fbpx

Fenajufe reúne -se com ministro do STF, Dias Tófoli, e pede apoio para derrubada do veto 51 do NS

Fenajufe reúne -se com ministro do STF, Dias Tófoli, e pede apoio para derrubada do veto 51 do NS

Reunião encerra semana de articulação política para derrubar o veto de Bolsonaro ao nível superior  do PL 3662/21

Encontro ocorreu no final da tarde desta quinta-feira(20). Participaram o coordenador Fábio Sabóia e servidores da delegação do Ceará presentes na semana de mobilização em Brasília. Além da Federação participaram dirigentes do Sintrajufe/CE (Aguinaldo Damasceno) e o representante da associação de técnicos (Anatec-jus) Dalmário Filho.  A  reunião foi articulada pela associação Anatecjus.

Com o avançado horário da reunião, o coordenador Thiago Duarte também plantonista da semana, não conseguiu participar por já se encontrar em trânsito para seu estado.

Os dirigentes avaliaram como bastante positiva a reunião. Ainda segundo os participantes, o ministro afirmou que está disposto a ajudar na articulação da derrubada do veto presidencial, além de achar que é possível conseguir o resultado por meio da atuação da base dos servidores do Judiciários Federal”.

A cada semana a Fenajufe reforça atuação junto ao Congresso Nacional na busca de apoio pela derrubada do veto nº 51. Desde sua publicação em 21 d setembro, a Federação e sindicatos filiados estudam estratégias de pressão para derrubar o veto de Bolsonaro ao NS.

Além de levar a pauta do veto de Bolsonaro ao para o ministro da Suprema Corte, os plantonistas da semana Fábio Sabóia e Thiago Duarte visitaram os gabinetes dos deputados Paulo Teixeira, secretário geral do Partido dos Trabalhadores, Ricardo Silva, vice-líder do PSD, e Isnaldo Bulhões líder do MDB de Alagoas, Pompeo de Matos (PDT /RS) e Mauro Benevídes (PDT/CE).

O objetivo foi apresentar argumentos pela derrubada do veto de Bolsonaro ao NS (VET 51); contra a reforma administrativa (PEC/20) e pela defesa da recomposição salarial das servidoras e servidores do PJU e MPU (PLs 2441/22 e 2442/22.

As atividades fazem parte do chamamento da Fenajufe aos sindicatos de base e serão intensificadas após o segundo turno das eleições.

O  próximo período vai exigir bastante empenho e forte atuação política da Fenajufe e dos sindicatos filiados.

Para derrubar os vetos serão necessários pelo menos 257 votos contrários a eles na Câmara dos Deputados e 41 no Senado Federal. 

Joana Darc Melo

Pin It

afju fja fndc