fbpx

MOBILIZAÇÃO:AGE aprova apagão de 48 horas nos dias 2 e 3 de agosto, pela recomposição salarial

MOBILIZAÇÃO:AGE aprova apagão de 48 horas nos dias 2 e 3 de agosto, pela recomposição salarial

Nos mesmos dias haverá caravana a Brasília. Filiados (as) aprovam abertura do núcleo dos analistas a todos (as) os (as) filiados (as) do segmento que quiser participar.

Os servidores e as servidoras do Judiciário Federal em Minas Gerais irão realizar paralisação de 48 horas, nos dias 2 e 3 de agosto, pela recomposição salarial.

Essa foi a decisão da assembleia geral extraordinária (AGE) virtual realizada na noite de terça-feira, 26 de julho

Também foi deliberada a realização de uma nova AGE e um ato em frente ao prédio do TRT da Rua dos Goitacazes, em Belo Horizonte. A Assembleia/ ato será no dia 2 de agosto, terça-feira, a partir das 12h30, e serão realizados de forma híbrida.

Os participantes farão uma avaliação dos rumos do movimento e organizarão as atividades de mobilização da quarta-feira, dia 3.

A paralisação de 48 horas segue indicação do calendário nacional de mobilização da Fenajufe, que inclui um “apagão” nacional da categoria nesses dois dias.

Convocação para as mobilizações de 2 e 3 de agosto em Brasília

Na assembleia de terça-feira (26), o coordenou geral do Sitraemg Lourivaldo Duarte reforçou o convite para a caravana a Brasília nos dias 2 e 3 de agosto.

As inscrições para a caravana devem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até as 15 horas de sexta-feira, dia 29 de julho. Mais informações aqui.

A ideia é movimentar a capital federal, como ocorreu na grande greve de 2015, para fazer pressão sobre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.

Os manifestantes irão cobrar o encaminhamento do projeto da recomposição salarial ao Congresso Nacional. Igualmente, a inclusão da verba necessária a sua implementação no orçamento de 2023.

Lourivaldo relatou que as mobilizações em Brasília também incluem a luta por quatro matérias relevantes à categoria em tramitação no Congresso Nacional.

No Senado, os servidores querem a aprovação do PL 3662/21, que trata do nível superior dos técnicos, e a reprovação do PL 6204/19, que desjudicializa as execuções civis.

Em relação à PEC 63/13, que prevê a volta dos quinquênios a magistrados e membros do Ministério Público, defenderão a inclusão de todos os servidores.

Na Câmara, a categoria quer a reprovação do PL 1706/21, que permite que a comunicação dos atos processuais seja feita pelos cartórios de títulos.

Maior participação dos servidores nas mobilizações

Na AGE, os servidores e as servidoras presentes cobraram maior participação dos colegas nas mobilizações.

O coordenador do sindicato Agnaldo Pereira saudou os que estiveram presentes, mas avaliou que o número deveria ser maior. “Precisamos trazer mais colegas para a luta”, salientou.

A filiada Sônia Peres pediu que o sindicato realize um chamado enfático para colocar a categoria em movimento. “Temos que chegar ao STF, aos tribunais e à cabeça dos nossos colegas”, convocou.

Alertando alguns colegas que se manifestaram temerosos em aderir à greve, o filiado Alexandre Brandi disse que não há outra saída a não ser o movimento paredista. “O STF está precisando de uma reação nossa”, disse. “A greve é um instrumento do trabalhador”, sintetizou Fernando Neves.

O coordenador do sindicato Nelson da Costa Santos Neto lembrou que o período eleitoral é propício para a categoria cobrar dos Três Poderes posturas mais favoráveis aos trabalhadores.

“Neste ano, a Justiça Eleitoral vai colocar à prova todo o sistema judiciário. Devemos levar isso como trunfo”, pontuou o também coordenador Domingos Sávio, referindo-se à relevância alcançada pelo sistema eleitoral brasileiro e à reação das instituições nacionais e estrangeiras aos questionamentos infundados lançados sobre ele.

Núcleos do Sitraemg

Na AGE também foi aprovada a abertura do núcleo dos analistas judiciários à participação de qualquer filiado ou filiada do segmento que se interessar. A aprovação se deu por aclamação, com a participação somente dos (as) filiados (as) ao Sitraemg.

Coordenador geral, Lourivaldo Duarte lembrou que os núcleos de segmentos da categoria foram criados em assembleia de 2014, mas limitados a sete membros eleitos na ocasião.

Os analistas judiciários que quiserem participar do núcleo do segmento devem manifestar interesse pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (31)99887-9305, da Secretaria Política da entidade.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

 

 

Pin It

afju fja fndc