fbpx

Reposição: Assembleia define calendário de mobilização. Participe!

Reposição: Assembleia define calendário de mobilização. Participe!

A Assembleia Geral do Sintrajuf-PE, ocorrida em modo virtual nesta segunda-feira (16/05), debateu cenários da reposição salarial e definiu calendário de mobilizações a partir do dia 19, chegando a uma grande caravana a Brasília no dia 31 de maio

A diretoria do Sindicato fez um apanhado do histórico da luta por reposição salarial desde 2021, apontando a intransigência do Governo Federal e as limitações encontradas no próprio Supremo Tribunal Federal (STF).

O debate abordou o ofício do STF em resposta, sem ouvir a categoria, à Casa Civil, em que, pela primeira vez, aparece formalizada a possibilidade de concessão de 5% de reajuste geral.

Foi destacado que esse índice não serve para repor as perdas de 2022, muito menos o acumulado da inflação do governo Bolsonaro, que deve fechar o ano acima de 28%. E foi ressaltada a regressão salarial e de direitos imposta por Bolsonaro nesses anos.

Também foram debatidas as dificuldades de ir além dos 5%, diante da postura da gestão Paulo Guedes, que promove radical projeto de desmonte de direitos e do estado, com a visão profundamente preconceituosa que ele tem dos servidores.

Por fim, foi deliberado a manutenção dos dois caminhos da luta por reposição:

 1) Reforçar a luta unificada para ampliar esses 5%;

2) Ao mesmo tempo, junto ao STF, pressionar para incluir previsão de reparação das perdas no orçamento do PJU para 2023.

 Quanto à mobilização, foi aprovada a realização de atos a partir do dia 19 até o dia 26, construindo forte agitação para caravana a Brasília no dia 31 de maio. O calendário de atividades é o seguinte:

Dia 19/05: Ato-assembleia setorial no Fórum Trabalhista/Imbiribeira – 14h – pautando reposição defesa da Justiça do Trabalho contra a extinção de varas e pela revogação da Reforma Trabalhista.

 Nos demais locais, atos com faixas e cartazes e mobilização virtual.

Dia 23/05 - Ato/assembleia setorial no Fórum Eleitoral (5 Pontas) – 10h30 – Pauta: reposição e defesa da JE e da democracia.

 Dia 24/05 – JFPE (Jiquiá) – 14h – Ato/assembleia setorial

 Dia 26/05 – Ato/Assembleia setorial – TRE Sede – 10h

 Dias 31/05 e 1º/06 – Caravana Ocupa Brasília (Ato/audiência na Câmara dos Deputados) e outros a definir.

** Prazo até dia 26/05 para caravana!

Pin It

afju fja fndc