fbpx

Em reunião na Justiça Federal de Santa Catarina, Sintrajusc discute lotação, oferta de cursos e prevenção ao assédio

Em reunião na Justiça Federal de Santa Catarina, Sintrajusc discute lotação, oferta de cursos e prevenção ao assédio

Em reunião nesta terça-feira (16) com a diretora do Foro da Justiça Federal, juíza federal Érika Giovanini Reupke, e com o diretor da Secretaria Administrativa, Luiz Gonzaga da Costa Junior, o Sintrajusc levou vários temas de interesse dos e das servidoras, em especial os colhidos em viagem a cinco municípios do oeste do estado em abril. Participaram da reunião os coordenadores Denise Zavarize e Paulo Borba.

Um dos temas foi a realidade na Vara Federal de Concórdia, que, por ocasião da viagem do Sintrajusc, estava sem juiz e sem diretor. A diretora do Foro disse que a situação já está normalizada, tendo aquela vara já juíza e diretora nomeadas. Também foi informado que a JFSC irá dar posse, em um período de 30 a 40 dias, a 13 novos servidores, e um deles será lotado em Concórdia. A JFSC também está retomando a divulgação de seleção de estagiários.

Outro assunto levado pelo Sindicato foi relacionado à disponibilidade de cursos de formação fora da capital, que tem ocorrido principalmente na modalidade à distância, sendo que há reclamações pela dificuldade de fazê-los no horário de trabalho. Uma das possibilidades levantadas foi fazer convênios com universidades nos municípios para permitir a oferta mais ampla e no modo presencial, visto que os cursos são fundamentais para avançar na carreira. A diretora do Foro observou que muitas iniciativas partem dos e das diretoras de varas.

Nesse sentido, Denise e Paulo falaram da necessidade de favorecer a disseminação de uma cultura que favoreça essas iniciativas. Ficou, portanto, a sugestão de que, na primeira reunião com diretores de foros na próxima gestão, esse assunto esteja em pauta.

O último assunto foi a retomada, pelo Sintrajusc, da campanha contra o assédio nos locais de trabalho, tendo como uma das ferramentas o Assediômetro, um termômetro que indica as condições de locais e comportamentos sadios e os sintomas de quando essa condição se altera, podendo levar ao sofrimento psíquico. Para essa pauta, a diretora do Foro convidou à reunião a presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação,  juíza federal Gabriela Pietsch Serafin, que falou as iniciativas da comissão em Santa Catarina. Em junho, haverá reunião das três comissões do sul do país com a vice-corregedora do Tribunal, desembargadora Vivian Josete Pantaleão Caminha. Serão também realizadas atividades específicas no chamado Setembro Amarelo, quando  há campanhas de prevenção do suicídio em todo o país.

Um anexo • Anexos verificados pelo Gmail
Pin It

afju fja fndc