fbpx

Eleições Sintrajufe/MA: categoria comparece e escolhe novos nomes para o Sindicato no triênio 2019-2022

Renovação entre eleitos ultrapassa 60%; chapa para Colegiada recebeu mais de 95% dos votos válidos

As eleições gerais para o Sintrajufe/MA, realizadas na última sexta-feira, dia 11, superaram o quórum estabelecido pelo Estatuto do Sintrajufe (metade+1 dos filiados), legitimando os nomes escolhidos pela base para nova Diretoria Colegiada, Diretoria de Base e Conselho Fiscal da entidade para o próximo período, que vai de novembro deste ano até novembro de 2022.

Dos aptos a votar, comparecem às urnas 52,40% dos trabalhadores-eleitores, número expressivo segundo a chapa eleita, levando-se em consideração o dia de votação (sexta-feira, quando quem tem folga aproveita para tirá-la), e a desestruturação que as novas formas de ocupação (ou mesmo desocupação) dos locais de trabalho vêm causando na organização dos trabalhadores, como o teletrabalho, além do elevado percentual de adoecimento da categoria, que também causa afastamentos de licença-saúde. Havia ainda um número significativo de servidores filiados ao Sindicato que estão em férias.

Em outros municípios, houve o esforço de também atingir plena participação através de votação eletrônica via Internet, mas problemas como falta de energia em Imperatriz e de conexão em Pinheiro, por exemplo, foram obstáculos para o pleito.

Mesmo diante dos obstáculos, o número atingido cumpre não apenas uma exigência – que por si já é uma forma de assegurar a legitimidade do processo, mas aponta também para a legitimidade de todos os eleitos para organizar a luta e a resistência da categoria, inclusive contra os fatores apontados como motivos de abstenção, como o teletrabalho e o adoecimento. Entre exemplos dessa participação, a urna localizada na Sede Administrativa do Sindicato, no Centro de São Luís, recebeu aposentados e servidores em trânsito que compareceram para a votação.

Além dos desafios colocados acima, fica também a necessidade de avançar na filiação expressiva da categoria ao seu sindicato como forma de fortalecimento ante um cenário em que mesmo os postos de trabalho estão em risco diante de ataques inclusive à própria existência de órgãos do Judiciário e do MPU, avaliam os membros da chapa eleita para Diretoria Colegiada.

Chapa obtém mais de 95% dos votos válidos

A Chapa “Unidade na Luta – nenhum direito a menos” elegeu-se com 95,97% dos votos válidos (veja composição da Chapa ao final desta matéria): dos 174 votos para Diretoria Colegiada, 167 foram para a chapa, entre votos em urnas fixas e votos pela via eletrônica.

Todos os Diretores de Base foram eleitos

Os votos para os representantes nos locais de trabalho também mobilizaram a categoria, sendo eleitos todos os nomes que se apresentaram:
– Maria Suely Cavalcante Pinto (TRT)
– Vanessa Andrade Neiva Eulálio (Fórum Eleitoral)
– Jesuélio de Jesus Santos Wolff (Procuradoria da República – PR)
– Walber da Cruz Leão Filho (PR)
– Carlos Rogério Penha Freire (TRE)
– Alzira Ângela Costa Melo (Justiça Federal)
– Vinicius Lima Silva (TRE)
– Cecílio Lobo Mendes (Justiça Trabalhista)

Votação para Conselho Fiscal

Também se elegeram os candidatos a Conselho Fiscal, com Raimundinho (TRE) recebendo 145 votos; Tema (JT), 128; e Marlon, também da JT, 124 votos.


Veja a composição da gestão que assumirá a Direção Colegiada do Sintrajufe no próximo mês:


“Unidade na luta – Nenhum direito a menos” – nova composição representa renovação da Diretoria em mais de 60% – confira:

Coordenação Geral:

– Gisélia Castro Silva (TRT)
– Saulo Costa Arcangeli (PRT)
– Terezinha de Jesus Sousa (FAS)

Coordenação de Administração e Finanças:

– Francisco Emerson Sena Costa (TRE)
– Luís Carlos Oliveira Silva (PRT)

Coordenação de Assuntos Jurídicos:

– Fredson de Sousa Costa (JF)

Coordenação de Formação Política:

– Raimundo Nonato Monteiro Filho (TRT)

Coordenação de Comunicação e Cultura:

– Marinalva Carvalho Alencar (TRE)

Coordenação de Políticas Sociais:

– Jacer de Abreu Ribeiro Neto (TRT)

Coordenação de Esporte e Lazer:

– Reinaldo Antônio Costa Serra (JF)
– João Marcelo Aquino de Carvalho (PRT)

Suplentes:

– Roberto Carlos Sousa Santos (TRE)
– Luís Inácio Oliveira Costa (TRT)
– José Joaci Ferreira Filho (JF)

Pin It

afju fja fndc