fbpx

Assembleia Geral delibera: Maranhão continua na greve pela derrubada do Veto26

Sintrajufe/MA

Reunidos hoje em Assembleia Geral na sede da Justiça Federal em São Luís, os servidores fizeram avaliação da manobra feita ontem no Congresso para que a Sessão Conjunta do Legislativo fosse encerrada sem apreciar o Veto de número 26, que corresponde ao veto integral ao PLC 28 - a recomposição salarial da categoria depois de nove anos sem reajuste.

A avaliação geral é que é preciso seguir na luta.

"Já chegamos até aqui e não vamos parar". Essa foi a avaliação geral, feita por vários servidores, tanto da Justiça Federal quanto da Eleitoral e da Trabalhista, insistindo que agora é centrar fogo no dia 22, quando está prevista nova sessão para avaliar os vetos, mas sem descuidar do intervalo de tempo relativamente grande até lá. Assim, ficou acertado continuar as arrecadações que vêm dando certo, e enviar semanalmente um pequeno grupo a Brasília para manter o contato com os parlamentares pela derrubada do Veto, notadamente os servidores que se destacaram nessa atividade.

Caso esse intervalo até o dia 22 seja mais alguma manobra para pegar a categoria desprevenida (de surpresa), eles decidiram que, se isso acontecer, contribuirão com recursos para que localidades mais próximas possam enviar servidores para as mobilizações até lá, se assim for necessário, sem esquecer de manter a arrecadação com foco na Sessão que está marcada para 22 de setembro.

Assim, a palavra de ordem é: A GREVE CONTINUA! Nova avaliação será feita na quarta-feira da próxima semana, quando devem novamente realizar Assembleia Geral.

Assim, seguem as concentrações nos locais de trabalho:

  • Justiça do Trabalho: Fórum Astolfo Serra às 9h;
  • JF Calhau: 11h;
  • JF Areinha: a partir do meio-dia e;
  • Justiça Eleitoral: TRE/MA às 13h.

Os servidores foram contundentes quanto à avaliação sobre a possibilidade concreta de derrubada do veto, e daí a necessidade de se manter a mobilização. "Estamos juntos e não vamos deixar ninguém para trás", disse Socorro Coimbra, servidora da Justiça do Trabalho.

Foi saudada a disposição dos colegas no interior do Estado, que seguem mobilizados na greve, e pondo-se à disposição tanto para contribuir quanto para fazer parte da caravana a Brasília, como as mensagens que chegaram de Caxias e Bacabal ao Sintrajufe nesta quinta-feira.

Ponto da Greve - Eduardo Corrêa, da Assessoria Jurídica do Sintrajufe, também esteve presente, e informou que a Assessoria Jurídica do Sindicato, bem como a Assessoria Jurídica Nacional, acompanham a mobilização, e que no Maranhão não há, até o momento, nenhuma perspectiva de retaliação ao movimento dos servidores. Prova disso são as declarações de apoio emitidas até o momento pelos vários órgãos do Judiciário Federal no Estado.

Segundo ele, as negociações sobre o ponto são feitas historicamente ao final da mobilização (em não havendo necessidade de intervenção antes disso, como acontece na Bahia e no Rio de Janeiro, casos que estão sendo acompanhados pelos advogados dos sindicatos de base locais e também observados pelos demais). Essa é a orientação inicial para que não se provoque precedentes que sejam prejudiciais aos servidores. Ele ratificou que a Assessoria segue acompanhando a mobilização, uma das maiores já feitas pela categoria, se não a maior, desde o início de sua organização em sindicatos de base e federação.

Para subsidiar qualquer possível ação jurídica, o Sintrajufe continua orientando a todos a assinarem o ponto alternativo da greve (folha de frequência fornecida pelo Sindicato e pelo Comando de Greve) nas concentrações nos locais de trabalho.

Pin It

afju fja fndc