fbpx

No DF, categoria mantém greve e marca assembleia para a próxima terça

Em assembleia geral realizada na tarde desta quarta-feira (30), os servidores do Distrito Federal decidiram manter a greve, enquanto preparam uma resposta, até a próxima terça-feira (04), à contraproposta do governo. De acordo com o Sindjus-DF, “os próximos passos da categoria, até a terça-feira da semana que vem, serão decisivos para definir a nossa vitória ou a nossa derrota. O governo ofereceu 15,8% a serem pagos em três anos. É muito pouco, pois não cobre nem metade da inflação acumulada nos últimos seis anos”.

O presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto, propôs complementar a proposta do governo, com o aumento da GAJ de 50% para 100% e com a redução do número de padrões, de 15 para 13, o que resultaria num aumento de 33% ao final de três anos. O Sindjus-DF explica que a proposta do Supremo é insatisfatória, pois a categoria exige 56%. Nesse sentido, ela foi rejeitada por ampla maioria na assembleia realizada nesta quarta-feira.

“É preciso avaliar com cuidado a situação. Nossa greve, embora sem a participação de toda a categoria, derrotou o reajuste zero. E, na prática, a reconhecer que a sua política de arrocho salarial fere o princípio constitucional da recomposição anual das remunerações dos servidores. Por outro lado, a legalidade e a legitimidade de nosso movimento foram reconhecidas pelo presidente do Supremo, ministro Carlos Ayres Britto. Ele agiu de maneira muito mais positiva do que o presidente anterior. Desta vez, o presidente do Supremo se mexeu, ainda que de maneira moderada, avalia o sindicato.

Para o Sindjus-DF, até ter dados mais concretos, a saída é manter a greve, com o máximo de força, até a assembleia da próxima terça-feira, dia 4, às 16h. “Até lá, vamos reforçar os piquetes, os arrastões solidários, a pressão corpo a corpo”, promete o Sindjus-DF.

Fonte: Sindjus-DF

 

 

Pin It

afju fja fndc