fbpx

Sinjuspar/PR pede mobilização da categoria em prol do PL 7027/2013 e ações dos servidores dão primeiro resultado

Em apoio aos servidores da Justiça Eleitoral, o Sinjuspar/PR organiza um plano de atuação em prol da aprovação do PL 7027/2013, que dentre outros assuntos trata da isonomia da função de chefe dos cartórios eleitorais e da criação de outras funções em cada cartório eleitoral.

A abordagem dos parlamentares teve origem na orientação repassada aos sindicatos pelo Eneje, de procurarem os deputados em suas respectivas regiões para pressioná-los a votar e aprovar o projeto o mais rapidamente possível.

Na oportunidade, o Eneje também deliberou sobre uma nova estratégia de aprovação a ser adotada pela Fenajufe, simultânea e independente da atual, no sentido de buscar a votação direta no plenário da Câmara, por meio da articulação de um requerimento de urgência urgentíssima, que depende da aprovação de requerimento de forma unânime pelos 21 líderes partidários.

 O plano de abordagem dos deputados elaborado pelo Sinjuspar, com a coordenação do servidor Marco Canever, compreende uma abordagem “corpo a corpo” dos parlamentares paranaenses pelo próprio sindicato e pelos servidores da Justiça Eleitoral, filiados ou não, com a entrega de um memorial contendo as informações indispensáveis do PL, que foi elaborada com a colaboração do servidor Frederico Almeida. Já o servidor Gustavo Wiggers consolidou informações de vários deputados paranaenses, seus escritórios locais e contatos disponíveis.

Na avaliação de Marco Canever, “trata-se de ação orquestrada pelos próprios servidores, com o apoio do Sinjuspar, em busca dos direitos da categoria. Contamos com muitos outros colegas, que entraram em contato e se dispuseram a colaborar em prol do coletivo. Sempre reforçamos que os servidores têm que começar a se mobilizar, porque o PL não será aprovado sem luta de seus principais interessados”.

Os primeiros resultados

O vice-líder da Minoria na Câmara, deputado Sandro Alex (PPS-PR), defendeu nesta terça-feira (13/05) a aprovação do Projeto de Lei nº 7027/2013, que cria cargos efetivos e funções comissionadas nos quadros de pessoal dos tribunais regionais e zonas eleitorais.

O pronunciamento, feito no plenário da Câmara dos Deputados, foi resultado do compromisso firmado pelo deputado durante reunião com o servidor Jackson Wójcik Pinto, da 14ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa, em que também manifestou o apoio total de todos os membros da bancada do seu partido, o PPS, para que este projeto seja aprovado.

Segundo Jackson, “Fui muito bem recebido pelo deputado, que se comprometeu em pedir sua aprovação na comissão onde estiver durante sua palavra em plenário, e que quando chegar na que ele atua que é a Comissão de Constituição e Justiça, fará o possível para sua apreciação e aprovação rápida”.

O coordenador-geral do Sinjuspar asseverou que “a notícia mostra que a mobilização da categoria dá resultado. Atitudes como essa devem se repetir em prol dessa causa que é antiga reivindicação dos servidores da Justiça Eleitoral, e o Sinjuspar deve dar o apoio necessário. Um sindicato forte só existe com a união.”

Ao comentar o atual andamento do plano de abordagem, Canever finalizou dizendo que “o sindicato, sozinho, tem poucas chances de obter sucesso. Cada um deve fazer a sua parte, em um ‘trabalho de formiguinha’. É preciso muito esforço para convencer todas as lideranças de bancadas para inclusão imediata na pauta do plenário, ou que os deputados votem pela sua aprovação quando o PL for apresentado para votação em alguma comissão da qual façam parte ou ainda no plenário”.

Reuniões com outros cinco deputados federais já estão programadas, segundo dados levantados pela coordenação do plano. Atualmente, o Paraná conta com 30 deputados federais, cuja relação pode ser obtida aqui.

Fonte: Sinjuspar/PR

 

Pin It

afju fja fndc