fbpx

Valeu a mobilização: TRT4 cancela convocação que deslocaria colegas dos gabinetes

Valeu a mobilização: TRT4 cancela convocação que deslocaria colegas dos gabinetes

O TRT4 cancelou a convocação dos 11 juízes do 1º grau e o deslocamento de mais de 50 colegas, pelo menos um de cada gabinete do tribunal, para trabalhar nas unidades dos magistrados convocados a partir de 20 de julho. A medida seria apreciada em sessão de hoje pelo Órgão Especial, que acabou cancelada. As informações foram passadas ao Sintrajufe/RS, por telefone, pela administração. O sindicato havia divulgado nota contra a medida e encaminhado ofício à Presidência solicitando a retirada do assunto da pauta. 

A rápida resposta do sindicato às mudanças pensadas pela administração e a mobilização dos colegas da Justiça do Trabalho, apesar do período de isolamento, foi fundamental para que houvesse um recuo quanto à medida.

O Sintrajufe/RS divulgou nota, na noite de domingo, e encaminhou ofícios à Presidência tratando do assunto. Entre outros pontos, além de requerer a retirada desse assunto da pauta, solicitava audiência com a Presidência e abertura de efetivo diálogo com a categoria. O sindicato também realizou, na manhã dessa terça-feira, 14, reunião online com colegas dos gabinetes do TRT4, setores que seriam diretamente afetados com as mudanças propostas, a partir do deslocamento de um colega de cada unidade.

No momento em que servidores e servidoras estão enfrentando grandes mudanças nas rotinas de trabalho e na vida doméstica, devido à pandemia, as mudanças pretendidas pela administração, encaminhadas sem diálogo com a categoria, trariam um ainda maior tensionamento. O cancelamento da medida é uma vitória.

De qualquer forma, é importante continuarmos atentos e atentas e exigir diálogo e participação da categoria em decisões que a afetam diretamente. Além disso, enquanto não houver um real enfrentamento em relação à questão orçamentária e ao preenchimento das quase 400 vagas em aberto, seguirá a política do “cobertor curto”, tirando de um setor para colocar em outro, resultando em ainda mais sobrecarga para a categoria.

O sindicato, a partir da formalização da posição da administração, chamará novas reuniões com os servidores e as servidoras dos gabinetes e/ou secretários especializados do 1º grau, caso seja visualizado impacto de alguma mudança na realidade de trabalho desses colegas.

Pin It

afju fja fndc