fbpx

Trabalhadores se reúnem em debate com Toninho, do DIAP

Por Sindjufe/BA

Com o tema “Projetos tramitando no Congresso Nacional que se relacionam com o trabalhador público”, os encontros foi realizado na última sexta-feira (8), pela manhã no TRE-BA, e à tarde na Justiça Federal.

A palestra foi proferida  por Antônio Augusto de Queiroz(Toninho do DIAP), que é assessor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Dentre os principais assuntos destacados por Toninho, estavam assuntos referentes ao risco que a democracia brasileira está sujeita nos dias de hoje e ao risco de acabarem com a função social do Estado na sua obrigação de fornecer serviços públicos e gratuitos.

Toninho mostrou como está o atual panorama econômico do Brasil: o estado está gastando mais do que arrecada. Mas não é com os serviços nem servidores, cujo gasto só tem caído: o Estado tem tido gastos exorbitantes com as chamadas despesas financeiras.

Para finalizar, o assessor enfatizou a importância de se evitar a reforma da previdência, revogar a reforma trabalhista, e incorporar a GAJ no vencimento, além de lutar pela Data-Base.

 

Ato do dia 19

O debate também abriu espaço para discussão sobre as atividades de mobilização que começa na primeira quinzena de junho nos estados, terminando com um dia de protestos em Brasília no dia 19 de junho, com caravanas dos estados e capital federal em frente ao STF. O objetivo é cobrar dos ministros, entre outros pontos, uma decisão que assegure, na prática, o direito à data-base.

Pin It

afju fja fndc