fbpx

Assembleia Geral: categoria no Maranhão mantém greve, apagões e caravana a Brasília na próxima semana

Sintrajufe/MA

 

Muito positiva a avaliação que pode ser feita da Assembleia Geral dos servidores do Judiciário Federal, realizada nesta quinta-feira, 20, no Auditório da Justiça Federal. Um grande número de servidores esteve presente, e avaliou de forma igualmente positiva a luta empreendida até aqui em defesa da derrubada do veto 26 (ao PLC 28, da recomposição salarial), tanto na estratégia de buscar de forma incisiva o apoio parlamentar para esse objetivo, quanto nas críticas direcionadas ao ministro presidente do Supremo Tribunal Federal que, na avaliação da categoria, comporta-se mais como articulador político do Governo que no papel institucional de presidente de Poder.

Os servidores rebateram as acusações de pressão desmedida, já que lutam com o apoio que o Governo recebe do presidente do Judiciário, que atende ao Executivo e sacrifica institucionalmente o próprio poder que preside, e afirmam que não se dobrarão ante as ameaças corporativas e midiáticas em favor da manutenção de um veto que, na sua exposição de motivos, mostra-se completamente insustentável. Assim, eles exigem respeito ao Poder Judiciário e aos seus servidores, e declararam que não permitirão que tentem usurpar a dignidade do Poder em que trabalham. Também afirmaram que cabe ao Congresso Nacional nesse momento derrubar o veto e assim a atender uma demanda que é da própria sociedade, afirmando a independência e o fortalecimento do Poder Judiciário, abalados pela ação política do ministro Lewandowski.

IDA À BRASÍLIA 

Os servidores já estão em campanha para levar uma grande e representativa caravana a Brasília, com trabalhadores tanto de São Luís quanto de outras regiões do Estado. As doações para essa empreitada chegam de todo o lugar. Somente na Eleitoral, mais de sete mil reais já foram arrecadados para a ação, além das contribuições de outros órgãos e aquelas que estão sendo depositadas na conta de Acrísio Mota, do Comando Estadual de Greve, responsável por centralizar as doações que permitirão o envio da maior caravana do Maranhão a uma atividade da categoria em Brasília. Até o momento da Assembleia, 18 pessoas já tinham se comprometido a ir. Após a ela, chegou a informação de mais 18 servidores da Justiça Eleitoral que também estarão na empreitada. Quem quiser ir, tanto de São Luís quanto do interior (de onde também chegam doações), deve procurar os seguintes servidores, em cada órgão, como segue:

Justiça Federal: Adriano, Simei e Ângela;

Eleitoral: Fabiana

Trabalhista: Danilo e Adriana.

Até o meio-dia desta sexta-feira deve ser fechada a lista daqueles que irão a Brasília. Os servidores responsáveis por coletar os nomes daqueles que querem ir podem ser alcançados nos grupos de WhatsApp do Sindicato e da Greve, ou ainda pode-se entrar em contato com a Comunicação do Sintraufe (98 98899 0824), que repassará os contatos.

SERVIDORES APROVAM ORIENTAÇÕES DO COMANDO NACIONAL DE GREVE E REALIZAM APAGÃO TOTAL NOVAMENTE NA PRÓXIMA SEMANA! 

Para a próxima semana, nova rodada de APAGÕES TOTAIS, sem deixar nada funcionando nos órgãos, será feita pelos grevistas. Nada deve funcionar na segunda, terça e na quarta-feira, a exemplo do que aconteceu esta semana.

Para Sylvio Brito, a realização dos apagões é de fundamental importância neste momento. "Há a necessidade de garantir a força de quem for para Brasília parando completamente e assegurando os apagões da semana que vem", analisou.

Assim, foi referendada a indicação do Comando Nacional de Greve, que orientava a manutenção dessa atividade. Acrísio Mota reforçou que, a exemplo desta semana, os apagões devem contar, para garantir sua efetivação, "com piquetes de convencimento nas portarias, com abordagem aos que estiverem chegando para convencer a ficar lá fora, na concentração", juntamente com quem já está participando das atividades.

MANTER PRESSÃO NAS REDES, NOS ATOS, E NO ENVIO DE MENSAGENS 

Lourdes Coimbra, do TRE, lembrou a necessidade de se manter o envio de mensagens aos parlamentares, agradecendo o apoio até aqui e solicitando que façam justiça ao Judiciário. Uma forma de se assegurar essa ação é através do envio de e-mails, que podem ser acessados nos links a seguir:

ENVIO DE MENSAGEM AOS SENADORES: CLIQUE AQUI

MENSAGEM AOS DEPUTADOS: AQUI

Ela solicitou também que se acesse o blog Amigos do Judiciário para  acompanhar os apoios que a categoria vem efetivamente recebendo. Para acessar o blog, clique AQUI.

CONCENTRAÇÕES MANTIDAS NESTA SEXTA-FEIRA!

Por fim, ficaram mantidas as concentrações por local de trabalho para este último dia de expediente da semana:

na JUSTIÇA TRABALHISTA,  a concentração será a partir das 9h, conjuntamente (TRT e Fórum), no Fórum Astolfo Serra;

na JUSTIÇA FEDERAL AREINHA, a partir das 10h;

na JUSTIÇA FEDERAL CALHAU, às 11h, e;

no TRE/MA, às 13h, hora do início do expediente no Tribunal.

Nesse momento, que os servidores consideram próximo à reta final da luta, é necessário manter a unidade, a disposição para a luta, que aumenta justamente em função da unidade dos trabalhadores, e acompanhar - mas não ceder a elas - as investidas dos algozes da categoria, que tentam dissuadir parlamentares de corrigir uma injustiça, muitos deles dentro do próprio Judiciário, como revela o comportamento do ministro Lewandowski, que faz de tudo para evitar a análise do veto e fazer passar um projeto sabidamente prejudicial e sem apoio da categoria: a nova estratégia é faltar frontalmente com a verdade, dizendo que sua proposta rebaixada conta com apoio dos servidores e que ele está sendo perseguido, mas uma mentira não sustenta a outra: se o projeto "alternativo" conta com apoio, por que a luta tão incansável dos trabalhadores para denunciar uma proposta que julgam indecente? Para resistir a essas pressões, a manutenção da luta da forma que está sendo travada, com determinação, parece ser o caminho, como aponta o servidor Mauro Abdala: "Ele é um. Nós somos 120 mil lutando de forma transparente".

Pin It

afju fja fndc