fbpx

Greve no Judiciário Federal amplia-se com a entrada de SP e RS a partir de hoje (15/05)

Cumprindo calendário aprovado em reunião ampliada da Fenajufe, São Paulo e Rio Grande do Sul iniciam greve por prazo indeterminado, unindo-se a Bahia e Mato Grosso, que já estão em greve desde o dia 29 de abril. Demais estados devem apressar seu calendário para unificar a pressão.

Nesta quinta-feira (15/05), servidores das bases do Sintrajufe/RS (foto ao lado*) e do Sintrajud/SP iniciam greve por tempo indeterminado, unindo-se aos servidores da Bahia e de Mato Grosso, que já estão em greve desde o dia 29 de abril.

Com a entrada destes dois grandes estados, a greve no Judiciário Federal amplifica-se e ganha novos contornos, incentivando todos os demais sindicatos a apressarem seus calendários e preparativos para deflagrar a greve na sua base e dessa forma aumentar a pressão sobre o governo Dilma e a cúpula do Judiciário, buscando assegurar abertura de negociações e efetivo atendimento da pauta geral dos servidores federais e da específica do Judiciário Federal.

Desde meados de março, o movimento grevista vem sendo construído no âmbito dos servidores públicos federais, com paralisações em diversas categorias do Executivo, como já verifica com os servidores das universidades federais, professores e técnicos da escolas técnicas federais e servidores da cultura. Professores das universidades paralisam por 24h no dia 21/05 e avaliam calendário para deflagração greve. Policia Federal, Auditores da Receita Federal vêm fazendo paralisações pontuais e operação padrão e deram ultimato ao governo até fim deste mês, indicando a possibilidade de deflagração de greve às vésperas da copa. A greve amplia-se e intensifica, devido à intransigência do governo Dilma, que nega-se em abrir negociações com os servidores, que estão em campanha salarial unificada, e não aceitam a política de congelamento salarial do governo, que em documento enviado às entidades, sinalizou que só volta a conversar em 2016.

Calendário de mobilização

Em reunião ampliada da Fenajufe, realizada no dia 10 de maio, 92 delegados e 18 observadores, representando 20 sindicatos e a própria Federação, fizeram um grande debate sobre como está a mobilização da categoria em todo o país, aprovando a manutenção, fortalecimento e ampliação da greve na base daqueles estados que ainda não tinham indicativo de greve.

O plenário definiu um calendário de mobilização para os próximos dias:

-  21/05, Apagão do Judiciário e do MPU, com paralisação de atividades em todos os locais de trabalho no país, com realização de atos e assembleias;

- 29/05, Dia Nacional de Luta e pressão, com realização de atos nos estados, sendo que a data marca o prazo limite para que a mesa de negociação recém instalada com o Judiciário apresente proposta efetiva de reposição salarial emergencial, com reposição das perdas específicas da categoria, que já ultrapassa os 50%;

- 31/05 - Encontro Nacional dos Técnicos;

- 01/06 -  Reunião Ampliada da Fenajufe com seus 31 sindicatos filiados.

Por Eduardo Wendhausen Ramos

* Foto da assembleia do Sintrajfe/RS, no dia 09/05

Pin It

afju fja fndc