fbpx

Sindjufe-BA Participa Da Plenária Estadual Em Defesa Do Serviço Público E Convoca Categoria Para Ato Do Dia 30 De Setembro

O Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público reuniu o SINDJUFE-BA e demais entidades que a compõem em uma Plenária Estadual virtual na tarde de ontem, 14. A atividade que aconteceu via plataforma Zoom começou ás 17h com uma live sobre a reforma administrativa de Bolsonaro, tendo como convidado  o presidente da Afipes-Sindicato, José Celso. A plenária também foi retransmitida pela página do Fórum Baiano no Facebook e pelo canal do Youtube do Sindifisco Salvador (

).

O convidado José Celso fez um breve apanhando sobre as razões da reforma administrativa de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes e Rodrigo Maia; discutiu sobre os motivos e fatores que deveriam organizar uma reforma administrativa de verdade no Brasil e que sequer são pautados pelo governo federal nessa reforma, como por exemplo, o combate à desigualdade, construção junto com o mercado e a sociedade de uma estratégia de desenvolvimento soberana internacionalmente, que seja inclusiva do ponto de vista social e sustentável ambientalmente.

Por fim, ele fez algumas considerações sobre os fundamentos da ocupação no setor público e do desempenho institucional, já que nos argumentos do governo e da grande mídia são essas razões para a reforma administrativa.

“Embora se chame de reforma administrativa, a verdade é que essa reforma ela tem pouquíssima de administrativa. O objetivo dela é dar continuidade a uma reforma fiscal, uma reforma de corte dos gastos públicos de uma forma radical. A reforma administrativa pode ser considerada parte de uma reforma fiscal que começou em 2015, se aprofundou com o golpe de 2016 e agora mais ainda com a eleição de Bolsonaro e Guedes, em 2019”, afirmou José Celso.

A reforma administrativa (PEC 32/2020), conhecida como ‘PEC das rachadinhas’, é apontada por especialistas como um dos mais graves e perversos ataques de desmonte do Estado e do serviço público. A PEC afeta concursos e amplia o caminho para terceirizações e privatizações. Na esfera estadual, o governo Rui Costa (PT) também avança nesse sentido com a já aprovação da reforma da previdência para servidores estaduais.  

“O nosso grande desafio agora é construir uma ampla unidade para derrotar não só a reforma administrativa como também o governo Bolsonaro. Não podemos titubear na defesa do serviço público e de nossos direitos, sob pena de sermos derrotados. O conjunto do movimento sindical tem que vir a luta. Se a classe trabalhadora não derrotar Bolsonaro e sua trupe, nossos direitos  vão continuar sendo atacados todos os dias. Fora Bolsonaro, fora Guedes, fora Mourão e qualquer outro governo que ataque nossos direitos” afirmou o Coordenador do SINDJUFE-BA, Jailson Lage.

“Agora encontramos uma grande convergência e uma bandeira de luta comum que pode nos levar de fato a uma perspectiva de luta unificada e de vitória frente a essa avalanche que tem se abatido no funcionalismo público do Brasil, tanto no âmbito federal como estadual e municipal. Defender o serviço público é defender a classe trabalhadora, é defender os direitos da classe trabalhadora e lutar por condições melhores de vida em nosso país. É fundamental agora reforçar a greve nacional dos correios,  construir manifestações e ações contra a reforma administrativa no âmbito federal, estadual e também municipal”, declarou o membro da Executiva da CSP Conlutas, Alexandre Carvalho.

A participação do Cacique Arara de Pataxós de Novos Guerreiros, emocionou a todos que estava acompanhado a plenária.  “Estamos aqui para denunciar o descaso com os povos originários, nunca tivemos o apoio de nenhum governo. Com Bolsonaro os ataques são maiores”. Em sua fala, o Coordenador do SINDJUFE-BA, Jailson Lage, lamentou que o PT esteve a frente do governo federal por mais de uma década e não concluiu a demarcação das terras indígenas e quilombolas, “uma tragédia”.   

A plenária estadual que foi deliberada na última plenária do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) reuniu diversas categorias da Bahia e entidades como Sinasefe IFBA, CSP Conlutas , Safiteba, ASSIBGE, Sindados.BA, Fenasps, ANDES-SN, Sindsemp, Adusc, IPEA, ACD Bahia, Dataprev, Simpa, dentre outras.

Na plenária foi aprovada uma resolução que chama a construção do dia nacional de luta em defesa do serviço publico, dia 30 de setembro. Aprovou-se também um moção de apoio às categorias que estão em greve sanitária, principalmente aos trabalhadores do TRE-BA e dos Correios.

Ao final do evento, foi dedicado 1 minuto de silêncio para todos os colegas que faleceram vítimas de Covid-19.

Dia Nacional de Luta

O dia 30 de setembro será o Dia Nacional de Luta em defesa dos serviços públicos. A data foi definida na última plenária do Fonasefe e tem como finalidade ampliar a luta contra a reforma administrativa e contra os ataques de desmonte do Estado de Bolsonaro, Mourão e Guedes.

O SINDJUFE-BA convoca a categoria e toda a classe trabalhadora para fortalecer a nossa unidade e ampliar as lutas, construindo um forte Dia Nacional de Lutas no dia 30 de setembro. Contra o desmonte dos serviços públicos, contra as privatizações, contra a retirada de direitos e contra a reforma administrativa!

“Um dos grandes desafios que nós temos enquanto servidora e servidor público é desmistificar na grande mídia que não somos privilegiados, que somos servidores do Estado que prestamos serviços à população, serviços esses que é de suma importância. Além de deixar claro para a população que se ela ficar sem esses serviços é privatização, é pagar pelos serviços”, pontuou a diretora da Fenasp, Lidia de Jesus.

Pin It

afju fja fndc