fbpx

Assembleia Geral do Sindjufe-MT realizada no TRT discute a necessidade de agilidade no reenquadramento dos artífices e a participação dos servidores na regulamentação do teletrabalho

Assembleia Geral do Sindjufe-MT realizada no TRT discute a necessidade de agilidade no reenquadramento dos artífices e a participação dos servidores na regulamentação do teletrabalho

Com três pontos de pauta:
1-Informes; 
2- Reenquadramento de Artífices e  Auxiliares Judiciários e 
3- Teletrabalho

Realizou-se assembleia geral nesta terça feira, 21/03/2023, no saguão do TRT da 23a Região.  Os servidores artifíces se reuniram, discutindo a situação funcional e as ações necessárias para atendimento de sua principal demanda: o reenquadramento, posto que não abrangidos pela Lei 12.774/2012, que em seu art.3° restringiu o rol de servidores contemplados.

Entre as deliberações, no primeiro momento,  o envio de e- mails para os Ministros do STF, CSJT e CNJ com o histórico da situação para cobrar o deslinde desta situação e ofício para a Fenajufe, que apesar de ter pautado inúmeras vezes a questão em tratativas para resolução, esta há muito se arrasta. 
No TRT de Mato Grosso são oito profissionais, sem contar os falecidos,  que se esmeraram  para organizar e instalar as varas do trabalho em todo o estado e a sede do TRT,  continuam trabalhando, efetivando a manutenção de seu funcionamento. 

Sempre discretos, invariavelmente ocupados e de meticulosa atenção em seus afazeres, contribuiram e contribuem com seus valiosos préstimos, como profissionais de excelência que são,  a todos que necessitaram neste Egrégio, em especial aos que neles foram e são gestores.
Anos de reuniões intermináveis,  decisões sem efetividade, diálogos  sem resolução da situação que gostariam de ver solucionada.

Nesta terça feira a luta destes servidores foi lembrada pelo artífice Edelson França, que tem 30 anos de servicos prestados ao TRT de Mato Grosso, tendo viajado o estado inteiro para a instalação das Varas do Trabalho do Tribunal, que foram organizadas e instaladas com muita articulação e trabalho destes servidores e também a instalação e funcionamento da sede do Tribunal.

Os artífices aprovaram também que, aguardarão um tempo definido e, consultado o Sindicato local, organizadamente,  irão em caravana ao Distrito Federal lutar pelo justo reenquadramento, que há tanto tempo lutam através das suas entidades representativas.
Juscileide Maria, coordenadora do Sindijufe, lembrou que é março, mês no qual comemoramos o dia de São José,  pai de Jesus, que tinha na carpintaria o exercício do seu labor.

Era carpinteiro! 

E sendo março o mês de comemoração de São José, seria importante a sinalização daqueles que têm o poder de corrigir as injustiças, que por vezes ocorre também no interior do Poder Judiciário, com os próprios quadros que o compõem, efetivar o reconhecimento destes servidores, corrigindo o erro da não inclusão dos mesmos, com o envio de um Projeto de Lei que corrigisse a injustiça, pois são os mesmos especialistas nas atividades e atribuições que exercem e merecedores desta correção tão aguardada nestes longos anos de trabalho.
Assim como José, inúmeros artífices do Poder Judiciário Federal e particularmente, do TRT da 23a Região, que   serviram a todos com sua profissão, aguardam pacientemente a justiça devida e o reconhecimento ao seu valoroso trabalho.

Com relação ao terceiro ponto de pauta, o teletrabalho, o diretor Luis Cláudio fez os informes sobre a situação no TRT 23, fazendo o contraponto das situações que merecem o aprofundamento do debate e divulgação dos  diferentes sistemas deste novo formato de trabalho e suas variações.  

As decisões arbitrárias pelos Conselhos superiores, sem o debate prévio com as entidades representativas com a calma e cuidado que requer, com relação à definição do percentual de servidores, diferenças de produtividade, cuidados necessários relativos à adaptação ou readaptação à modalidades diferentes, saúde mental, custos, aproveitamento de equipamentos classificados como descartáveis pela instituição com reaproveitamento para estas modalidades de trabalho, entre outras questões, são temas que devem ser aprofundados para melhoria dos processos de trabalho. 

As estatísticas até agora divulgadas demonstram que o trabalho pode ter variadas modalidades, com resultados significativamente melhores para o Poder Judiciário e para aqueles que o demandam, gerando impacto na qualidade do trabalho e na vida dos servidores. 
No dia 30/03 está previsto a votação e julgamento de regulamentação no e. Tribunal quanto à esta matéria. 

O Sindijufe acompanha com atenção a proposição, sua votação e os desdobramentos inerentes.

SINDIJUFE - MT

Pin It

afju fja fndc