fbpx

Descaso do governo completará um mês e servidores avançam rumo à greve unificada

Descaso do governo completará um mês e servidores avançam rumo à greve unificada

Calendário aprovado pelo Fonasefe indica greve unificada dos servidores em 9 de março; novo ato está marcado para o dia 18/02

Na próxima sexta-feira (18) completará um mês sem resposta do governo ao ofício protocolado pelos servidores públicos federais no Ministério da Economia pedindo abertura de mesa de negociação sobre a recomposição salarial. O documento foi assinado pelo Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual a Fenajufe faz parte, e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate).

As entidades, inclusive, reiteraram o pedido no dia 8 de fevereiro e, até o momento, nenhum representante do governo se manifestou. Servidores aguardam resposta quanto às reivindicações protocoladas que são: a recomposição salarial imediata de 19,99% (referente às perdas inflacionárias do governo Bolsonaro); arquivamento da PEC 32/2020; e a revogação da Emenda Constitucional 95.

O descaso do governo com os servidores não aponta outro caminho senão a greve unificada do funcionalismo — indicada pelo calendário do Fonasefe para 9 de março. Para esta semana e até 25/02, o indicativo é estado de greve em todo o funcionalismo público com realização de assembleias estaduais e municipais que podem definir pela greve geral unificada.

Na sexta, servidoras e servidores de todo o País realizarão ato simbólico em protesto aos 30 dias de silêncio do governo, a partir das 10h no Ministério da Economia.

Calendário

• 14 a 25/02 – Jornada de Luta em estado de greve; realização de assembleias nos estados;

• 18/02 – Ato em frente ao ministério da economia às 9horas pela recomposição salarial de 19,99%.(ato será performático e terá transmissão ao vivo);

• 23/02 - Plenária Nacional das Servidoras e Servidores Públicos Federais (virtual), às 18h;

• 09/03 – Greve Nacional dos(as) Servidores(as) Federais (se aprovada nas assembleias).

Reunião com Fux

Ontem (15), a Fenajufe se reuniu com o ministro Luiz Fux, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Supremo Tribunal Federal (STF) para tratar da alteração do nível de escolaridade para ingresso na carreira de técnico (NS) e recomposição salarial em 19,99%. Nesta quarta-feira (16), a Fenajufe irá protocolar os requerimentos administrativos no Supremo, referentes tanto ao NS quanto à recomposição salarial emergencial, para posterior apreciação do Plenário.

Leia mais: Em reunião com Ministro Fux, Fenajufe tem o melhor resultado no encaminhamento do NS desde 2015

 

Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc