fbpx

Emenda 109 (PEC Emergencial) é promulgada no Congresso; veja quais deputados votaram a favor e contra os serviços públicos

Emenda 109 (PEC Emergencial) é promulgada no Congresso; veja quais deputados votaram a favor e contra os serviços públicos

Nesta segunda-feira, 15, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), promulgaram, em sessão solene, a emenda constitucional (EC) 109/2021, que tramitou como PEC 186/2019, a PEC emergencial. A medida inclui na Constituição gatilhos para gastos de União, estados ou municípios que, quando atingidos, impedem a realização de concursos públicos, congelam salários e outras despesas em todos os setores do serviço público.

A pressão para aprovação da EC 109/2021 foi a liberação do auxílio emergencial para milhões de brasileiros e brasileiras que estão em situação de miséria aprofundada pela pandemia. No entanto, do valor total gasto com o auxílio, somente os R$ 44 bilhões poderão ficar de fora do teto de gastos previstos pela emenda constitucional 95/2016, que congela investimentos públicos até 2036. Para se ter uma ideia, em 2020 foram liberados mais de R$ 288 bilhões em auxílio emergencial, de acordo com o governo.

Quem votou a favor e quem votou contra o serviço público
O Sintrajufe/RS fez uma campanha de urgência, para pressionar os deputados e as deputadas do Rio Grande do Sul a votarem contra a medida, que prejudica não apenas servidores e servidoras, mas justamente aquela população que mais necessita dos serviços públicos. Veja abaixo como votou a bancada gaúcha.

Deputado(a)PartidoVoto
Afonso Hamm PP-RS Sim
Afonso Motta PDT-RS Não
Alceu Moreira MDB-RS Sim
Bibo Nunes PSL-RS Sim
Bohn Gass PT-RS Não
Carlos Gomes REPUBLICANOS-RS Sim
Daniel Trzeciak PSDB-RS Sim
Danrlei PSD-RS Não
Fernanda Melchionna PSOL-RS Não
Giovani Cherini PL-RS Sim
Giovani Feltes MDB-RS Sim
Heitor Schuch PSB-RS Não
Henrique Fontana PT-RS Não
Jerônimo Goergen PP-RS Sim
Liziane Bayer PSB-RS Sim
Lucas Redecker PSDB-RS Sim
Marcel van Hattem NOVO-RS Sim
Marcelo Brum PSL-RS Sim
Marcelo Moraes PTB-RS Sim
Márcio Biolchi MDB-RS Sim
Marcon PT-RS Não
Maria do Rosário PT-RS Não
Marlon Santos PDT-RS Sim
Maurício Dziedrick PTB-RS Sim
Nereu Crispim PSL-RS Sim
Osmar Terra MDB-RS Sim
Paulo Pimenta PT-RS Não
Pedro Westphalen PP-RS Sim
Pompeo de Mattos PDT-RS Não
Sanderson PSL-RS Sim

EC 106 e a PEC 32 (reforma administrativa) estão na pauta da assembleia geral do Sintrajufe/RS dia 18

Os reflexos da aprovação da EC 109/2021 e a reforma administrativa, que também figura entre as prioridades do governo, estão na pauta da assembleia geral convocada pelo Sintrajufe/RS para o 18, às 19h. Vamos debater a continuidade de nossa mobilização para derrotar mais esse ataque.

Pin It

afju fja fndc