fbpx

Mulheres na Justiça: Fenajufe participa de seminário no CNJ sobre equidade de gênero

Mulheres na Justiça: Fenajufe participa de seminário no CNJ sobre equidade de gênero

Evento  ocorreu nos dias 17 e 18 e abriu a campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres iniciada dia 20 no Brasil

O Conselho Nacional de Justiça realizou seminário para discutir paridade, equidade de gênero  e os desafios enfrentados na questão da representatividade feminina na Justiça. O seminário  contou com a participação de lideranças femininas dos vários ramos da justiça.

A Fenajufe foi representada pelas coordenadoras gerais Lucena Pacheco, que participou da abertura do evento, e Sandra Dias, da oficina  com o tema “Participação Feminina em Tribunais”. Além da Federação, as dirigentes representaram seus sindicatos de base Sisejufe/RJ e Sindiquinze/SP, respectivamente.

O tema central do evento foi a Resolução CNJ nº 255/2018,que institui a Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário. De acordo com o texto da Resolução “todos os ramos e unidades do PJU deverão adotar medidas tendentes a assegurar a igualdade de gênero no ambiente institucional.”

No primeiro dia, as dirigentes acompanharam painéis que apresentaram estudos e estatísticas que ilustram o contexto institucional discriminatório no qual as mulheres estão inseridas.O segundo dia foi reservado às oficinas.

Para Lucena, o evento foi um momento importante para estabelecer uma abertura de diálogo e "colaborar com a construção de pautas relevantes para as servidoras, relacionadas à equidade de gênero, raça, acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, além de questões como assédio". A coordenadora reforçou que a atividade trouxe também "oportunidade de participar de pautas femininas  e boas práticas tão importantes  tanto no PJU quanto para toda a sociedade."

Sandra Dias, que participou da oficina sobre a participação feminina em tribunais, registrou que “o evento possibilitou a discussão sobre as dificuldades e os desafios a serem enfrentados para se alcançar a equidade, sobretudo a de gênero e de raça, no Poder Judiciário, com o encaminhamento de propostas indispensáveis para mudança do perfil vigente”.

Além da Fenajufe, também a Fenajud foi representada por servidoras no evento que contou,ainda,com a participação de servidoras do Ministério Público,Conamp, ANPR, ANPT,Defensoria Pública e Anadep, Ajufe, Anamatra, AMB, AGU, entre outras.

A conselheira juíza e conselheira,Salise Sanchotene, ressaltou a importância da participação da Fenajufe no evento.

Joana Darc Melo

Pin It

afju fja fndc