fbpx

Fenajufe participa da sessão de encerramento do Encontro Internacional sobre

Fenajufe participa da sessão de encerramento do Encontro Internacional sobre "Integridade da Informação e Confiança nas Eleições"

O evento promovido pelo TSE teve participação de representantes de órgãos eleitorais de 13 países diferentes 

A convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Fenajufe participou nessa quarta-feira (15) da sessão pública de encerramento do Encontro Internacional: "Integridade da Informação e Confiança nas Eleições". O evento promovido pelo tribunal e pela International Foundation for Electoral Systems (Ifes) reuniu representantes de 13 países diferentes e que atuam em órgãos eleitorais.

Representando a Fenajufe participaram as coordenadoras Lucena Pacheco e Paula Meniconi, além do coordenador plantonista da semana Paulo José.

A sessão foi aberta pelo presidente do TSE ministro Alexandre de Moraes, que em discurso, reafirmou o compromisso da Justiça Eleitoral (JE) brasileira no combate à desinformação eleitoral. Relembrou também, que nas últimas eleições o país enfrentou um ataque maciço de notícias fraudulentas e crimes eleitorais travestidos de falsa liberdade de expressão, por meio das redes sociais.

"A importância da integridade da informação e a confiança nas eleições cresceu muito nos últimos anos. No entanto, de forma lamentável, e por conta da quantidade absurda e criminosa de desinformação que inúmeros atores da própria democracia praticaram para desestabilizar o sistema democrático, tivemos que tomar novas atitudes para enfrentar essa situação”, disse Moraes.

O presidente ainda avaliou que “a disseminação de fake News é um mecanismo corrosivo da democracia que as instituições que visam preservar o Estado Democrático de Direito precisam enfrentar. E essa é uma realidade mundial”.

De acordo com o TSE, o seminário teve início na manhã dessa segunda-feira (14) com debates na sede do tribunal. Os temas discutidos abrangeram a construção da confiança no processo eleitoral e o enfrentamento da disseminação de notícias falsas contra o sistema eleitoral e a tentativa de enfraquecer a democracia. No final, os participantes apresentaram sugestões acerca dos temas e compartilharam as ações já utilizadas em seus respectivos países.

Para a Federação, a participação neste tipo de evento é fundamental e reforça ainda, a importância da inclusão das servidoras e servidores da JE nos debates sobre o tema. Durante as últimas eleições, inclusive, os servidores foram constantemente atacados pelo ex-presidente Bolsonaro e apoiadores que disseminaram fake news sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas e trabalho dos servidores que atuam na linha de frente dos processos eleitorais.

Os servidores atuam diariamente para garantir à população o Estado Democrático de Direito, no período mais importante e decisivo para o futuro do país que são as eleições. Nesse sentido, a Federação promove anualmente o Encontro Nacional dos Servidores e Servidoras da Justiça Eleitoral (Eneje) com o objetivo de aprofundar os debates sobre o trabalho e os desafios do segmento.

Em maio de 2022, os servidores se reuniram para o Eneje e um dos temas debatidos na ocasião foi o "Combate à desinformação e Fake News". Os participantes inclusive, aprovaram uma “Carta dos servidores da Justiça Eleitoral” contra os ataques do governo à democracia e à honra e dignidade do segmento.

Leia mais: Eneje: o tema "Combate à desinformação e Fake News" fecha Encontro Nacional

Com informações do TSE**

 

Fernanda Miranda

Pin It

afju fja fndc