fbpx

Dia do Servidor é destaque em reunião da Frente do Serviço Público

Cenário de risco para servidores aumenta frente articulações de Maia para composição da CCJ. Pressão sobre parlamento é imprescindível. Programação do 28 de outubro abrange estados

A agenda da semana, sem dúvida, conta com uma data bem definida e que tem grande importância em tempos de retrocessos sociais e avanço do autoritarismo estatal sobre a cidadania: o Dia da Servidora e do Servidor Público, no 28 de outubro.

Foi com essa perspectiva e com vistas a amplificar o calendário de atividades que se desenrolam essa semana, que entidades da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público reuniram-se na tarde desta segunda-feira, 26. A Fenajufe mais uma vez marcou forte presença, representada pelo coordenador Roberto Policarpo.

Nos informes, Policarpo lembrou da participação das entidades filiadas à Federação na Plenária do Fonasefe, acontecida no sábado, 24. Mas o destaque do dirigente foi quanto à organização pela Fenajufe, em parceria com Fenajud, Fenassojaf, Fenamp/ Ansemp, Fenafisco, Sindjufe/MS, Associação dos servidores do MPRJ, Sitraemg/MG, Sisejufe/RJ, Sindjufe PA/AP, Sitraam/AM, Sinjap/AP, Aojustra, Serjusmig/MG, Sintrajufe/RS, Sindissetima/CE, Sindjustiça/GO, Sinjus/MG, Sindjus/RS, Sinjusto/TO, Sintaj/PB, Sindifisco/MS, Sindsemp/MG, Sintrajud/SP e Sintrajufe/PE, da campanha nacional em defesa dos serviços públicos e contra a reforma administrativa. Um vídeo-manifesto será lançado no dia 28, anunciando a campanha nacional.

Roberto Policarpo também lembrou da orientação que a Fenajufe faz aos sindicatos para as eleições municipais: pressão sobre candidatos a prefeito e vereador ligados aos deputados e senadores que se mostrem favoráveis, parcialmente favoráveis e indecisos no que diz respeito à reforma Administrativa.

Levantamento organizado pela Assessoria Parlamentar da Fenajufe, sob responsabilidade da Queiroz Assessoria Parlamentar, identificou o “humor” dos parlamentares quanto à PEC 32/2020. O levantamento se divide em “Favoráveis”, “Parcialmente Favoráveis”, “Indecisos” e “Contrários” à PEC. No link a seguir você pode conhecer a posição do parlamentar do seu estado:

 Posição dos Parlamentares quanto à reforma Administrativa (baixe o PDF)

Com o objetivo de fortalecer a luta contra a reforma, Policarpo disponibilizou a relação original às entidades para que atuem na pressão de deputados e senadores em suas bases eleitorais. A participação do coordenador da Fenajufe pode ser acompanhada em vídeo:

Cenário

Na análise inicial a cargo da Assessoria Parlamentar da Frente, Vladimir Nepomuceno destacou a letargia do Congresso em momento de eleições municipais, que monopolizam a atenção dos parlamentares. Mas o fato de deputados e senadores estarem se dedicando a interesses domésticos em suas bases eleitorais não afasta, sobremaneira, o perigo.

Em articulações já bem adiantadas na Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ) costura para montar a direção da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, com longevidade para além da presidência de Maia – que termina em fevereiro e com reeleição pouco provável – e com presidente e relator já previamente indicados. Por que disso? Para garantir rapidez na tramitação da PEC 32/2020 (reforma Administrativa) até 15 de fevereiro.

Garantindo presidência do principal colegiado da Câmara (CCJ) e relatoria da proposta, Maia consegue resolver o impasse da tramitação, compromisso central do parlamentar com o setor financeiro e com um único objetivo: privatizar os serviços públicos.

Na outra ponta e no papel de provocar uma digressão plausível, a Frente que defende a reforma, presidida pelo deputado Tiago Mitraud (Novo/MG), continua a pirotecnia de incluir magistrados e parlamentares na reforma, o que não acontecerá, como já sinalizado pelo próprio Maia.


Ações

Durante o encontro Vladimir Nepomuceno também elogiou a iniciativa do Sintrajuf/PE, sindicato da base da Fenajufe, que lançou o “Minuto da Reforma Administrativa”. Os spots com duração de 60 segundos serão transmitidos nas rádios Jornal (FM 90.3) e Jovem Pan (FM 95.9), às segundas, quartas e sextas no período da manhã. Um dos objetivos do Sintrajuf-PE é se contrapor minimamente às distorções sobre o serviço público que são veiculadas na mídia comercial e patrocinadas pelo governo Bolsonaro. Ouça em https://soundcloud.com/user886690745/minuto-sintrajuf-pe.


Dia da Servidora e do Servidor Público

Para marcar a data, a programação, até o momento, está assim definida:

- 27 de outubro

               - 14 h - Lançamento do novo vídeo do Fonasefe, na campanha contra a reforma Administrativa. Facebook de várias entidades, incluindo a página da Fenajufe.


- 28 de Outubro

               - 8h – Lançamento do novo vídeo da Frente do Serviço Público, na campanha contra a reforma Administrativ;

            - 10h – Lançamento do vídeo-manifesto da Fenajufe, campanha nacional de valorização do serviço público e contra a reforma Administrativa

               - 19h – Tuitaço contra a reforma Adminsitrativa

               - Atos nos estados e DF contra a reforma Administrativa

 

Luciano Beregeno, da Fenajufe (texto e webarte)

Pin It

afju fja fndc