderes e de seus membros para exercício de suas funções constitucionais?”; e “Quais os instrumentos legais adequados para prevenir, inibir, solucionar, conter e reparar danos decorrentes de desinformação sobre políticas públicas?”.

Ainda segundo a AGU, as discussões acontecerão ao longo do mês de março e a previsão é que a minuta da regulamentação da procuradoria seja finalizada em 31 de março; em seguida, o texto será submetido a uma consulta pública.

No dia 8 de janeiro, a democracia brasileira sofreu um duríssimo ataque: terroristas bolsonaristas invadiram, depredaram, quebraram e saquearam as sedes dos três poderes da República.

 

Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc