fbpx

Em festa de posse com 400 pessoas, nova direção do Sintrajufe/RS destaca lutas em defesa de direitos, do serviço público e da democracia

Em festa de posse com 400 pessoas, nova direção do Sintrajufe/RS destaca lutas em defesa de direitos, do serviço público e da democracia

O salão do Grêmio Náutico Gaúcho, em Porto Alegre, ficou lotado, na sexta-feira, 9, para a confraternização de posse da Direção Colegiada e do Conselho Fiscal do Sintrajufe/RS, eleitos para o triênio 2022-2025. As manifestações da direção e de entidades convidadas, durante a cerimônia, foram centradas na luta intransigente pela garantia dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras, na defesa do serviço público, da vida, da democracia e da diversidade.

A nova Direção Colegiada assinou a ata de posse dia 1º de setembro, mas antes disso já havia divulgado o convite para a categoria participar da festa de confraternização. Cerca de 400 pessoas estavam presentes no salão de festas do Grêmio Náutico Gaúcho, que foi decorado com faixas das principais mobilizações realizadas pelo Sintrajufe/RS nos últimos três anos.

Colegas do Judiciário Federal e do Ministério Público da União marcaram presença, além de instituições e entidades convidadas, do Rio Grande do Sul e de outros estados, movimentos sindical e social e parlamentares. Entre eles, o TRT4, representado pelo desembargador Luis Alberto de Vargas; o Foro Trabalhista de Porto Alegre, pelo vice-diretor, Jorge Alberto Araújo; a Amatra IV, pelo presidente e pela vice-presidente, juiz Márcio Lima do Amaral e juíza Adriana Kunrath; a Fenajufe, representada pela Coordenadora Geral Sandra Dias; a CUT/RS, pelo presidente, Amarildo Cenci; e a CTB, pelo diretor Éder Pereira da Silva. Entre as dirigentes da Fenajufe, também estavam presentes as coordenadoras Lucena Pacheco Martins e Soraia Garcia Marca. A juíza do Trabalho Valdete Souto também compareceu e levou os cumprimentos à nova direção.

Nas falas de convidados e convidadas, foi destacada a atuação do Sintrajufe/RS nas lutas pela garantia da democracia e em defesa do serviço público. A constatação é de que há muita luta pela frente, para derrotar o projeto em curso, o resgate dos direitos perdidos e a reconstrução do Brasil.

Luta com disposição, unidade e diversidade

 A posse do Conselho Fiscal e da Direção Colegiada foi proclamada pela Comissão Eleitoral, representada pelo diretor do Sindicato dos Bancários e vice-presidente da CUT/RS Everton Gimenis e pela diretora da Fetrafi Denise Falkenberg Corrêa. Antes, porém, foi apresentado um vídeo, com imagens de atos públicos, caminhadas, caravanas a Brasília, que resumiram as mobilizações e as pautas de luta da categoria nos últimos três anos.

Logo após, dirigentes da gestão que estava se encerrando e que não estarão na nova direção fizeram sua despedida. Em falas emocionadas, falaram sobre as muitas frentes nas quais o sindicato atuou nos últimos três anos, como a vitória da mobilização unitária dos servidores e das servidoras das três esferas para barrar a votação da reforma administrativa, a mobilização contra a extinção de varas trabalhistas, a defesa da democracia e do trabalho de servidores e servidoras da Justiça Eleitoral e a defesa dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras, tanto do serviço público como da iniciativa privada.

 

Tudo isso em meio às mudanças impostas pela pandemia de Covid-19, que demandou uma pauta urgente, pela saúde e pela vida. Na despedida, os agora ex-diretores e ex-diretoras asseguraram que estarão fora da direção, mas permanecerão, como sempre estiveram, na luta, com o conjunto da categoria e da classe trabalhadora.

Seguiram-se as manifestações de diretoras e diretores recentemente empossados, que contemplaram aspectos basilares para a gestão que se inicia. A luta pela saúde e pela vida foi lembrada a partir da atuação do sindicato durante a pandemia de Covid-19, pela aprovação de medidas sanitárias eficazes por parte das administrações, por testagem e na cobrança por vacina à população, o que é motivo de dura crítica à falta de atuação do governo federal.

O combate ao racismo estrutural e institucional e à LGBTfobia também foi apontado como uma pauta que precisa estar no dia a dia da atuação do sindicato. Da mesma forma, a denúncia e o combate ao assédio moral e sexual no trabalho e ao machismo que permeia as relações pessoais e de trabalho.

A direção falou sobre as mobilizações por reajuste salarial, que ainda estão em curso, por melhoria e aprovação dos projetos encaminhados pelo STF e pela PGR e, de forma mais ampla, sobre a necessidade de derrotar o projeto do governo Bolsonaro de destruição dos serviços públicos, da demonização de servidores e servidoras, de incitação à violência e que, sob a desculpa da “liberdade de expressão”, destila preconceitos de todo tipo.

O período atual, de violências e desinformação, só será superado com informação, esclarecimento, combate a fake news, afirmaram os e as dirigentes. Isso envolve tanto questões gerais da política e da economia, como entender o papel da Lava Jato para jogar o país na crise atual, quanto os ataques aos serviços públicos e, no último período, com mais força, à Justiça do Trabalho e à Justiça Eleitoral, com propostas de enfraquecimento e até de extinção e ameaças de golpe para não cumprimento da vontade do voto popular. A luta será árdua, e a certeza é de que seguirá, com firmeza e unidade.

A noite se encerrou com as convidadas e os convidados se divertindo na pista de dança. Foi um momento de confraternização, comemoração e, também, de reencontros.

Entidades, instituições e movimentos presentes:

Assessoria de Saúde do Sintrajufe/RS

Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais do Rio Grande do Sul (Assojaf)

Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais do Rio Grande do Sul (Assojaf/RS)

Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e de Autogestão em Saúde (Anapar/RS)

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)

Central Única dos Trabalhadores (CUT)

Centro Acadêmico André da Rocha

Clube de Cultura

Comissão eleitoral Sintrajufe

Cooperativa Girassol

Cpers Sindicato

Emater Porto Alegre

Escritório Kauer e Villar Advogados

Escritório Silveira, Martins, Hübner Advogados

Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi)

Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe)

Guayí – Democracia, Participação e Solidariedade

Igualdade RS

Kizomba

Levante da Juventude

Marcha Mundial das Mulheres

Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo

SindBancários Porto Alegre e Região

Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Fundações Estaduais do RS (Semapi)

Sindicato dos Municipários de Estância Velha (Simev)

Sindicato dos Petroleiros do RS (Sindipetro/RS)

Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do RS (Sindjus/RS)

Sindicato dos Servidores das Justiças Federais do RJ (Sisejufe/RJ)

Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do RS (Simpe/RS)

Sindicato dos Servidores Federais do RS (Sindserf)

Sindicato dos Técnico-Administrativos da Ufrgs, Ufcspa e IFRS (Assufrgs)

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4)

TVT

União da Juventude Socialista (UJS)

União Nacional de Estudantes (UNE)

Veraz Agência de Publicidade

Pin It

afju fja fndc