fbpx

Categoria volta a Brasília para fortalecer a luta pela recomposição salarial

Vem aí uma maratona de mobilizações dos servidores públicos federais pela recomposição salarial, e o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal do Estado de Mato Grosso (Sindijufe-MT) terá cinco representantes nos atos de 31 de maio e 1º de junho em Brasília: Ana Vitória Calissi, Juarez Marçal da Fonseca, Juscileide Rondon (Jusci), Luis Borges e Walderson de Oliveira (Oliveira).

As perdas do funcionalismo federal somente no governo Bolsonaro somaram, de janeiro de 2019 a dezembro de 2021, 19,99%. Esse é o índice que unificou todas as categorias para a campanha salarial deste ano.

Um aspecto que chama a atenção neste cenário é o completo desinteresse do governo em abrir um diálogo para negociações sobre o pleito das categorias. O governo sequer sustentou a proposta do presidente Jair Bolsonaro, de reajuste linear de 5% para todos.  De qualquer forma, não agradaria nenhum trabalhador com isso, e basta olhar para os índices inflacionários para se entender o porquê.

O conjunto de servidoras e servidores busca recomposição das perdas salariais acumuladas dos últimos três anos. O debate da recomposição salarial é urgente, e a necessidade de se deflagrar uma grande greve nacional e unificada ainda em 2022 é cada vez mais cogitada.

Confira, a seguir,  o calendário de luta dos próximos dias:

30/5:14 horas – Ato político em favor da recomposição da Indenização de Transporte dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais, por ocasião da sessão do CJF;

31/5: 9 horas – ato público dos Servidores Públicos Federais (SPF’s) com concentração no espaço do servidor, com Marcha (organizado pelo Fonasefe);

31/05: 14 horas – Grande Ato Político “Pela valorização das Servidoras e Servidores Públicos: Recomposição Inflacionária Já” no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados. O objetivo é pressionar o governo e engajar os parlamentares (deputados e senadores) na luta pela recomposição salarial dos SPF’s;

1º/6: A Fenajufe orienta a permanência em Brasília para cumprimento de agenda no STF no período da manhã, entregando memoriais e materiais da Federação para cada Ministro e suas assessorias a respeito da campanha salarial.

Manhã : Previsto atividade com entrega de documentos na Liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado;(a confirmar);

Tarde : atuação no Congresso Nacional e/ou TCU com vistas a encaminhar questões de interesses da categoria, priorizando os projetos do Senado de "Desjudicialização da Execução","NS Já" e "Quinquênios" para todo funcionalismo público.

Luiz Perlato - SINDIJUFE/MT (Com informações da Fenajufe)

Pin It

afju fja fndc