fbpx

Sitraemg-MG e Sindireceita-MG articulam debates sobre servidores federais

O Sitraemg-MG, em parceria com o Sindireceita-MG (Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal), promoveu no último dia 27 o primeiro “Café Sindical”. Segundo explica o sindicato em nota publicada em seu site, “o evento foi uma espécie de ‘célula embrionária’ de uma nova relação que se inicia entre as entidades sindicais em Minas visando reforçar a união das categorias de servidores públicos federais, além do fortalecimento e preparação das mesmas para o enfrentamento das dificuldades que possam vir a ter nas lutas por direitos como salários dignos e melhores condições de trabalho”.

De acordo com o Sitraemg-MG, a iniciativa foi motivada pela união dos servidores públicos federais nas mobilizações realizadas este ano em defesa de uma pauta unificada. Com manifestações conjuntas em todo o país, os servidores, apesar de toda a pressão contrária do governo e da imprensa comercial, acabaram conquistando avanços, ainda que bem aquém do que desejavam, em suas reivindicações. O sindicato explica, ainda, que o objetivo do “Café Sindical” é unir essas entidades e suas respectivas categorias também fora dos momentos de mobilizações, para debaterem questões sindicais e conjunturais e, a partir do entendimento do que vem ocorrendo nas relações de trabalho, estabelecerem novas estratégias de lutas.

O evento reuniu somente representantes do Sitraemg-MG – as coordenadoras Lúcia Maria Bernardes de Freitas, Débora Melo Mansur e Artalide Lopes Cunha - e do Sindireceita-MG – o presidente Leonardo Catão de Carvalho -, além de alguns servidores que estiveram na linha de frente dos comandos de greves recentes, como Anestor Germano, representando o Sinasempu (Sindicato Nacional dos Servidores do MPU e do Conselho Nacional do Ministério Público).

O tema debatido foi “Sindicalismo contemporâneo e participação política”, tendo como expositor Ronaldo Teodoro dos Santos, doutorando em Ciência Política, e, como debatedor, Tiago Camargo Azevedo, advogado e cientista político. Ao final, ficou definido que será formada uma comissão de representantes das entidades sindicais que se encarregará de ampliar o número de sindicatos envolvidos no projeto e de promover novos debates, para os quais serão convidados todos os servidores das respectivas categorias.

Clique aqui para ler mais sobre o “Café Sindical”.

Fonte: Sitraemg-MG

Foto: Gil Carlos Dias/Sitraemg-MG

Pin It

afju fja fndc