fbpx

Oficiais de Justiça: TCU retira de pauta processo da VPNI/GAE e julgamento é adiado

Oficiais de Justiça: TCU retira de pauta processo da VPNI/GAE e julgamento é adiado

A nova previsão é que a matéria seja analisada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no dia 30 de agosto; mobilização da Fenajufe pela manutenção do direito continua

Em sessão deliberativa, nessa quarta-feira (16), o Tribunal de Contas da União (TCU) retirou de pauta e adiou para o dia 30 de agosto o julgamento da representação 036.450/2020-0, que questiona o pagamento acumulado da Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) e Gratificação de Atividade Externa (GAE) aos oficiais e oficialas de justiça.

A Fenajufe acompanhou a sessão. Das coordenadoras, participaram Lucena Pacheco e Paula Meniconi, que também é oficiala de justiça, além da conselheira fiscal Maria Ires Lacerda, que representou o Sintrajud/SP. Dos coordenadores, estiveram presentes os plantonistas da semana Paulo José e Fabrício Loguercio, além do coordenador Fabiano dos Santos.

No plenário, o ministro do TCU, Benjamin Zymler, afirmou que conversou com o relator do processo, ministro Antônio Anastasia, sobre a necessidade de uma análise mais profunda que leve a um acordo sobre o tema.

Além disso, o ministro Zymler destacou o Projeto de Lei PL 2342/22 em tramitação no Senado Federal. Ele ressaltou que uma das emendas do PL trata justamente da cumulatividade da VPNI/GAE, destacando que pode haver uma “solução congruente e harmônica” para o assunto a partir disso.

Lembrando que o ministro é o autor do último pedido de vista apresentado no dia 7 de junho.

Leia mais aqui: VPNI/GAE: ministro pede vistas e suspende julgamento por 60 dias no TCU

A Fenajufe continuará atuando para garantir a manutenção do pagamento cumulativo aos oficiais que recebem essa verba remuneratória há mais de 20 anos. Desde 2020, os servidores tem o direito contestado pelo tribunal.

Pela manhã, no mesmo dia, a coordenadora Paula Meniconi, acompanhada de Gerson Morais da Silva e Eduardo Virtuoso, respectivamente, diretor e assessor jurídico da Fenassojafe, estiveram reunidos com a assessoria do ministro Jorge Oliveira. 

 

Fernanda Miranda

 

 

Pin It

afju fja fndc