fbpx

Corregedora regional da JF da 4ª Região reúne-se com Sintrajufe/RS, Sintrajusc/SC e Sinjuspar/PR

Corregedora regional da JF da 4ª Região reúne-se com Sintrajufe/RS, Sintrajusc/SC e Sinjuspar/PR

Na tarde da quarta-feira, 10, a corregedora regional da Justiça Federal da 4ª Região, Luciane Amaral Corrêa Münch, reuniu-se com os três sindicatos da 4ª Região, Sintrajufe/RS, Sintrajusc/SC e Sinjuspar/PR. A reunião online ocorreu para tratar de questões relativas ao trabalho durante a pandemia. O sindicato foi representado pela diretora Arlene Barcellos e pelos diretores Fabrício Loguercio, Marcelo Carlini e Zé Oliveira. Também participaram os coordenadores do Sintrajusc/SC, Paulo Roberto Koinski, e do Sinjuspar/PR, Paulo Henrique dos Santos, e o colega Vitor Dutra, servidor na Corregedoria. 

A direção do Sintrajufe/RS explicou a apreensão causada pela resolução 322/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que possibilita o retorno ao trabalho presencial a partir de 15 de junho. Foi ressaltada a postura de diálogo da corregedora e as medidas importantes tomadas por ela desde o início da pandemia. Além disso, foi informado que, em reunião, o Conselho Geral do Sintrajufe/RS aprovou a defesa de manutenção da suspensão do expediente presencial, com  continuidade do trabalho remoto, preservando a saúde e a vida de servidores e servidoras, da magistratura, estagiários, terceirizados e usuários e que, em caso de tarefa presencial, é fundamental o fornecimento de equipamentos de proteção individual pelo tribunal.

O diretor do Sintrajufe/RS Zé Oliveira ressaltou que a maioria de colegas, no Judiciário Federal e no Judiciário Estadual em todo o país, vítimas fatais da covid-19, era de oficiais de justiça e pontuou que, em eventual tarefa presencial e um futuro retorno, seja mantida permanente escuta desse segmento. Ao falar sobre o trabalho remoto, o dirigente salientou que, com o instrumental existente no Judiciário Federal, a categoria tem condições de prestar o serviço de casa, evitando, neste momento, colocar em risco familiares, terceirizados, estagiários e usuários. A diretora Arlene destacou os problemas com as bandeiras por região definidas pelo governo do estado, quando os números oficiais da Secretaria de Saúde estão em defasagem, por exemplo, em relação ao divulgado pela prefeitura de Porto Alegre; com essa defasagem chegando a 600 casos nesta semana. O diretor Marcelo Carlini agradeceu pela pronta disposição da corregedora em receber os três sindicatos e lembrou que foi da Corregedoria a primeira portaria que indicou a suspensão do trabalho presencial abrangendo as unidades da 1ª Instância.

Em Santa Catarina, segundo Koinski, a maior preocupação da categoria é a chegada do inverno e o aumento das doenças respiratórias. No Paraná, afirmou Santos, não é diferente, e a categoria expressa medo e ansiedade não apenas pela própria saúde, mas com a de familiares.

Luciane Münch explicou que a Corregedoria tem presentes todas essas considerações e que essas preocupações “são as nossas também”. Segundo a corregedora, a Justiça Federal “está trabalhando muito bem” na atividade remota e as necessidades de retorno presencial são muito pontuais, “excepcionais até”. Portanto, concluiu, “não vejo necessidade de um retorno e parece que essa é a linha do CNJ também”. Ela finalizou afirmando aos dirigentes que “podem ter certeza de que sempre que quiserem conversar, têm um canal aberto, serão sempre muito bem-vindos”.

Sindicatos buscam ser recebidos conjuntamente pelo TRF4

O Sintrajufe/RS encaminhou, nessa terça-feira, 9, ofício à Presidência do TRF4 requerendo que, na reunião online prevista para o dia 15 de junho, seja garantida a participação dos três sindicatos da 4ª Região. Isso porque a questão afeta diretamente a base de servidoras e servidores representada por Sintrajufe/RS, Sintrajusc/SC e Sinjuspar/PR.

As três entidades também estão atuando conjuntamente na coleta de assinaturas junto à categoria, para que seja mantido o trabalho remoto, em defesa da vida e da saúde. O prazo é até dia 12 de junho. O abaixo-assinado, exclusivamente por formulário web, por ser acessado aqui.

Pin It

afju fja fndc