fbpx

“Acessibilidade: lutas e conquistas”. Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Sisejufe realiza live sobre o tema no dia 22/09 às 19:30h

“Acessibilidade: lutas e conquistas”. Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Sisejufe realiza live sobre o tema no dia 22/09 às 19:30h

Entre os tópicos abordados, os debatedores falarão sobre a questão da acessibilidade nas eleições, na qual o Sisejufe teve um papel fundamental ao solicitar e sinalizar as mudanças que acabaram sendo implementadas, melhorando a acessibilidade do processo eleitoral

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado no dia 21 de setembro. Para marcar a data, o Departamento de Acessibilidade e Inclusão (DAI) do Sisejufe realizará uma live no dia 22 de setembro, quinta-feira, às 19:30h, com o tema Acessibilidade: lutas e conquistas”.

Os convidados são: Ricardo Soares, coordenador do DAI e diretor do Sisejufe; Alexandre Marques, assessor parlamentar do Sisejufe; Márcio Lacerda, servidor do TRE-RJ; e Alexandre Matos, também servidor do TRE-RJ.

Abrangendo a temática de lutas e conquistas vivenciadas na questão da acessibilidade, os debatedores falarão sobre três pontos específicos:

Acessibilidade nas eleições: o Sisejufe teve um papel fundamental ao solicitar e sinalizar as mudanças que acabaram sendo implementadas, melhorando a acessibilidade do processo eleitoral, como por exemplo, o recurso de voz para voto das pessoas com deficiência visual (que começou a valer já na eleição de 2020) e na eleição de agora, além dos candidatos, os nomes dos vices e suplentes ao Senado também serão pronunciados.

Também foi melhorada a sintetização do som na voz que pronuncia os nomes dos candidatos, tornando o áudio mais nítido. Outra importante conquista foi a reformulação no layout das urnas. O painel está mais centralizado, facilitando, o voto das pessoas que não possuem os membros superiores. Para as pessoas com deficiência visual, uma alteração importante foi o posicionamento das teclas “Branco”, “Corrige” e “Confirma”, que passaram de horizontal para vertical. A tecla “Confirma” também está maior. Para melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva, há um assistente de libras na tela.

Unidades de Acessibilidade e Inclusão e sua criação pelos tribunais: preconizado pela Resolução 401(de 16/06/2021), mas até hoje, na prática, não vemos a criação dessas unidades. Tal resolução dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares, e regulamenta o funcionamento de unidades de acessibilidade e inclusão.

O Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência da Fenajufe: foi um encontro histórico que nasceu depois de quase duas décadas de lutas. Em 2006, o tema da acessibilidade foi levado à Fenajufe, mas desde 2002 o Sisejufe encabeça a defesa dessa pauta que chegou a ser aprovada em algumas plenárias e congressos, mas nada efetivamente era feito – até a realização deste primeiro encontro nacional, que aconteceu em julho desse ano.

live poderá ser acompanhada, ao vivo, pelo canal do Sisejufe no Youtube. Participe!

Pin It

afju fja fndc