fbpx

Maranhão: Assembleia Geral aprova manutenção da greve até próxima Sessão do Congresso

Assembleia de avaliação da greve da Sessão do Congresso Nacional realizada esta semana acabou por reafirmar a manutenção do movimento, dado o novo fato que surgiu na manhã desta quinta-feira, dia 24: a realização da Sessão do Congresso Nacional para avaliar os vetos que ainda estão pendentes de análise - entre estes o do Judiciário Federal - na próxima quarta-feira, dia 30, às 11h30.

Diante desse fato, a ampla maioria dos presentes - apenas um voto contrário e duas abstenções - decidiu por manter o movimento, mas consciente da situação dos colegas da Justiça do Trabalho - na última sexta-feira, o Sintrajufe foi comunicado que o Tribunal passaria a cortar o ponto dos servidores em greve a partir da segunda-feira, dia 21, em atendimento à decisão forjada no Conselho Nacional de Justiça. Após reunir-se com a presidência do TRT Maranhão na segunda, o Sintrajufe está providenciando documento no sentido de proteger os servidores da JT que fizeram greve até esta quinta-feira, comunicando ao Tribunal que eles estariam em cumprimento de atividade sindical, além de a Assessoria Jurídica entrar com pedido de reconsideração dessa decisão perante o Tribunal. Em nível nacional, a situação também vem sendo acompanhada pela Fenanufe e, ao que parece, o ministro Ricardo Lewandowski vem protelando a análise do recurso da Federação no Supremo Tribunal Federal acerca da decisão monocrática emitida no CNJ. "É contraditório que uma Justiça chama do Trabalho seja a primeira a ir contra os trabalhadores. É aquele ditado: casa de ferreiro, espeto de pau", pontuou Enésio Matos, da Coordenação do Sintrajufe Maranhão.

Dessa forma, foi deliberado que os servidores da JT acompanharão os demais e darão suporte àluta pela derrubada do veto até o último minuto, mas com a greve suspensa a partir de hoje. Para compensar a ausência (estritamente física e não de apoio moral e suporte aos demais) física dos colegas da JT, também foi deliberado não apenas manter, mas fortalecer a greve nos demais órgãos (Justiças Federal e Eleitoral), chamando os colegas que costumeiramente participam dos apagões mas que ainda não se incorporaram definitivamente à greve, a fazê-lo efetivamente nesta reta final da luta, com a Sessão do Congresso marcada para a próxima semana.

Outra deliberação no sentido de fortalecer o movimento foi adotar Concentrações Conjuntas: a cada dia, a concentração de greve será num local de trabalho, começando já nesta sexta-feira, 25, quando servidores da JF e da JE se reunirão a partir das 13h na Sede da Justiça Federal.

Também será buscado aumentar a participação financeira, para levar uma caravana ainda maior na próxima semana a Brasília. Esta semana, foram 26 servidores do Maranhão que estiveram no front desta guerra na capital federal. A avaliação geral é que é preciso mostrar força lá no "coração das decisões", fazer o acompanhamento dos parlamentares, estar atento a cada movimentação, enfim, dar continuidade e fortalecer o trabalho "corpo a corpo" que todo o Judiciário Federal já vem fazendo, e que foi decisivo para se chegar até este ponto em que se chegou. "Tem que ter gente lá, no trabalho de pressão", avaliou Cecílio, da JT. Isso, além, é claro, de manter as concentrações aqui, inclusive no dia da Sessão, como aconteceu esta semana, em que os servidores estiveram na sede da JF até a madrugada. Isso inclusive fortalece quem está lá em Brasília, como diz Adriana, da Justiça do Trabalho: "Senti falta de barulho das vuvuzelas para me abastecer, como quando da votação no Senado (onde o barulho era mais audível), mas sabia dos colegas que estavam concentrados aqui, na Justiça Federal, e isso me alimentava na luta", disse ela, num dos vários momentos emocionantes da Assembleia desta quinta-feira à tarde no auditório do Fórum Astolfo Serra.

Para a próxima caravana, com o suspiro que a ação efetiva dos servidores fazendo o que era impossível que o seu sindicato fizesse no momento, como aconteceu em todo o país, contribuindo materialmente para fazer grandes caravanas a Brasília, o Sintrajufe já vai poder voltar a enviar alguns servidores na próxima semana. Foram definidos cinco nomes já "acostumados" a fazer o trabalho junto aos parlamentares e nos corredores do Congresso. Esses serão enviados pelo Sindicato, e a movimentação da base continua, para assegurar que essa caravana seja grande, inesquecível e vitoriosa.

Pin It

afju fja fndc