fbpx

Em assembleia geral estadual, categoria no Rio Grande do Sul decide manter greve pela derrubada do veto ao PLC 28/2015

Sintrajufe/RS 

 

Após 73 dias de greve, os servidores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul lotaram a entrada das varas trabalhistas para mais uma assembleia geral estadual e decidiram: a greve continua pela derrubada do veto ao PLC 28/2015.
 
A assembleia começou com informes da direção do Sintrajufe/RS sobre a situação do veto 26, referente ao PLC 28/2015. Com o cancelamento da sessão do Congresso inicialmente marcada para quarta-feira, 19, a categoria conquistou um importante avanço: a próxima sessão, segundo o regimento, deverá ser marcada para a próxima terça-feira, agora com a inclusão obrigatória do veto 26 na pauta. A partir desta sexta-feira, 21, o veto 26 passa a trancar a pauta, já que ?foi extrapolado o prazo de 30 dias a partir de sua publicação para apreciação no Congresso. Foi ainda apresentado informe sobre as deliberações do Comando Nacional de Greve, reunido na quarta-feira, que orientou a categoria a intensificar a greve. A seguir, diversos colegas que participaram da caravana a Brasília trouxeram relatos sobre a mobilização na capital federal, destacando a importância do grande ato, que reuniu cerca de 15 mil servidores, e a necessidade de ampliar a pressão sobre os parlamentares.

Necessidade de ampliar pressão
 
As primeiras falas foram apresentadas por integrantes do Comando Estadual de Greve. Os colegas Rafael Scherer e Leandro Costa, representantes da JT de Porto Alegre no Comando, informaram que a orientação é a manutenção e fortalecimento da greve, buscando construir mais um grande ato nacional na próxima semana. Também destacaram a necessidade de esclarecer os parlamentares que a categoria não tem acordo com o novo projeto apresentado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski (PL 2.648/15).

Em seguida, pela direção do sindicato, os diretores Cristiano Moreira e Paulinho Oliveira fizeram uso da palavra. Cristiano destacou que, mesmo depois de mais de 70 dias de greve, a categoria segue dando exemplo de como enfrentar o ajuste fiscal, dando demonstrações diárias da força dos servidores. Foi citado o caso da Justiça Federal de Santana do Livramento, onde três servidores foram nominalmente chamados de volta ao serviço e, além de recusarem, colocaram suas FCs à disposição: "A força da categoria está fazendo tremer o governo e a cúpula do Judiciário", afirmou o diretor. Depois, Paulinho lembrou que a luta por reposição salarial não começou agora, já tendo passado por diversas greves, atos, passeatas e paralisações. Mesmo assim, destacou, o STF, proponente do PLC 28/2015, apresentou outro projeto sem consultar os servidores. "Nós temos o dever moral, o compromisso com a nossa história de lutar para derrubar esse veto", disse. 
Nas falas abertas à categoria, os colegas destacaram a necessidade de fortalecer a greve e, em especial, ampliar a pressão em Brasília. Foi sublinhada a coragem e o esforço dos milhares de servidores que se mobilizaram na capital federal nesta semana, e por diversas vezes falou-se em orgulho de pertencer a uma categoria com tamanha capacidade de mobilização. Foi lembrado também que em nenhum momento os servidores foram consultados sobre o novo projeto apresentado pelo STF. Não foram poupadas críticas ao Supremo e ao governo, e reiteradamente foi exposta a avaliação de que a pressão está se fazendo sentir, como demonstra o cancelamento da sessão do Congresso Nacional inicialmente marcada para a quarta-feira. 

Caravana a Brasília: Sintrajufe/RS abre conta para campanha de reforço financeiro para ampliar presença da categoria


Serão enviados a Brasília pelo menos 30 colegas do Rio Grande do Sul. Poderão ser enviados ainda mais colegas, de acordo com as contribuições que o sindicato vier a receber através de uma conta corrente aberta para esse fim, seguindo orientação do Comando Nacional de Greve da Fenajufe. O Comando Estadual de Greve ainda aprovou calendário com apagão de três dias: segunda, terça e quarta-feira, de 24 a 26 de agosto, conforme orientação do Comando Nacional.
 

Encaminhamentos 

Ao final das falas, a continuidade da greve foi aprovada por unanimidade e aos gritos de "lutar! Lutar! Pro veto derrubar!" e "não tem história, é greve até a vitória!". 

A assembleia também aprovou novo Apagão do Judiciário nas próximas segunda, terça e quarta-feira (24, 25 e 26 de agosto), com mutirões de convencimento diários e assembleias de base na quarta-feira. Nova assembleia geral estadual ocorre na quinta-feira, 27, às 14h30min, na Justiça Federal de Porto Alegre. Também foi aprovada a realização de um abaixo-assinado virtual de rejeição ao novo PL encaminhado pelo STF, e a pressão sobre os tribunais por manifestações públicas em defesa da derrubada do veto ao PLC 28/2015. Por fim, a assembleia aprovou autorização para que o sindicato ingresse com ação judicial para a derrubada da portaria que ataca o direito de greve dos servidores da JF de Santana do Livramento, caso não ocorra um entendimento com a Direção do Foro (até o fechamento desta matéria, o Sintrajufe/RS buscava reunião com a Direção do Foro da Seção Judiciária).
 
Antes do encerramento da assembleia, foi informado ainda que a reunião para apreciação das contas do sindicato, convocada pelo Conselho Fiscal para a sexta-feira, está adiada, ainda sem nova data confirmada. 

A assembleia encerrou-se com muita empolgação e com a certeza de que a força da categoria é capaz de fazer frente aos obstáculos no caminho da conquista da reposição salarial.  

Por Alexandre Haubrich; fotos: Alexandre Haubrich e Rosane Vargas
Pin It

afju fja fndc