fbpx

Fenajufe acompanha audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a política de juros no Brasil
Raphael de Araújo

Fenajufe acompanha audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a política de juros no Brasil

Debate ocorreu na Comissão de Finanças e Tributação nessa quarta-feira (30); Selic está em 13,25% ao ano

A Fenajufe acompanhou, nessa quarta-feira (30), audiência pública sobre a política de juros no Brasil na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. A coordenadora Denise Carneiro e o coordenador Fabiano dos Santos representaram a Federação. O debate na comissão foi acompanhado por diversas entidades.

A audiência foi um pedido do deputado Marcos Tavares (PDT-RJ) que, na justificativa, ainda no mês de março, apontou que a taxa básica de juros (Selic) acumulou 588% de aumento no período de março/2021 a agosto/2022, tendo o Banco Central elevado a referida taxa do patamar de 2% ao ano em 2021 para 13,75%, todas elas sob a justificativa de “conter a inflação”.

Ainda de acordo com o deputado, o “significativo aumento da Selic tem prejudicado profundamente a atividade econômica do País, aumentando as despesas com juros tanto do governo (com a dívida pública) como do público em geral com empréstimos e financiamentos, travando toda a economia”.

No início de agosto, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a Selic para 13,25% ao ano; primeiro corte em três anos.

A coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, participou da audiência. O debate também contou com a participação do professor Ladislau Dowbor, economista e professor da PUC São Paulo; do diretor da Associação de engenheiros da Petrobras, Fernando Siqueira; e do professor Marco Antônio Mitidiero, da Universidade Federal da Paraíba. Convidados, representantes do Banco Central e do Ministério da Fazenda não compareceram.

Entre as entidades presentes, Sintrajud/SP e Sindjufe/BA (Sindicatos de base da Fenajufe), ANFIP, Sindcop, Andes-SN, Assufrgs, Sindfazenda, SINDIFISCO-SE, entre outros.

Acompanhe a íntegra da audiência:

  Veja mais fotos na publicação do Instagram da Fenajufe clicando AQUI.

 

Raphael de Araújo 

Pin It

afju fja fndc