fbpx

Theodomiro, presente! Sintrajuf-PE lamenta morte de fundador e militante contra ditadura

Theodomiro, presente! Sintrajuf-PE lamenta morte de fundador e militante contra ditadura

O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário da União em Pernambuco – Sintrajuf-PE expressa profundo pesar pelo falecimento de Theodomiro Romeiro dos Santos, um dos fundadores do Sintrajuf-PE, que foi servidor do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e juiz do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco, aposentado em 2012. Theo, como era conhecido entre os amigos, foi um jovem combatente contra a ditadura iniciada com o golpe de 1964 e o primeiro brasileiro a ser condenado à morte no período de república no Brasil.

Theodomiro tinha 18 anos, era militante o PCBR contra a ditadura, em Salvador, e em 27 de outubro de 1970 foi perseguido e preso, resistiu algemado, tendo resultado na morte e ferimento de agentes da repressão. Ele seria condenado meses depois à pena de morte, tornando-se o primeiro brasileiro a receber a sentença desde a Proclamação da República. Teve a pena comutada, mas, excluído da anistia de 1979 e sob o risco de ser morto, fugiu e exilou-se na França, voltando para o Brasil em 1985.

Sua prisão provocou uma onda de protestos, envolvendo as principais entidades da época, o que acabou, em sua opinião, “desgastando politicamente a ditadura”. “Todas as forças políticas e as entidades organizadas desse País, como a Igreja Católica, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Brasileira de Jornais (ABJ), a Confederação Brasileira dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e mesmo a imprensa conservadora fizeram campanha contra a pena de morte”, lembrou em entrevista ao G1.

De volta ao Brasil, Theodomiro fez concurso público para servidor no Judiciário, participou da fundação do Sintrajuf-PE, cujo ao jornal concedeu primeira entrevista a respeito da condenação. Ele fez concurso público para juiz de trabalho, tendo sido presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho. Aposentou-se em 2012.

Parte da história de Theodomiro Santos é contada no documentário “Galeria F”, de 2017. Nele, o caminho da fuga é refeito 40 anos depois. Quem o acompanha nessa nova aventura é o filho Guga, que pela primeira vez entra em contato com a verdadeira história do pai. Assista ao trailer: 

O Sintrajuf-PE presta sua homenagem a Theodomiro e exalta seu exemplo de luta e humanismo e envia um abraço solidário a dra. Virginia Lúcia de Sá Bahia, sua esposa e também ex-integrante da categoria e a todos os familiares.

Theodomiro, presente!

 

 

Pin It

afju fja fndc