fbpx

Categoria se revolta com proposta do STF. Servidores do Judiciário Federal de Alagoas avaliarão proposta no TRT nesta quinta

SINDIJUS/AL

 

A reação dos servidores grevistas do Judiciário Federal foi de revolta com a proposta do Supremo Tribunal Federal que rebaixa o PLC 28/2015, tira direito dos trabalhadores e prevê oito parcelas semestrais a partir de janeiro de 2016.

O comando de greve de Alagoas decidiu levar a proposta para avaliação e votação da categoria, nesta quinta-feira (13), no prédio das Varas do Trabalho, a partir das 9 horas, por entender que os servidores do ramo trabalhista serão os mais prejudicados com o rebaixamento da proposta. 

O STF propõe 12% de reajuste no vencimento-base para os servidores da Justiça Eleitoral e da Justiça Federal, aumento do percentual de 90% para 140% da GAJ, percentual de 5% de AQ para o técnicos judiciário com nível superior e reajuste integral, a partir de 2016, de 25% na CJs de nível 2 a 4 e 16% na CJ nível 1. A nova proposta está aquém do PLC 28/2015 que recompõe as perdas financeiras de nove dos servidores do Judiciário Federal. 

Os servidores da Justiça do Trabalho, que conquistaram as diferenças salariais decorrentes de decisões judiciais dos 13,23% como reajuste geral, não serão contemplados com os 12%.  

De acordo com as informações, o STF utilizaria recursos equivalentes a 23,5% do valor da folha de pagamento do Judiciário Federal – cerca de dois pontos percentuais acima, portanto, do que o governo ofereceu ao conjunto do funcionalismo (21,3%). 

Os servidores deverão continuar com a luta pela derrubada do veto da presidente Dilma ao PLC 28/2015 e pela inclusão de recursos no Projeto de Lei Orçamentária.

Em todo o país, os trabalhadores do Judiciário Federal farão caravanas a Brasília, na próxima semana, pela derrubada do Veto 26, referente ao PLC 28.

Pin It

afju fja fndc