fbpx

Fórum Social Mundial: Sisejufe será responsável pela condução de seis mesas virtuais, em parceria com sindicatos

Fórum Social Mundial: Sisejufe será responsável pela condução de seis mesas virtuais, em parceria com sindicatos

Debates, entre fevereiro e abril, irão profundar pautas ligadas à Justiça e à Democracia, temas desta edição

O Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, que estaria acontecendo até o dia 30 de janeiro, em Porto Alegre (RS), foi adiado para o final de abril por conta do agravamento da pandemia. No entanto, atividades virtuais prévias ao evento começam neste sábado, 29 de janeiro (veja aqui os detalhes).

O Sisejufe iria participar com mesas presenciais, mas como a nova data do fórum (26 a 30/4) coincide com o Congrejufe, a diretoria e assessoria política optaram por participar no formato virtual. Todos os temas previamente escolhidos foram mantidos. as atividades virtuais contarão com a participação do Sindiquinze, Sintrajufe-RS, Sindijus-PR e Sindjus-RS.

Veja as mesas, as datas e as convidadas(os):

15/02 – 18h

Mesa 1 – Enegrecendo a Justiça: para além da política de cotas

Participantes:

Bruna Rodrigues (vereadora de Porto Alegre), Estela Ballardin (vereadora de Caxias do Sul), Bethe Fontes (Comissão de Igualdade Racial da Justiça Federal-RJ e representante de base do Sisejufe-RJ), Renata Nascimento (representante de base do Sisejufe-RJ), Luiz Mendes (Sindjus-RS), Andrea Ferreira (Sindijus-PR), Patrícia Fernanda dos Santos (fundadora do Coletivo Negro da JFRJ) e Roberta Vieira (diretora do Sintrajufe-RS)

Mediação: Vera Miranda (assessora política do Sisejufe)

23/2 – 18h

Mesa 2 – Do Golpe à PEC 32. A Trajetória do Poder Judiciário na perda de direitos da Classe Trabalhadora

Participantes:

Lucena Pacheco Martins (coordenadora da Fenajufe), Fabiano Marranghello Zalazar (diretor do Sindjus-RS), José Oliveira (diretor do Sintrajufe-RS), Fabrício Loguércio (CTB) e Ivan Bagini (presidente do Sindiquinze)

Mediação: Soraia Marca (diretora do Sisejufe-RJ)

24/ 03 – 18h

Mesa 3 – Despatriarcalização da Justiça – Corpo, maternidade, encarceramento, violência e trabalho

Participantes:

Anny Figueiredo (diretora do Sisejufe-RJ e Marcha Mundial das Mulheres), Luciana Krumenauaer (diretora do Sintrajufe-RS), Alessandra Andrade (diretora do Sintrajufe-RS e membra do coletivo Voz Materna), Andrea Ferreira (Sindijus-PR), Sofia Cavedon (deputada estadual do Rio Grande do Sul), Paola Bettamio (professora de direito da Estácio, doutoranda em Direito pela UFRJ e militante da Marcha Mundial das Mulheres) e Ana Paula Cusinato (diretora de Comunicação da CUT-DF e Marcha Mundial das Mulheres)

Mediação: Ana Priscila Alves (Marcha Mundial de Mulheres)

05/04 – 18h

Mesa 4 – Projeto 1º Acesso à Justiça e Quilombo do Sopapo. Trabalhadores produzindo políticas públicas. As experiências do Sisejufe e do Sintrajufe RS

Participantes:

Eunice Barbosa (presidenta do Sisejufe-RJ), Lucas Costa (diretor do Sisejufe-RJ), Anna Carolina Pedra (advogada voluntária do Programa 1º Acesso à Justiça para População de Rua) e Leandro Anton (Quilombo do Sopapo)

Mediação: Ana Paula Rios (presidente do Instituto LAR)

07/04 – 19h

Mesa 5 – Justiça Eleitoral e Democracia Brasileira: As Instituições estão em risco

Participantes:

Fernanda Lauria (servidora da Justiça Eleitoral e secretária-geral do Sisejufe-RJ), Lucas Costa (diretor do Sisejufe-RJ) e Edson Borowski (diretor do Sintrajufe-RS).

Mediação: Pietro Valério (diretor do Sisejufe-RJ)

12/04 – 18h

Mesa 6: Ressignificando a atuação sindical na pandemia. Mudanças de abordagem, plataformas e comunicação

Participantes:

Alexandre Marques (assessor parlamentar do Sindiquinze), Tais Faccioli (jornalista do Sisejufe-RJ), Vera Miranda (Assessora Política do Sisejufe-RJ), Luciano Beregeno (Jornalista da Fenajufe), Fabrício Loguercio (CTB).

Mediação: Ana Priscila Alves (Sisejufe-RJ)

Pin It

afju fja fndc