fbpx

Não absorção dos quintos: Fenajufe trabalha no Senado pela inclusão do PL 2342/22 na pauta do plenário

Não absorção dos quintos: Fenajufe trabalha no Senado pela inclusão do PL 2342/22 na pauta do plenário

Além de rápida conversa com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD), a Federação visitou também gabinetes e pediu o apoio dos senadores

A Fenajufe e os Sindicatos de base seguem empenhados e trabalham pela aprovação do PL 2342/22 no plenário do Senado. O projeto dispõe sobre a criação de funções no quadro de pessoal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com emendas articuladas pela Fenajufe, entre elas a que impede a absorção dos quintos e décimos incorporados pelos servidores entre 1998 e 2001 nas parcelas de recomposição salarial parcial.

Na CCJ foi aprovado na última quarta-feira (16) e, desde então, a Federação busca a inclusão na pauta do plenário. Em rápida conversa com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a coordenadora Lucena Pacheco e o coordenador Leopoldo de Lima explicaram a importância do projeto para as servidoras e servidores do Poder Judiciário. A mobilização no Congresso contou com a participação de representantes do Sinjeam/AM; Sitraemg/MG; Sinpojufes/ES; Sisejufe/RJ; Sinjufego/GO; Sindjufe/MS; Sinjuspar/PR e Assojaf/ES.

Além do diálogo com Pacheco, os diretores visitaram o gabinete do relator do PL 2342, senador Weverton Rocha (PDT-MA) e foram na liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado. Os dirigentes se encontraram também com o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), líder da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV); desse encontro, participaram a coordenadora Márcia Pissurno e Paulo José da Silva.

Outros encontros durante os trabalhos no Senado ocorreram com a deputada Jack Rocha (PT-ES) e Lídice da Mata (PSB-BA). Em todos eles, a Fenajufe buscou o apoio pela aprovação do PL 2342 e também apoio nas pautas do PJU.

Além da emenda pela não absorção dos quintos nas parcelas de recomposição salarial parcial, as outras emendas tratam da legalidade da acumulação da VPNI e GAE dos oficiais de justiça; da transformação para técnicos do adicional de qualificação por diploma (de ensino superior) em Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI); e da essencialidade dos cargos das carreiras do judiciário.

O PL 2342 foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 10 de maio.

 

Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc