fbpx

Sisejufe lança novo vídeo da campanha de esclarecimento sobre a segurança das urnas eletrônicas

Sisejufe lança novo vídeo da campanha de esclarecimento sobre a segurança das urnas eletrônicas

Objetivo é combater as notícias falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro e defender o trabalho dos servidores e servidoras da Justiça Eleitoral

O Sisejufe lançou, nesta quinta-feira (18), o segundo vídeo da campanha em defesa das urnas eletrônicas e combate às fake news disseminadas pelo presidente Bolsonaro e seus seguidores sobre o sistema eleitoral brasileiro. O novo material mostra que as urnas têm 30 camadas de segurança que protegem os seus sistemas de qualquer tentativa de invasão, impedindo o acesso aos dados que estão ali dentro. O texto lembra, ainda, que o sistema não tem conexão com a internet, bluetooth ou qualquer outra rede. “Assim, caso alguém tente fraudar ou alterar uma informação, tem de passar por todas as 30 barreiras, o que é inviável, já que teria de fazer isso em um único momento: na hora da votação”, destaca o vídeo.

O sindicato também informa que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz o Teste Público de Segurança (TPS). Nele, as urnas eletrônicas são colocadas à prova por “hackers” que tentam violar as barreiras de segurança do processo de votação. E por fim, é ressaltado que, além de inviolável, o sistema é auditável. A campanha está disponível no Instagram, Facebook, Youtube e Tik Tok. Passa assistir, clique neste link.

O primeiro vídeo viralizou nas redes sociais do sindicato. No Instagram e Facebook, por exemplo, teve mais de 3.400 visualizações e 290 compartilhamentos. Ele mostrou que o sistema de votação pela urna eletrônica, criticado por Bolsonaro e parte dos generais a ele subordinados, foi desenvolvido há 26 anos com apoio de técnicos das próprias Forças Armadas. Veja aqui.

O próximo tema será a acessibilidade das urnas eletrônicas que garante a participação plena das pessoas com deficiência nas eleições.

Pin It

afju fja fndc