fbpx

Servidores participam de mobilização nacional pela revisão salarial e decidem realizar grande ato unificado dia 15 de junho no TRE/MA

Servidores participam de mobilização nacional pela revisão salarial e decidem realizar grande ato unificado dia 15 de junho no TRE/MA

Na última terça-feira, 31 de maio, os servidores públicos federais da base do Sintrajufe Maranhão realizaram o ato pelo fim do arrocho salarial com recomposição imediata das perdas inflacionárias e pela valorização das servidoras e dos servidores públicos

A ação aconteceu na entrada da Sede da Justiça Federal do Maranhão, no bairro da Areinha, em São Luís, com participação de servidores e servidoras de outros órgãos da base do Sindicato. Houve ainda café da manhã compartilhado entre os presentes.

Na ocasião, foi lembrado que esta mobilização fazia parte do conjunto de manifestações de servidores pela pauta do reajuste, que aconteciam ao longo de todo esse dia: em Brasília, houve marcha na esplanada dos ministérios e audiência pública falando da necessidade urgente de valorização do serviço público.

Prazo

A coordenação do Sindicato lembrou ainda que a luta pela recomposição dos salários precisa ser intensificada imediatamente pois, em razão da lei eleitoral, o prazo para sua autorização acaba no final deste mês de junho. Além disso, há a perspectiva, também em razão de restrição legal, de agora ele ser limitado apenas à inflação do ano – no caso, de janeiro a junho deste ano, algo em torno de 7%.

Alheio a essa emergência no serviço público, com os servidores civis com salários congelamentos há mais de meia década pressionados ainda pela inflação galopante de seu governo, Bolsonaro segue fazendo conjecturas sobre a questão, sem negociar realmente: primeiro, falou à imprensa em reajuste linear de 5% para o funcionalismo (ainda sem explicar se sobre vencimento básico e gratificação ou o que estaria contemplado nesse índice).

Agora, segundo o Fonasefe, ele parece ter recuado da proposta do aumento dos 5% (abaixo dos 19,9% reivindicados e que representam a inflação de seu governo até o início deste ano), e indica um aumento somente no vale-alimentação, direcionado apenas aos servidores da ativa, excluindo aposentados.

É a esse quadro que todos têm de atentar e somar forças para pressionar por um reajuste minimamente digno para todos, além de agora também, somar forças para lutar contra novos cortes anunciados recentemente no orçamento público, e que precarizam ainda mais áreas como saúde e educação.

Mobilização e greve no Judiciário e MPU pelo reajuste

Saulo Arcangeli, servidor do MPU e membro da coordenação do Sintrajufe, lembrou o indicativo nacional de greve da categoria para o próximo dia 15 de junho, ressaltando as dificuldades que têm sido encontradas em todos os estados para sua efetivação.

Nesse sentido, os participantes do ato na Justiça Federal indicaram que, mesmo com as dificuldades de se construir a greve (que inclusive deveria ser unificada de todos os servidores públicos federais – SPFs), é necessário, em razão do tempo, construir efetivamente uma mobilização, realizando atos e paralisações nessa data e intensificar essas ações ao máximo até se construir a greve.

No caso do PJU e do MPU, além dos 5% imediatos para este ano, as negociações incluem a discussão da carreira no ano que vem, jogando os efeitos de reajuste que daí possam vir para serem aplicados a partir de 2024 (novamente em razão de lei, fica impedido que um índice aprovado num determinado governo ou mandato seja executado pelo sucessor – daí a discussão salarial não poder abranger este ano e os vindouros ao mesmo tempo). Tais negociações incluem assento da Fenajufe representando os trabalhadores nos grupos de trabalho que vierem a ser instituídos para tratar das carreiras.

Em razão desse quadro, das disputas orçamentárias para a recomposição dos salários (por exemplo, a retomada das discussões para restabelecimento de quinquênios exclusivamente para magistrados e procuradores via PEC 63), dos prazos limitados, da necessidade de se construir uma mobilização ainda mais sólida e abrangente, os servidores decidiram que no dia 15 de junho, às 13h, deve ser realizado ato de todos os SPFs em frente à Sede do TRE Maranhão, intensificando a luta pelo fim do congelamento salarial.

Nesse sentido, deve ser feita ampla campanha de divulgação e convite às demais categorias para que venham somar a esse esforço pelo REAJUSTE JÁ.

Todos os servidores e servidoras devem estar atentos, convidar o máximo de pessoas para participar, e lutar pelo fim do congelamento salarial: no dia 15, às 13h, todos e todas ao TRE Maranhão.

Confira este texto com mais detalhes em sintrajufemacom.wordpress.com e ajude a construir esta importante atividade. Siga-nos também em nossas redes e veja momentos da mobilização do último dia 31 no nosso perfil no Instagram.

Pin It

afju fja fndc