fbpx

Em audiência com SINTRAJUFE/PI, senador Marcelo Castro diz que “Reajuste do Judiciário está garantido no orçamento”

Em audiência com SINTRAJUFE/PI, senador Marcelo Castro diz que “Reajuste do Judiciário está garantido no orçamento”

Senador assume o compromisso de garantir o reajuste salarial, por meio do PL 2431/22, a todos os servidores e servidoras do Judiciário Federal

Nessa segunda-feira (14), os diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Piauí (SINTRAJUFE/PI), justamente com lideranças Sindicato dos Trabalhadores do INSS (SINTSPREVS), realizaram audiência com o senador Marcelo Castro, relator-geral do Orçamento de 2023. Na ocasião, esteve em pauta a recomposição salarial do Executivo e o PL 2431/22, que trata do reajuste para o Judiciário.

Destacando que a última correção nos salários foi em 2016, o diretor de Formação e Política Sindical do SINTRAJUFE, Pedro Laurentino buscou o compromisso formal do parlamentar sobre a inclusão dos servidores no PL 2431/22.

“O temor da categoria é que PL somente alcance o alto escalão do Judiciário, prejudicando os servidores e servidoras que sentem o poder de compra corroído em mais de 30%. Por isso, precisamos do compromisso para que o reajuste salarial contemple todos e todas que constroem diariamente o Judiciário”, externou.

Em resposta, Marcelo Castro afirmou que o reajuste dos servidores está garantido, com a recomposição salarial fixada em 18%, a ser dividida em 4 parcelas e distribuídas no decorrer de 2 anos. O parlamentar explicou que o reajuste é viável por conta dos recursos próprios do Judiciário e, portanto, está dentro da previsão orçamentária para 2023.

O que o parlamentar destacou que pretende contemplar os servidores do Executivo com um reajuste, mas que o valor e impacto no orçamento ainda estão em discussão.

Ao final da reunião, os sindicalistas reforçaram com o senador a importância de aprovar o nome da Desembargadora do Piauí, Liana Chaib, para ministra do Tribunal Superior do Trabalho. O senador informou que será o relator da indicação e considera que o nome da jurista será aprovado pelo senado.

 

ASCOM Sintrajufe/PI

Valentina Tereskova

 

 

 

Pin It

afju fja fndc