Delegados(as) e observadores(as) iniciaram as discussões dos temas que irão nortear a luta da categoria
Após importantes discussões da sexta-feira (24) sobre organização sindical, reestruturação das carreiras e opressões, a manhã do terceiro dia da XXIII Plenária Nacional da Fenajufe, neste sábado (25), começou com debate sobre o plano de lutas; delegados(as) e observadores(as) iniciaram as discussões dos temas que irão nortear a luta da categoria no próximo período.
Participaram pela Fenajufe as coordenadoras Lucena Pacheco, Sandra Dias, Soraia Marca, Luciana Carneiro, Fernanda Lauria, Juscileide Rondon, Márcia Pissurno, Denise Carneiro e Paula Meniconi e os coordenadores Fabiano dos Santos, Paulo José, Charles Bruxel, Thiago Duarte, Fábio Saboia, Leopoldo de Lima, Jailson Lage, Manoel Gerson, Fabrício Loguercio, Luiz Cláudio Correa, Edson Borowski, Paulo Koinski, Ribamar França e Ivan Bagini.
Da base, participação do Sindjus/AL, Sinjeam/AM, Sitraam/AM, Sindjufe/BA, Sinje/CE, Sintrajufe/CE, Sindissétima/CE, Sinpojufes/ES, Sinjufego/GO, Sintrajufe/MA, Sitraemg/MG, Sindjufe/MS, Sindijufe/MT, Sindjuf-PA/AP, Sindjuf/PB, Sintrajuf/PE, Sintrajufe/PI, Sinjuspar/PR Sinjutra/PR, Sisejufe/RJ, Sintrajurn/RN / Sintrajud/SP e Sindiquinze/SP e Sintrajusc/SC e Sintrajufe/RS. Além desses, integrantes da Comissão Pró-Fenajufe participaram como observadores.
Compuseram a mesa de plano de lutas a coordenadora Luciana Carneiro e os coordenadores Paulo José da Silva e Thiago Duarte. Os coordenadores falaram da importância de debater o plano de lutas e da organização para fazer as mobilizações necessárias para os bons resultados nas lutas.
Nas falas, delegados(as) e observadores(as) destacaram as propostas de resolução que foram enviadas para a deliberação da plenária e ressaltaram a unidade da categoria no fortalecimento da luta por uma carreira valorizada.
Os temas abertos para o envio de propostas foram “a atualidade e seus desafios - a situação das servidoras e servidores públicos do Brasil; reestruturação das carreiras das servidoras e servidores do PJU e MPU; plano de Lutas; opressões; e moções.
O período da manhã foi para iniciar os debates e, à tarde, a deliberação da plenária.
A programação segue da assim:
14h – Comunicado do total de participantes da plenária com destruição da sobra de crachás e Plenária Final (1. A atualidade e seus desafios: a situação das servidoras e servidores públicos do Brasil e relação com a carreira e extinção de cargos no PJU e MPU; 2. Reestruturação das Carreiras das servidoras e servidores do PJU e MPU; 3. Plano de Lutas; 4. Opressões; 5. Moções);
16h – Intervalo;
16h30 – Plenária Final (continuação);
18h30 – Encerramento dos trabalhos do dia.
Raphael de Araújo