Sintrajuf-PE: Assembleia Geral debate pautas e elege representantes para Ampliada da Fenajufe

A Assembleia Geral do Sintrajuf-PE realizada, ontem (10), em modo virtual, reuniu servidoras e servidores para debater a reforma administrativa.

O cenário político em que a PEC32 está sendo discutida e as formas de mobilização em defesa dos serviços públicos. Ao final dos debates, foi eleita a representação de Pernambuco para a Reunião Ampliada Extraordinária e Virtual da Fenajufe, que ocorre no próximo sábado (15).

Dentre os avisos e informações prévias à discussão, a mesa diretora dos trabalhos apontou os assuntos: assédio moral, em pauta no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) este mês, inclusive com participação de representante da categoria, com Issac Oliveira em mesa de debate no dia 21 de maio.

A direção do Sintrajuf-PE mencionou ainda a questão do retorno ao trabalho presencial nos tribunais, destacando a postura fora da realidade do TRT6. E ainda na Justiça Trabalhista, foi citado o tema da “reestruturação” com as resoluções do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que demandam participação da categoria.

A discussão entre os presentes abordou a grave crise que afeta o País, abrangendo a catástrofe sanitária da pandemia no Brasil potencializada pela conduta do governo que motivou a denúncia por genocídio no Tribunal Penal Internacional.

As análises também tocaram na crise econômica, piorada com as reformas neoliberais, e que serve de pretexto para a reforma administrativa. Foi comum a denúncia do caráter de desfiguração do estado nacional contido na PEC32. E a cobrança de maior envolvimento da categoria nas mobilizações virtuais e outras formas em defesa dos serviços públicos.

A discussão avançou para as formas de luta contra a reforma. Além das ações no campo das comunicações, em rádio, jornal, redes sociais, há necessidade de maior ostensividade nas denúncias contra o Governo Federal. Carreatas e greves ou atos mistos, presenciais de modo simbólico ou parcial foram defendidas.

A categoria avalia entre superar o “fica em casa” para partir para atos presenciais, o “buscar greve sanitária geral” e o ir ponderando à medida que evolua o retorno presencial do trabalho na categoria.

Ao fim dos debates, foram eleitos representantes da categoria à ampliada da Fenajufe, sendo Emanuella de Paula Rodrigues, Jacqueline Albuquerque e Manoel Gérson.

A reunião ampliada ocorre a partir das 9h do sábado, dia 15. Mais informações você acompanha nas redes do Sintrajuf-PE.