fbpx

Filiados do SITRAEMG elegem os delegados e observadores de Minas para a XX Plenária Nacional da Fenajufe

Em assembleia geral extraordinária realizada pelo SITRAEMG na manhã de sábado, 24 de setembro, no Intercity Hotels, em Belo Horizonte, os filiados elegeram os colegas que representarão o Sindicato e a categoria em Minas na XX Plenária Nacional Extraordinária da Fenajufe, que se realizará de 24 a 27 de novembro, em Brasília (DF). A AGE foi convocada com oito dias de antecedência, em 16 de setembro, embora o estatuto do Sindicato estabeleça apenas três dias, com o edital de convocação sendo amplamente divulgado em destaque, pelo site e Facebook, e, repetidas vezes, pelo Informe SITRAEMG (e-mail) e SMS (mensagem por telefones celulares). 

De acordo com o estatuto da Fenajufe, pelo número de filiados o SITRAEMG tem direito a enviar até 13 filiados e 7 observadores. Dos 23 candidatos inscritos, foram eleitos, pela ordem do resultado da votação, os seguintes filiados: como delegados, Lúcia Maria Bernardes de Freitas (TRT), Paulo José da Silva (TRT), Eliana Leocádia Borges (Justiça Federal), Carlos Humberto Rodrigues (Justiça Federal), Célio Izidoro Rosa (TRT), Olavo Antônio Oliveira (Justiça Militar), Juliana Santana Rick (Justiça Federal), Helder da Conceição Magalhães Amorim (Justiça Federal), Luciana Tavares de Paula (Justiça Federal), Tâmisa Gonçalves (TRE), Adriana Maria de Souza Mesquita (TRE), Nelson da Costa Santos Neto (TRT) e Wallace Marques Coelho (Justiça Federal); como observadores, Gerson Appenzeller (Justiça Federal), Marcos Vinicius Félix da Silva (TRT), Alessandra Soares de Moura e Silva (TRE), Douglas Fernandes de Oliveira (TRE), Fabiano Goecking Avalar (TRE), Rosilene Valadares de Matos (TRE) e Marco Aurélio Chaves (TRE). Ficam na suplência: Meire Imaculada Pacheco (TRE), Eni Martins de Lima (TRT) e Carlos Ernesto Mendes dos Santos (TRT). O Sindicato tem ainda a prerrogativa de indicar o seu representante, como o 14º delegado de Minas. 

Clima de tranquilidade 

A mesa de abertura da AGE foi composta pelo coordenador geral Igor Yagelovic, que presidiu os trabalhos, e pelos filiados Lúcia Maria Bernardes de Freitas (aposentada do TRT) e Alisson Arouca (TRT de Passos). Depois de lidos pelo coordenador Ygor Yagelovic a convocatória da Fenajufe e o edital de convocação do Sindicato para a assembleia, foi pedida “questão de ordem” com um servidor questionando o fato de, no edital, ter sido feita a observação para que os filiados que se interessassem em se candidatar para representar Minas na Plenária se inscrevessem antecipadamente, por e-mail, até as 19 horas de sexta-feira, 23. 

O coordenador geral do Sindicato reafirmou que a intenção do Sindicato, com essa recomendação, era “acelerar a votação e prestigiar o maior número possível de filiados”, e esclareceu que se tratava de uma prerrogativa da direção da entidade, uma vez que o estatuto desta era omissa em relação à questão. E vale lembrar que o prazo limite estabelecido pela Fenajufe para eleição dos representantes dos sindicatos para a XX Plenária é dia 22 de outubro, mas o SITRAEMG, sempre saindo na frente, é a primeira entidade da base da Federação a eleger seus delegados e observadores, exatamente com a preocupação de facilitar a participação dos servidores da Justiça Eleitoral, já que, no final de setembro e no mês de outubro, estarão totalmente envolvidos com os trabalhos das eleições municipais deste ano, com as votações no primeiro e segundo turnos. 

Mas, iniciada a discussão, foi colocada em votação a proposta de decidir sobre: manter a validade das candidaturas somente dos que se inscreveram antecipadamente ou aceitar também as inscrições feitas durante a assembleia. Acolhida a aceitação de inscrições também durante a assembleia, chegou-se ao total de 23 candidatos, de um total de 81 participantes, mas concorrendo somente filiados presentes, foi iniciada a votação. E os trabalhos transcorrerem em clima de total tranquilidade. Para a apuração dos votos, foi alterada a composição da mesa, que passou a ter representantes do TRT (Alisson Arouca, de Passos), da Justiça Federal (Marco Antônio Cunha, de BH) e Júlio César Brito (TRE/BH), que é também coordenador geral da Fenajufe. 

Também estiveram presentes os coordenadores do SITRAEMG Célio Izidoro Rosa e Dirceu José dos Santos, além do coordenador de Formação Política e Organização Sindical da Fenajufe Rodrigo Gomes Peixoto, que também é servidor de Minas e filiado ao Sindicato. 

“A AGE de Minas Gerais elegeu, com muita sabedoria e dentro da concepção que todos têm que ser representados, 13 delegados e 7 observadores. Dos 13 delegados eleitos, teremos na Plenária da Federação técnicos, analistas, agentes de segurança, oficiais de justiça e aposentados. Além dessa grande vitória, em termos representados todo os cargos, teremos, ainda, representantes das quatro Justiças de MG (TRT, TRE, JF e JM). Não pude participar (da AGE), por problemas de saúde na família, mas registro, em nome de toda a diretoria do SITRAEMG, a satisfação e a certeza de que todos os servidores de Minas estarão bem representados. Um grupo plural e ‘unido por justiça’”, comenta o coordenador geral do Sindicato Alexandre Magnus.

 

Pin It

afju fja fndc